Postado originalmente por
mauricio_silva
Olá!
Criei este tópico para relatar um defeito que minha viatura apresentou, compartilhando com os amigos o problema e a sua (aparente) solução.
Tenho, desde abril deste ano (2010), um Grand Vitara 1998 com motor 1,6 de 16V. Transmissão automática, bancos em couro, um bom substituto para o meu antigo Pajero. Rodei mais de 7.000 km desde a compra, fazendo a manutenção em dia, com trocas de fluídos e tudo mais que manda o figurino.
Há um mês, mais ou menos, o carro começou a apresentar um aumento na temperatura (pelo marcador do painel). Nada absurdo, apenas o ponteiro ficando mais a direita do que o usual. Vale dizer que, desde a compra deste GV, eu achava que o motor ficava muito quente (no "achômetro" ao chegar perto com a mão, por exemplo), com um certo cheiro de óleo (o que não me preocupou, pois o motor fora lavado, com borrifamento de óleo; isso feito pelo antigo proprietário).
Num passeio, que não chegava a ser uma trilha, o carro ferveu. E estourou uma mangueira de água (que fica na parte inferior do motor). Tudo isso de forma muito rápida. Minha conclusão: adeus junta do cabeçote!

Guinchado até o mecânico, vem o diagnóstico e a surpresa: o defeito estava no acoplamento viscoso da hélice do sistema de arrefecimento!

Segundo o mecânico, o radiador tinha sofrido uma "gambiarra", pois um furo fora vedado com cola de silicone.

E este "conserto" tinha obstruído uma parte significativa da área de circulação de água. Assim, o carro ficava sempre numa temperatura elevada, fazendo com que a ventoinha (que tem um acoplamento viscoso para funcionar) trabalhasse quase sem parar. Este esfoço extra acabou por danificar o acoplamento, diminuindo a eficiência do sistema de refrigeração. E quando eu trafeguei por um trecho de terra em baixa velocidade, o motor ferveu.
Segundo o mecânico, a junta do cabeçote não foi danificada (não a ponto de dar defeito, pelo menos...).
Nunca tinha visto este tipo de problema. Já aconteceu com alguém?
De qualquer forma, fica ai um alerta: se a ventoinha ficar trabalhando de forma contínua (não confundir com o movimento, pois ela gira sem carga ventilando muito pouco), vale uma olhadela no radiador. Mesmo que o marcador de temperatura do painel não acuse uma temperatura excessiva.
[]s.