x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Body-lift X Lift da Suspensão (p/ Samurai helicoidal)




    Senhores,

    Antes de discutir sobre o tema, gostaria de me apresentar e dizer qual o meu objetivo quanto ao uso da viatura.

    Sou de Belo Horizonte-MG, e comprei recentemente um Samurai ano 98, todo original, sendo o segundo dono do veículo. Antes disso tinha um Willys ano 76, tb muito bom, mas que me dava muitas dores de cabeça. Decidi vendê-lo quando ele quebrou no meio de uma trilha em Lavras Novas, tendo que rebocá-lo até Belo Horizonte e desembolsar R$600,00 de guincho.

    Enfim, esse novo jipe não é utilizado no dia-a-dia. Rodo pouco no asfalto, somente pequenas viagens pelas estradas de Minas em busca de novos visuais. Não curto trilhas Extreme, mas adoro lama e erosões.

    O caro, como disse está todo original. O antigo dono tinha cuidado em suas manutenção. Do que eu já verifiquei de importância e valor, foram substituídos os amortecedores há três meses por originais, embreagem, disco de freio e buchas dos panhard dianteiros originais. As traseiras são de PU e o serviço ficou "tosco". Vou substituir por nylon ou borracha com camisa de ferro. No mais estou querendo aos poucos tornar o carro mais agressivo e menos dependente de guincho.

    __________________________________________________ ___________

    Sobre o body-lift

    Na NET há alguns Kits vendidos com 10 calços de 2". Porem, para evitar trincas e torçoes na carroceria são necessários pelo menos 20 calços. Esses 10 pontos extras, que não são cobertos pelo KIT são calços de borracha que estão colados ao chassis (e somente a ele) e permitem mobilidade à carroceria, inibindo vibrações e permitindo apoio, melhorando a distribuição de peso e eliminando ruídos.



    Fonte: www.suzukioffroad.com.br


    Algumas pessoas utilizam sobre os calçs de borracha originais os calços de F1000. Outros fazem compostos de borracha de lona de pneu de caminhão prençadas.

    A RC4x4 fornece as buchas (10 calços de 2", parafusos, arruelas e manual) por R$240,00.

    Outros informam que o ideal é fazer calços de metal, pois do contrário a carroceria ficaria "sambando", o que aumentaria o risco de danificá-la.

    Das adaptações após o body-lift são necessários a principio, citadoas pelos usuários do Forum em ordem de importância:

    1. Alongar as alavancas do câmbio e transferência;
    2. Reparafusar o pára-choque dianteiro;
    3. Alongar a mangueira do bocal do tanque de gasolina;

    Das "dores de cabeça" após essas modificalções no carro não encontrei detalhes, somente usuários falando que não vale a pena! Ponto duvidoso. Suponho que uma complicação, seria o serviço mal feito não alterando os 20 pontos e levando a carroceria à torção excessiva e empenamento dos materiais. No mais, levantar o veículo eleva o centro de gravidade o pode provocar acidentes em curvas ou relevos acidentados.

    Gostaria de saber mais opniões sobre esse assunto, quanto preço total da mão de obra, material usado no lift, oficinas em BH que fazem esse serviço, etc.

    __________________________________________________ ___________

    Sobre o lift de 1,5" da suspensão

    São vendidos na NET e tb por alguns membros do forum o KIT de calços de PU, de 1,5" que são colocados para elevar a suspensão do carro. Os Kits não incluem novos amortecedores, que devem ser substituídos em relação aos originais para dar mais curso à suspensão.

    São vendidos em torno de R250,00.


    O lift é um kit composto com os seguintes componentes:

    1. Dois calços de poliuretano para as molas dianteiras como no desenho abaixo.
    2. Dois calços de poliuretano para as molas traseiras também mostrado no desenho abaixo.
    3. Duas "arruelas de lanterneiro" ou "de aba larga" de 12mm para reforço da torre do amortecedor dianteiro.
    4. Dois parafusos M12 por 90mm com porca "parloque" ou "auto-travantes" e arruela para fixação do calço da mola traseira.

    Há ainda a possibilidade de substituir as molas traseiras por molas de verona, ou de outros veículos e amortecedores dianteiros de Kombi. Na dianteira está o grande problema. Alguns colocam somente um calço de aço, e outros mandam fazer molas de tamanho personalizado. Muitos relatam insucesso com esse último método, entre elas, molas tortas, shimmy acentuado, tranco, etc.. Em relação ao amortecedor, nem se fala. A dificuldade é maior ainda. Houve um ato heróico de se colocar os amortecedores de Hillux SW, mas não vi mais detalhes. Outros rebaixam a fixação do amortecedor, mas isso não altera o curso.

    Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31". Não ví relatos a favor ou contra essa modificação. Tem um custo mais elevado que as demais citadas, mas parece resolver o problema de adaptação de novos amortecedores dianteiros. É ideal para quem quer chegar ao extremo com o carro e colocar pneus maiores, sem ter que modificar o conceito da suspensão e aproveitar o eixo do carro. Como desvantagem, tb já citado no FORUM, é a grande instabilidade do carro em asfalto (sem problemas para aqueles que o objetivo é off-road exclusivo), a possibilidade de quebra de semi-eixo quando ao uso de pneus grandes e redução da T-case.

    __________________________________________________ _________

    Gostaria de opnião de quem já fez uma ou outra modificação.

    Qual tem menor custo para quem quer colocar pneus um pouco maiores? Qual oferece menos problema? Menor dificuldade de instalação.

    Um abraço,
    Rafael Freitas


    4X4 Brasil Razão: erro de português

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por ddfreitas Ver Post
    Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31".


    Rafael Freitas

    promessa??? essas fotos comprovam algo??/ hihihihii

    T+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscf2675.jpg   -dscf2674.jpg   -suspa.jpg  
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #3
    Usuário Avatar de Guil
    Entrada
    06/03/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ddfreitas Ver Post

    Há Kits mais engenhosos, que elevam o carro mais de 10cm, com a promessa de aumentar o curso da suspensão e a possibilidade de colocar pneus 31". Não ví relatos a favor ou contra essa modificação. Tem um custo mais elevado que as demais citadas, mas parece resolver o problema de adaptação de novos amortecedores dianteiros. É ideal para quem quer chegar ao extremo com o carro e colocar pneus maiores, sem ter que modificar o conceito da suspensão e aproveitar o eixo do carro. Como desvantagem, tb já citado no FORUM, é a grande instabilidade do carro em asfalto (sem problemas para aqueles que o objetivo é off-road exclusivo), a possibilidade de quebra de semi-eixo quando ao uso de pneus grandes e redução da T-case.
    Na minha opinião é muito trabalho só pra, no máximo, poder usar pneus 31".
    Se ainda houvesse a possibilidade de substituir componentes dos eixos por outros mais reforçados, semi-eixos de chromoly e afins, talvez ainda valesse.

    Pra ter todo o trabalho de reconfigurar a suspensão de um Samurai helicoidal, ainda que vc use o kit do Fabil, eu partiria logo pra uma troca de eixos.

    Se a sua idéia é no máximo pneus 31", mantendo os eixos originais, talvez fosse interessante considerar a troca do seu 98 por um Samurai feixe de molas, já que não será um jipe pro dia a dia. Só na diferença de valor que vc conseguiria na troca já daria pra fazer as adaptações necessárias.

    Edit: Dê uma lida nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...%E3o+problemas

  • #4
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Rafael, na minha opinião o melhor para quem está começando a curtir o Samurai Helicoidal é colocar os calços de mola e pneus na faixa de 215/75 com desenho lameiro. Vai curtir bastante o carro e as trilhas, usará as rodas originais, será totalmente reversível e a relação de diferencial e tcase atenderá.

    Para rodar com pneus maiores que isso precisará além dos pneus maiores, novas rodas, body lift ou alteração na suspensão, X-Crawler para a tcase de corrente ou preferencialmente uma tcase por engrenagens equipada com X-Crawler. O custo vai subindo e a reversibilidade vai diminuindo.

    []'s
    Gustavo.

  • #5
    Concordo com o Guil.

    O Kit do Fabil é interessante, uma grande solução para pneus 31". Mas os custos são elevados demais para um eixo que aparentemente super-dimensionado para um Samuka original, não aguenta, com margem de segurança, o uso de pneus grandes e bloqueio de diferencial.

    Esse último está me fazendo falta. A única coisa que sindo falta do meu antigo Willys eram o blocante! Ohhh!

    Trocar eixo, colocaria de Trolhaaa! Mas antes disso trocaria o motor fraco do Samurai. Nisso já teria gasto dinheiro suficiente para comprar um Troller. Sem falar que tudo que se investe em um JIPE, o afastando do original é perdido. O preço de revenda é firmado em modelos originais. Posso dizer o mesmo do Willys. Em termos de mercado, um Willys todo original vale mais que um Willys com motor AP, suspensão de F1000, etc. É foda, mas é assim! Quando comprei meu Samuca, senti na pele. Tive a oportunidade de comprar um Samuca com X-crawler, lift, pneus maiores, etc. Mas resolvi comprar um todo original e fazer do meu jeito...

    Mas voltando o assunto, alguem sabe me informar quais são as desvantagens de um body-lift? Ele sai mais caro que o lift de suspensão? Até onde eu ví, o quanto menos se mexer na suspensão do Samuca, menor a possibilidade de você "fuder" o carro!

    Tenho pavor de Shimmy! (ex dono de Willys sabe o que está falando)

  • #6
    Usuário Avatar de marcelmarini
    Entrada
    16/03/2009
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    47
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0
    Rafael,

    Na minha opinião o body-lift afeta a estética da viatura, pois irá ficar um vão entre o parachoque e a carroceria.
    No meu caso estou estudando a opção de adaptar novos amortecedores para erguer o Samurai.
    Marcel Marini
    Samurai 98 MT

  • #7
    Amortecedores nao erguem viaturas.

  • #8
    Macel,

    Se for somente isso tá bom demais! O carro já é feio, num tem como piorar! hehehe!

    Brincadeiras a parte, sobre isso, já conversei com o dono da RC4x4, e ele me informou que é só trocar a furação do pára-choque dianteiro. O traseiro vai ser erguido junto com a carroceria pois ele é parafusado, em sua maioria nela.

    Minha preocupação é com problemas mecânicos, perda excessiva de estabilidade, rangidos, torção, etc. Alguém já teve algum problema com o body-lift de 2"?

  • #9
    Usuário Avatar de JecaTatu
    Entrada
    30/09/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    270
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelmarini Ver Post
    Na minha opinião o body-lift afeta a estética da viatura, pois irá ficar um vão entre o parachoque e a carroceria.

    Citação Postado originalmente por ddfreitas Ver Post
    Se for somente isso tá bom demais! O carro já é feio, num tem como piorar! hehehe!
    Nem vem que o meu é bonito pra KCT e tem BL de 2"!!! hehehehe

    Brincadeiras à parte, acho o Samurai com BL muito bonito. O meu está com pneus 235/75/15 e não pega em nada. Como não tem nem uma semana que tenho o samuca, fica difícil te dizer sobre algum problema. Por enquanto, não tive nenhum no dia a dia (média de 60 a 80km/h) e em uma trilha leve que fiz.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -samurai13.jpg  
    Camper 4X4, 6cc - 1992
    Tracker - 2008
    VW Sedan - 1960

  • #10
    Usuário Avatar de Guil
    Entrada
    06/03/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ddfreitas Ver Post
    Minha preocupação é com problemas mecânicos, perda excessiva de estabilidade, rangidos, torção, etc. Alguém já teve algum problema com o body-lift de 2"?
    Segundo o Fabil: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ria#post651782

    Citação Postado originalmente por Fabil
    desde que vc coloque calcos em TODOS os pontos de fixacao originais da carroceria, nao traz problemas...

    porem o problema é que todos os kit de body-lift que vendem por ae, só vem os calcos principais ( que sao so com parafusos dentro) mas se vc olhar a carroceiria ela tem mais um punhado de pontos de apoio com o chassi com pequenas buchas coladas.

    em samurais é certo, praticamento TODO samurai com BL "basico" a lata racha... em vitaras ( aqui em BH tem muitos com BL) nao é comum ver rachaduras..

  • #11
    Minha humilde opinião sobre o tema:

    Body lift - Se o objetivo for colocar pneus maiores esse é o caminho mais barato. Entretanto ele não mudará em nada a articulação da suspensão, o centro de gravidade não é alterado de forma significativa pelo uso do body lift e sim pelo uso de pneus maiores.

    Lift de Suspensão - Esse é o caminho para quem busca + performance no offroad além do que o veículo original é capaz de oferecer. A regrinha básica do offroad é manter os 4 pneus no solo com tração o maior tempo possível. E para isso é necessário mais articulação na suspensão, a forma de obter mais articulaçao depende muito do tipo de suspensão.

    A combinação Lift de Suspensão + Body Lift é muito bem vinda quando a suspensão articula bem, porém o pneu colide com a carroceria, por exemplo travando na caixa de roda.

  • #12
    Concordo com você. Lendo mais sobre o assunto vi que o centro de gravidade não altera significativamente com o Body-lift, já que as estruturas pesadas (chassi, motor e outras estruturas mecânicas) ficariam no mesmo nível do solo. O que não acontece com o lift de suspensão, que altera sim o centro de gravidade, somado ainda ao aumento do pneu.

    De qualquer forma, ambos têm vantagens e desvantagens. O lift de suspensão melhora o curso da suspensão (desde que se mude o armotecedor), mas altera o ângulo do caster, o que pode gerar problemas de shimmy e/ou "direção boba".

    O Kit do Fabil é uma boa solução para deixar o carro agressivo e com execelente curso, e poderia até dizer, eliminando a necessidade de bloqueio do diferencial, já que os pneus ficam em contato com o solo o tempo todo. Mas acho que altera demais as caracteristicas do veículo. Minha opnião é que o carro é bom demais do jeito que é, leve, boa relação de tração. Só necessita de pequenos ajustes. Dentre eles, a redução da T-case, a colocação de pneus, no máximo 235x75/15, os protetores de tanque e um guinhco de 6000lb. Com isso vc tem um carro que vai para qualquer lugar, não perdendo em nada dos Trolhas, e sem alterar tanto as caracteristicas originais do veículo.

    Agora, logicamente, para o uso extreme, não há limites. E o Samurai é de grande vantagem dos demais veículos. Ele possibilita, pela mecânica mais simples alterar praticamente qualquer coisa do veículo sem gastar muito.
    4X4 Brasil Razão: erro do pneu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade