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Hybrid View

  • #1
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    ABS na lama é problema?




    alguém ja teve problemas no freio com carros equipados com abs devido água ou lama?....... por favor gostaria de mais informações... obrigado.
    -triton hpe 2012; -CJ5 1962 turbo; -honda fourtax 4x4

  • #2
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    O problema que você se refere seria danos ao sistema provocados pela lama, ou a eficiência do sistema ABS nessas condições????

    Abraços.

  • #3
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    carazinho/RS
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    minha curiosidade é sobre possíveis danos no sistema (sensores, panes elétricas em geral)...obrigado.
    -triton hpe 2012; -CJ5 1962 turbo; -honda fourtax 4x4

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    O que posso te dizer é que o que fica exposto é somente o sistema de leitura que é bem simples, mas pode sofrer com o tempo e a falta de cuidado.

    Entre o sensor e a cremalheira tem um espaço de 1 a 2 mm e lama pode interpor a esse espaço e trazer consigo pedriscos e outros detritos danificando os componentes.

    Geralmente os sensores dianteiros ficam expostos instalados à junta homocinética.
    Dependendo do veículo, os trazeiros ficam dentro do diferencial, mais protegidos portanto.

    De resto, módulos e fiações tem o mesmo risco de danos que o da injeção eletrônica por exemplo.



    Agora, falando do sistema, em condições de Off Road, ABS só vai te dar sustos.

    Na lama pisar no freio é a mesma coisa que acelerar.
    No cascalho, idem.
    Em estradas de terra, conseguem parar o carro mas num espaço muito maior.
    Alguns carros equipados com ABS e de proposta Off road por exemplo nissan Pathfinder antiga, tinha um interruptor no painel para desligar o ABS nas situações necessárias.


    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
    Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?!

  • #6
    Usuário Avatar de negreira
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
    Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?!


    nos carros que não tem como desligar o ABS....
    é só adaptar um botão e ter um eletricista para fazer o serviço
    ....e pronto mata-se o ABS...
    quando sair da trilha ressucita o danado e seja feliz novamente....!!!!

    pois essa mistura de off road e ABS... não dá não....!!!!!!
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Dizem que dá para usar o ABS como "bloqueio". É só pisar de leve no freio com um pé enquanto acelera com o outro...
    Nunca experimentei (nem tive carro com ABS). Alguém disposto a tentar?!
    Olha, duvido que dê certo. Na verdade alguns veículos equipados com ABS têm um sistema de controle de tração que utiliza os sensores do ABS pra saber qual roda está virando mais rápido que a outra e sutilmente aciona o freio apenas dessa roda, transmitindo a força para o outro lado.

    Já nos veículos equipados com eixo rígino, a maioria deles tem o sensor no centro do eixo, no berço da coroa dentro do diferencial.
    Pegando o sinal daí, o negócio fica meio confuso pois mesmo se uma única roda estiver parada a outra pode continuar virando e portanto a coroa também. Tomo como base minha Dakota que tem esse sistema e não é muito efetivo, muito menos como bloqueio.....

    Mas tive um Vectra GSI e certa vez uma pessoa me disse para encostar o pé no freio quando fosse dar uma arrancada que diminuiria o problema de patinar apenas uma das rodas.

    Pra confessar, nunca consegui ver resultado satisfatório fazendo isso. O que patinava a menos eu não entendia se era pelo ABS estar distribuindo melhor a tração ou pela força que o freio estava roubando do motor.

    Agora voltando ao mundo 4x4, vejam que quando estamos com nossa tração acionada, aquela proporção de 70% no freio dianteiro e 30% no freio trazeiro se anula, pois devido a transmissão fica tudo 50%. Mais um contra para o ABS no off road, pois por alguma confusão no sistema você terá seu freio menos eficiente ainda.


    Já a idéia do interruptor para o ABS é brilhante, e farei o mesmo em meu carro em relação aos AIR BAGS.



    Abraços

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