Postado originalmente por
afs
Não é só isso. Tem outros fatores técnicos que podem fazer toda a diferença entre o GNV e o GLP
1) GNV é composto basicamente de metano + etano, GLP é butano + propano, que é mais energético. Por isso, por mol, (to preguiçoso pra explicar o que é um mol) o rendimento energético do GLP é maior, e por isso a perda de potência com o GLP é de 8% contra mais de 20% com o GNV
2) O GLP é armazenado a baixa pressão, o que EM TEORIA o tornaria mais seguro, mas não é bem assim. Em caso de colisão, é muito mais fácil perfurar um recipiente para GLP do que um para GNV, que por ter que suportar pressões muito maiores, é feito em liga de aço molibdênio. Pode tacar um tiro de 45 num cilindro de GNV que não fura. Eu já vi o teste.
3) Por ser facilmente liquefeito à pressões relativamente baixas, o volume do tanque para GLP é menor e mais leve do que um de GNV para a mesma autonomia.
4) como foi dito, o GNV é mais leve do que o ar e não acumula no ambiente. O GLP acumula e isto pode ser perigosíssimo.
5) Em certos países, a disponibilidade de GNV é maior do que GLP e vice-versa.
Resumindo, não é questão de um ser melhor ou pior do que o outro. É questão de disponibilidade, custo local, etc. A segurança dos dois tipos é alta. Se por um lado o GLP pode ser armazenado em recipentes sob pressão mais baixa, ele é mais pesado que o ar, e geralmente os tanques são menos resistente.