x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário Avatar de Nelmont França
    Entrada
    05/08/2009
    Local
    Monte Dourado/PA
    Agradecimentos: 0

Cool Tipos de óleo do motor

Srs Bom Dia,

Sempre que vou trocar o óleo do meu carro surge à dúvida... Todas as vezes que pergunto pra alguém a diferença entre os tipos de óleo (5W40, 20W40, W50, SAE40 e outros mais), me respondem uma coisa diferente.
    Portanto nunca sei na verdade qual seria e porque seria o óleo mais indicado para o motor do meu carro. Tem alguém no fórum que se disponibilizaria a dar as reais explicações?
    Obs: Tenho um GV 1.6, 16V à gasolina.

Usuário Avatar de luiztacco
    Entrada
    19/07/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Especificação de viscosidade - regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.

O número colocado antes da letra W (de winter, inverno em inglês) corresponde ao código da temperatura mínima que o óleo é capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o número que vem em seguida está relacionado à temperatura máxima em que pode ser usado. O número depois da letra W varia de 0 a 25. Quanto menor ele for, menor será a temperatura que ele suportará. O outro, fica entre 30 e 60, seguindo a mesma lógica: quanto maior ele for, maior será a temperatura a que ele irá resistir. Citando um exemplo: um óleo 0W30 vai lubrificar o motor com a mesma eficiência entre -60ºC e 300ºC (há uma tabela que indica a correspondência entre os números e a temperatura.

Já o nível de aditivos é medido pela norma API (American Petroleum Institute). Da seguinte forma: sempre depois da letra S existe uma outra letra correspondente à quantidade de aditivos. Quanto mais próxima da letra Z, maior será a quantidade de aditivos. Assim, um óleo API SJ terá mais aditivos do que um SE. Por isso é importante respeitar os códigos de óleo indicados pelo fabricante do carro, no manual do proprietário.
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

Nelmont é o que Luiztacco diz, sobre as especificações dos óleos, e tambem é bom sempre da uma olhada no manual do seu GV, lá te mostra as opções de óleo que o proprietário deve usar, mas se vc não tem o manual nós estamos aqui.
    todo motor internamente o seu mecanismo funcional são iguais, só difere em medidas de diametro dos pistões, numeros de valvulas, e existe os óleos de base mineral, os multiviscosos semi-sintético e sintéticos, que não perdem sua viscosidade tão rápido como os óleos minerais.

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Citação Postado originalmente por Nelmont França Ver Post
    Srs Bom Dia,

Sempre que vou trocar o óleo do meu carro surge à dúvida... Todas as vezes que pergunto pra alguém a diferença entre os tipos de óleo (5W40, 20W40, W50, SAE40 e outros mais), me respondem uma coisa diferente.
    Portanto nunca sei na verdade qual seria e porque seria o óleo mais indicado para o motor do meu carro. Tem alguém no fórum que se disponibilizaria a dar as reais explicações?
    Obs: Tenho um GV 1.6, 16V à gasolina.
    Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante para o motor do seu carro, e não caia no papo de frentista de posto de gasolina e ou de vendendor de loja de troca de óleo, que muitas vezes recomendam um óleo mais caro e vários aditivos que podem causar mais estragos que benefícios para o motor. Troque sempre o óleo dentro da quilometragem recomendada pelo manual do proprietário e troque sempre o filtro a cada troca de óleo, aproveite e verifique/troque também o filtro de ar.

[]´s

Boa noite a todos!
    Amigos, é fundamental seguir as recomendações do manual, uma vez que esse é feito por quem projetou o veículo. Lá já estão consideradas todas as seguranças necessárioas, isto é, não adianta trocar óleo antes da km recomendada que não faz diferença.
    E como o Ronaldo B. falou, esqueça papo de frentista.

abraços,
    Ricardo
    Feliz da vida...de Tracker!

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por luiztacco Ver Post
    Especificação de viscosidade - regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.

O número colocado antes da letra W (de winter, inverno em inglês) corresponde ao código da temperatura mínima que o óleo é capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o número que vem em seguida está relacionado à temperatura máxima em que pode ser usado. O número depois da letra W varia de 0 a 25. Quanto menor ele for, menor será a temperatura que ele suportará. O outro, fica entre 30 e 60, seguindo a mesma lógica: quanto maior ele for, maior será a temperatura a que ele irá resistir. Citando um exemplo: um óleo 0W30 vai lubrificar o motor com a mesma eficiência entre -60ºC e 300ºC (há uma tabela que indica a correspondência entre os números e a temperatura.

Já o nível de aditivos é medido pela norma API (American Petroleum Institute). Da seguinte forma: sempre depois da letra S existe uma outra letra correspondente à quantidade de aditivos. Quanto mais próxima da letra Z, maior será a quantidade de aditivos. Assim, um óleo API SJ terá mais aditivos do que um SE. Por isso é importante respeitar os códigos de óleo indicados pelo fabricante do carro, no manual do proprietário.
    nem mais e nem menos

Samurai 97
    Fortaleza-CE

Usuário Avatar de Nelmont França
    Entrada
    05/08/2009
    Local
    Monte Dourado/PA
    Como sempre se destaca a boa vontade da galera do fórum em esclarecer dez das dúvidas mais simples a dúvidas mais complexas...

Srs, muito obrigado pelas explicações!!!
    Abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem