x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1

    Motor demora para reduzir aceleração (Vitara)




    Olá Pessoal!

    Meu vitarinha já está há 2 dias no mecânico (cara bom) mas não acham qual o motivo dele ficar acelerado (entre 1500 à 2500 rpm) nas trocas de marchas ou quando se está freando até ele parar e a aceleração retornar ao normal (800rpm).

    No início imaginamos que fosse algo simples como um escape de ar no coletor ou coisa parecida, mas após tudo externo verificado ele está suspeitando em sujeira acumulada no sistema de alimentação (ou até o próprio coletor de admissão).

    Alguém já teve problema semelhante?
    O motor é o 1.6 8v do vit.97.

    Obrigado!

    Paulo

  • #2
    olha qndo aconteceu isso no meu foi bem simples,, mas é meio dificil de explicar... vou tentar.

    vai lá no cabo de aceleração, vc vai ver que ele fica apoiado em cima de uma borracha telescópio, que se espande ou contrai por vácuo, criado por uma mangueira ligada nela e ao motor. (entendeu? ou me compliquei muito?)

    Lá, onde essa mangueira liga-se ao motor, no meu caso estava intupido, só retirar a mangueira e com um limpador de fogão (aquela agulha q limpa tb bico de panela de pressão) dê uma cutucadas pra sair toda foligem que estiver obstrindo o buraco.

    No meu caso era isso, e foi tiro e queda,,, espero q no seu tb seja, pq sem dúvida é um concerto bem barato.. hehehe
    (com minha santa ignorância)

  • #3
    Valeu Igor!

    Já contatei meu mecânico e pedí para ele dar uma atenção especial pra essa tal mangueira do acelerador.

    Vou ficar na torcida de que seja isso mesmo.

    Obrigado,
    Paulo

  • #4
    Pode ser o famoso TPS...
    Tem uma explicação de como regular no meu site.

    Abracao,

  • #5
    Rafael,

    Por acaso esse TPS não é o "thottle opener"?

  • #6
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    53
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rafael_Reis
    Pode ser o famoso TPS...
    Tem uma explicação de como regular no meu site.

    Abracao,
    Poderia ser o TPS mas acredito na primeira hipótese acima. Obstrução do Vácuo do THROTTLER OPENER válvula de abertura da borboleta. Tem um diafragma que empurra a alavanca de aceleração quando o motor está desligado, quando o motor liga este diafragma se contrai por vácuo. Se não está expandindo quando acelera e contraindo quando não acelera o problema está no entupimento do tubo no coletor de admissão. Basta seguir o caminho que a mangueira VACUUM HOSE faz, passando por uma solenóide e da solenóide o duto no coletor de admissão. Se o coletor de admissão estiver desobstruído e ainda assim o diafragma não funciona, o problema está na solenóide com sujeira ou a mangueira ou o diafragma furado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -throttler_opener_151.jpg  

  • #7
    Verdade... so adicionei mais uma opção...
    Tambem acho q deve-se checar primeiro a mangueira de vácuao.

    Abração,

  • #8
    Fala Pessoal!

    Após quase 3 dias na oficina, os mecânicos tanto fuçaram que não acharam o problema. Ainda alertei eles sobre a tal mangueira, e eles falaram que trocaram tudo quanto é mangueira do sistema que aparentasse estar ressecada. E o problema continua.

    O interessante é que quando estou andando normalmente (por exempo à 2000 rpm) e piso na embreagem para mudança, o giro chega a subir para 2500 rpm, até eu soltar a embreagem (aplicar torque) e o motor voltar à rotação relativa à aquela velocidade. Além de que quando coloco em ponto morto e vou freando (parando num semáforo por exemplo) ele mantém a rotação alta até que o veículo pare totalmente e a mesma retorne aos 800 rpm de repouso.

    O mecânico me falou que esse "probleminha" não afeta em nada a segurança e muito menos a parte mecânica, mas eu suspeito que essa rotação elevada possa estar forçando o conjunto de sincronizados do câmbio ou até mesmo o sistema cardâ-diferencial, pois muitas vezes escuto um solavanco seco (backlash) em função do alto torque que essa aceleração está dando às trocas de marcha.

    Até o ano que vem ele vai tentar achar um coletor novo de vitara para substituir pelo original para verificar se o problema está na peça.

    Valeu!
    Paulo

  • #9
    O seu mecânico já achou o que ta causando problema não é? Ele só não conseguiu uma solução uma ainda. Não é isso?
    Se o mecânico ainda não achou o que está causado esse problema, é porque ta na hora de procurar outro.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Oi Walter,

    De fato esse foi o mesmo pensamento que me veio no momento, entretanto tenho que analisar outros fatores. Não é em qualquer esquina que se encontra um mecânico que não seja explorador, dê uma atenção especial para seu veículo e, acima de tudo, seja Honesto.

    Não que seja o melhor mecânico da região, mas depois de pesquisar muito, ele foi o que ofereceu o melhor serviço (em Sorocaba).

    Como todos falam, o Vitara é uma "mosca branca", e não existe mecânico especializado nele (oficial). O jeito é contar com a experiência do pessoal que tem o veículo, para ajudar no diagnóstico.

    Obrigado,
    Paulo

  • #11
    Vecê tá certo. Sei que não é fácil...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    53
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Fala Pessoal!

    Após quase 3 dias na oficina, os mecânicos tanto fuçaram que não acharam o problema. Ainda alertei eles sobre a tal mangueira, e eles falaram que trocaram tudo quanto é mangueira do sistema que aparentasse estar ressecada. E o problema continua.
    Paulo
    O entupimento não é na mangueira, veja bem o que escrevi. O entupimento geralmente é do tubo implantado no coletor, onde a manguiera encaixa. Se o carro é automático a aceleração realmente piora a situação.

    Verificou o funcionamento da borboleta como indiquei? se vc não for lá fazer vc tá fodido.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade