x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1

    Como saber se esta tracionando ?




    Buenas pessoal !!! Tudo bem ?
    Fim de semana passada dei uma atolada na areia da praia. A viatura ficou na seguinte posição:
    Traseira enterrada: Roda esquerda e direita.
    Dianteira: Roda direita enterrada:
    Roda esquerda não estava enterrada.
    Eu estava em 2ª reduzida com as rodas livres manuais AVM acionadas. Quando acelerava, a roda dianteira direita (que estava enterrada) girava e lançava areia para todo o lado. Já a roda dianteira esquerda (que não estava enterrada) nem se mexia.
    Perguntas:
    - O diferencial numa situação como esta não deveria colocar a potência do motor na roda esquerda (que estava mais solta) ?
    Talvez, na verdade a roda que estava enterrada é que estava mais solta, enquanto a outra estivesse mais apoiada no solo embora não estivesse enterrada, seria isto ?
    Depois de desatolar a viatura, fui até um terreno arenoso, puxei o freio de mão, coloquei em 2ª reduzida e dei umas aceleradas fortes para ver se as rodas dianteiras patinavam comprovando estarem tracionadas. Mas não funcionou, o carro nem se mexia.
    - Como posso saber na pratica se o carro esta tracionando perfeitamente nas duas rodas dianteiras ?
    Aguardo as respostas dos ilustres e experientes colegas.
    Um baita abraço,
    Thum

  • #2
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    "Talvez, na verdade a roda que estava enterrada é que estava mais solta, enquanto a outra estivesse mais apoiada no solo embora não estivesse enterrada, seria isto ? "

    Isso, e com certeza a que tava enterrada estava mais embaixo em relação a outra, correto?

  • #3
    Certo, a roda que estava enterrada estava mais baixa em relação a outra !!!
    - Como posso saber na pratica se o carro esta tracionando perfeitamente nas duas rodas dianteiras ? Como faço o teste ?
    Abraço,
    Thum

  • #4
    Isso é o efeito diferencial em ação. A roda mais livre gira, a roda mais presa pára.

    O seu jipe está funcionando normalmente..........

    Abraços,

  • #5
    Valeu pessoal mas esqueçendo o exemplo anterior, digamos que um belo dia eu queira conferir se minha tração esta funcionando, antes de uma viagem onde certamente vou utilizá-la. O que faço ? Tenho que levar o carro em um mecânico para ver isso, ou existe algum teste prático que se possa fazer sem ter que erguer o carro em um elevacar ?
    Aguardo retorno,
    Um abraço,
    Thum

  • #6
    Não

  • #7
    Amigo Wallace poderia definir "não".
    Abraço,
    Thum

  • #8
    Você perguntou:
    "existe algum teste prático que se possa fazer sem ter que erguer o carro em um elevacar"
    Eu falei:
    "Não"

    Qual a duvida?

  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    tem sim...
    pegue um macaco jacaré e levante as duas rodas dianteiras.... trave as roda-livres, coloque em 4x4.. e peca alguem p/ lhe ajudar e COM A MAO tente girar as 2 rodas dianteiras no mesmo sentido simultaneamente..... se NAO girarem é pq o sistema de tracao dianteiro está ENGATADO e funcionando...

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #10
    Mas ai levantou o carro e não recomendo fazer desta forma.
    Pode ser perigoso com o carro caindo sobre alguem.

  • #11
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    53
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0
    O teste é simples, rápido e caceteiro. Em um terreno de areia, ligue as rodas livres, acione a 4x4 reduzida, dê uma arrancada. Verá se as rodas dianteiras giram ou pelo seu lado ou pelas marcas no piso.

    PS teste de arrancada de piloto, não vá enfiar o pé no acelerador até o talo e tirar o pé da embreagme de vez.

  • #12
    Usuário Avatar de Ney
    Entrada
    23/09/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    50
    Posts
    53
    Agradecimentos: 0
    desculpe o sarro, mas ja testou o piloto

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade