x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 45
  • #25
    Usuário
    Entrada
    07/02/2004
    Idade
    45
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0



    Para o helicoidal, com molas nas dimensões originais não há Rancho ou HDS nas medidas corretas e sem necessidade de adaptação.
    Claudio,

    1" faria a diferença para algum rancho ou hds servirem?
    Pois se for o caso posso colocar as molas traseiras do voyage na traseira do Samuka (li em algum ligar que elas sao 1" maiores)
    Dai só preciso achar uma alternativa de uma mola 1" maior pra colocar na dianteira...(ou na pior das hipoteses, mandar fazer...)

    Agora se 1" não adiantar em nada, vou partir pros amortecedores de kombi, chevy...

  • #26
    Pelo que sei o problema dos amortecedores dianteiros não é o tamanho, mas é que tem uma parte estrutural junto com o amortecedor.
    E como no caso dos Vitaras, onde só tem os originais e um Monroe muito especifico.
    Pelo tamanho e demais caracteristicas eu tenho HDS e ranchos, mas falta a parte estrutural.
    Ai nenhum serve.

  • #27
    Eu uso as molas do Voyage no meu Samuca tanto na dianteira quanto na traseira (do Samuca!) . Elas realmente são maiores, mas têm passo ligeiramente maior também, e a seção reta do fio é ligeiramente menor. Resumo: não chega a levantar uma polegada...

    Considerando que o curso original exigido ao amortecedor traseiro é 420/265 mm (aberto/fechado), o mais próximo disso são os HDS 9118 (dimensões 411/271mm) aonde você perde dimensão aberto (411 vs 420) e tem que trocar as buchas de fixação utilizando buchas iguais às originais. Os da Kombi (dimensões 391/252mm) são adequados para as molas originais. No meu Samuca, em que uso, como já disse, as molas do Voyage, uso os amortecedores traseiros da Pick-up Corsa (dimensões 439/275mm) caso em que tem-se que desprezar as buchas que vêm no amortecedor e também utilizar buchas iguais às originais.

    Na dianteira, conforme o Wallace observou, se não utilizar os amortecedores originais, será sempre necessário a adaptação da estrutura do suporte da mola.
    Bem, mesmo assim, considerando que o curso original é de 430/290mm, mesmo com as molas do Voyage, o amortecedor da traseiro da Chevy (466/284mm) vai muito bem. Uma outra opção para a dianteira (que é o que eu uso) é usar os amortecedores traseiros do Corsa (444/269mm) cuja haste não tem "capa", simplificando um pouco a adaptação. Nesse caso - uso dos amortecedores do Corsa - devo dizer que o "molejo" do carro fica bem parecido como quando usamos amortecedores originais, porém mais macio do que quando usamos amortecedores da Chevy, já que o peso em ordem de marcha do Corsa é ligeiramente superior ao do Samuca, mas bem inferior ao da Chevy.

    Resumindo: se você não PRECISA trocar molas, nem pretende pretende participar do Rock Crawling , não vai ganhar nada significativo trocando as molas originais pelas do Voyage, nem mesmo a possibilidade de usar amortecedores melhores.

    Se bem que, como eu disse antes, os amortecedores nacionais, na minha opinião são muito melhores que o originais do Samurai.

    []s,

  • #28
    Usuário
    Entrada
    07/02/2004
    Idade
    45
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Claudio, valeu pela receita pronta (que funciona) que voce usa em seu jipe!!!!
    Agora tenho mais umas duvida, onde voce arrumou dessas buchas iguais as originais pra adaptar?
    Como foi feito o suporte pra a mola? Foi soldado no proprio amortecedor? ou foi tipo um tubo por fora do amortecedor? enfim poderiam me explicar como foi? Se tiver uma foto pra me enviar seria perfeito!!

    Sem querer abusar da sua boa vontade.....

    Obrigado!!

  • #29
    Essas buchas são vendidas nas casas de peças e são similares às usadas nos Willys, Toyota etc. Vou tentar explicar melhor.
    Os parafusos usados na fixação dos amortecedores no Samurai são de 1/2". Os amortecedores da Kombi, Chevy etc vêm com borrachas e o tubo central com furo para parafusos de 10mm. Basta você comprar as borrachas e os tubos que têm furo de 1/2".
    Quanto ao suporte da mola, ele foi soldado no amortecedor, mas não corpo deste, como é no original. Foi soldado numa haste e esta no anel de fixação do amortecedor.
    Veja na foto.



    Se você ainda tiver dúvidas, fale-me e eu fotografo as peças individualmente.

    []s,

    em tempo: já vi uma adapção na dianteira do Samurai 97 em que foi utilizado um tubo. Não sei se a que eu vi é igual a que você viu e se referiu, mas a que vi não achei adequada, pois tanto a mola quanto o amortecedor no Samurai97, quando fixados na posição original, sofrem uma ligeira torção lateral durante o movimento da suspensão e, a adaptação que eu vi, com a utilização do tubo, era exatamente uma limitação à esta torção, fazendo com toda a força de torção fosse aplicada à fixação superior, o que não me parece adequado.

  • #30
    Usuário
    Entrada
    07/02/2004
    Idade
    45
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Claudio, entendi!!
    Mais uma coisa, a quantos cm fica esse prato a partir do parafuso de fixacao? Ou senao pode ser alguma outra referencia pra eu saber a altura que a mola tem que ficar...

    Agora tenho uma curiosidade, no seu Samuka quantos cm mais ou menos tem de espaco entre aquela borracha que fica na longarina e o eixo? Essa borracha é aquela que encosta no eixo quando a suspensao trabalha (acho que chama batente).
    No meu to achando o espaco muito pequeno, deve ter uns 1,5 cm acho que isso é devido as molas cansadas e ao peso do guincho, parachoque, bateria...

    Obrigado novamente,

  • #31
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Claudio
    Eu uso as molas do Voyage no meu Samuca tanto na dianteira quanto na traseira (do Samuca!)...
    Claudio, quais as molas do Voyage (dianteira ou traseira) você usa no seu Samuca?

    No momento o meu Samurai está na oficina trocando as molas: na frente eu coloquei as molas traseiras do Voyage com os amortecedores originais e atrás (do jipe!) está com os amortecedores da Kombi e não sei quais molas utilizar, seriam as molas dianteiras do Voyage?

    Eu li (não sei aonde) que na traseira (ops!) do Samuca com lift de 2" na suspensão pode usar as molas traseiras do Verona/Apollo com kit gás. Se eu usar as molas "normais" a viatura ficaria muito mole, já que aqui em Brasília não temos o GNV e portanto acredito que terei dificuldade em achar essa molas reforçadas?

    Por enquanto é só...

  • #32
    Usuário
    Entrada
    07/02/2004
    Idade
    45
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Ah Claudio, eu tinha visto a foto no escritorio, agora em casa, ela estah mais clara e entao pude enchergar o tal batente que eu tava falando e ali pelo que to vendo deve entrar no MINIMO uns 6 cms beeeem diferente do meu com os 1,5 cm a nao ser que seu carro esteja lavantado nao pelo eixo....confimra

    Obrigado!!

  • #33
    Jeanilson,

    Tanto na traseira quanto na dianteira (do jipe, é claro! ) EU uso as molas traseiras do Voyage. Um amigo daqui colocou as molas para o Verona/Gás e na minha opinião ficou muito bom, mas foi necessário cortar a mola para manter a altura próxima a original. Mas aqui vão duas opiniões muito pessoais: APENAS levantar o Samurai em 2" não é uma boa idéia. No máximo 1". E segundo: fazer um lift de suspensão não é apenas aumentar molas. Devem ser revistos todos os suportes, barras e braços da suspensão, além além dos cardãs, ângulos de diferencial etc.


    rwata,

    Aquele batente, com o carro no chão fica a uns 7cm do eixo. Na foto deve estar menos um pouquinho (a uns 5cm talvez...), pois quando tirei aquela foto, lembro que, para tentar compensar o fato de eu ser um péssimo fotógtafo, coloquei o macaco no eixo e levantei um pouquinho o eixo, pretendendo melhorar o ângulo da foto! Ou seja, ao contrário do que você imaginava.
    Mas com a roda no ar, o batente fica a aproximadamente uns 15cm do eixo. Que é aproximadatente o curso da suspensão!
    Se no seu carro está a 1,5cm, realmente você tem problemas. E os motivos você já sabe: peso, mola cansada etc... E como você carrega peso na frente, talvez realmente seja melhor o uso dos amortecedores da Chevy. Quanto às molas, se for possível fazer testes, monte as do Voyage. Se o seu maior problema forem as molas, tudo deve se resolver!

    Se eu puder ajudar mais, fiquem à vontade.

    []s,

  • #34
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Claudio,

    Caso eu tenha na frente do samura um guincho/suporte (+peso), vc aconselha trocar entao pelas molas do chevy?

    Elas tem a mesma altura da origi, sao mais altas/baixas, ou sao mais duras mesmo?


    valeu

  • #35
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Cláudio,

    Obrigado pela resposta mas só esclarecendo, eu já tinho feito o lift de suspensão já faz algum tempo conforme manda o figurino: colocando calços nas molas e nos amortecedores, aumentando os batentes da suspensão e trocando as rodas por outras de off-set negativo para compensar a altura ganha. A estabilidade do jipe ficou muito boa.

    Porém agora está sendo necessário a troca das molas porque as originas já estão cansadas, fazendo o jipe pender para um dos lados no plano.

    E o pior de tudo, acabei de ter a péssima notícia que os amortecedores dianteiros também precisam de ser trocados...

  • #36
    Não Dero!
    ´
    É muito amortecedor e mola mesmo... Dá confusão! É o seguinte...

    Lá em cima eu falei que tanto o amortecedor da chevy quanto o do corsa (traseiros) serviam na dianteira do samuca helicoidal, sendo que o do corsa oferecia uma comportamento dinâmico mais próximo do original. Havendo peso extra (guincho+parachoque etc etc) aconselho o uso do amortecedor da Chevy, exatamente por ser mais robusto e um pouco mais duro. Também nesse caso do peso extra, sugeri experimentar as molas do Voyage que são maiores, e podem evitar que a frente do carro arrie.


    Jeanilson,
    Quanto aos amortecedores eu acho fácil: Chevy. Quanto as molas, o melhor seria voce poder experimentar, ou seja montar e verificar se a altura e o curso ficaram adequados. Como você já usava calços nas molas, talvez as do Verona sirvam sem os calços e sem precisar cortar... Mas o adequado é realmente que você use (no jipe!) as molas para o Verona com kit Gás. Se você tiver dificuldade em comprar essas molas por aí, posso cotar aqui e depois enviar para você.

    []s,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade