x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/06/2008
    Idade
    41
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Jimny arrebentando correia




    Fala Galera! Saudações!
    Feliz Natal pra todos!

    Estou precisando de ajuda pra resolver um pequeno problema:

    Tenho um Jimny 2001. Um verdadeiro achado... cujo ar não funcionava quando comprei (em abril).

    Semana passada, nesse calor, resolvi arrumar o ar. Bastou consertar 2 mangueiras e dar uma carga de gás pra começar a dor de cabeça.

    Desde que arrumei o ar, a correia do alternador e bomba d'água já esfarelou 2 fezes e fiquei na mão... com um carro quente e sem bateria.

    Bom... algumas questões relevantes: Pelo número de série, meu mecânico falou que o condensador do ar foi adaptado de um fiat. Ficou show de bola... mas não é o original; e eu tô andando com o ar ligado direto por causa do calor... e pra testar a novidade.

    Uma grande dúvida que eu tenho é... pq é a correia do alternador e bomba d'água que arrebenda se a correia do compressor do ar (e bomba da direção) é independente dela?

    Já to ficando doido com isso... e o que é pior... perdendo a confiança no meu Possante. Parceirão de altas roubadas. (estamos desgastando nossa relação, rsrs)

    Alguém já passou por isso?
    Alguém tem alguma dica? Sabe me nortear numa solução?

    Help me, please!

    Abração,
    Felipe

  • #2
    Se correia está arrebentando, é porquê ou não existe um alinhamento correto entre as polias(alternador/bomba) ou existe alguma delas empenada.Dê uma olhada também com calma se o suporte do alternador está torto!

    Abs,Ricardo.

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    é isso ae... o Ricardo foi ao ponto certo..

    verifique o alinhamento da polia... vai ver seu jimny era um modelo SEM A/C de fabrica e colocaram depois, dai podem ter tb adaptado a polia..
    confira tb o esticador

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/06/2008
    Idade
    41
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Com calma, abri o capô hoje na luz do dia pra avaliar. E todo o compartimento está preto de borracha esfarelada.

    Eu realmente achei difícil que o grande vilão fosse o ar, já que as correias são independentes e a que arrebenta mais é a correia do alternador. Apesar da coincidência do problema ter começado depois que o colequei funcionando.

    Inicialmente eu achei que a correia pudesse estar trabalhando enforcada, já que ela canta igual carro de boi apertado quando ligo o carro e, quando o ar está ligado, também nas arrancadas. Mas da segunda vez que troquei me certifiquei que ela ficou na medida. Mas mesmo assim arrebentou.

    Alguém tem alguma dica sobre como conferir os alinhamentos das polias?
    É só no olhômetro ou tem algum procedimento bem específico/manual/guia?

    O que é que o ac pode ter a ver com o problema?

    Vlw!
    Felipe

  • #5
    Citação Postado originalmente por ricardo sabóia Ver Post
    Se correia está arrebentando, é porquê ou não existe um alinhamento correto entre as polias(alternador/bomba) ou existe alguma delas empenada.Dê uma olhada também com calma se o suporte do alternador está torto!

    Abs,Ricardo.
    é isso mesmo.

    acrescento outra coisa:
    as vezes o tensor não é original, aí fica alguns milímetros mais para fora ou para dentro: o suficiente para fazer a correia trabalhar "torta".

    mais uma:
    tire o tensor, o parafuso pode ter recebido muito aperto (se não me engano, para mexer no A/C tem que tirar a correia do alt.) e ter ficado torto. aí para estourar a correia é questão de tempo.

    procure peças originais, pois adaptação pode parecer ter ficado perfeito e com os altos giros do motor começa a aparecer os defeitos.
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #6
    Usuário Avatar de leodinossauro
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    372
    Agradecimentos: 0
    Fabiano,

    mesmo os modelos sem A/C de fábrica, como o que eu tinha, já vêm com a Polia original do A/C e outras "pré-disposições" para o ar-condicionado.

    Para mexer no ar do Jimny DOHC não tem que mexer em nada no alternador. É tudo independente. Cada um tem seu esticador, correia etc. A polia da bomba dágua/alternador é em cima e do ar/direção lá em baixo da frente do bloco.

    Provavelmente o cara que arrumou o ar aí arrancou tudo, montou novamente e teve algum erro de montagem. Sugiro pegar o manual de serviço do Jimny ( tem link dele pra todo lado no fórum ) e seguir à risca os valores de tensionamento e posicionamento de correias e esticadores. As correias a Goodyear tem todas. Use elas, são 100% compatíveis.

    Boa sorte


    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    é isso ae... o Ricardo foi ao ponto certo..

    verifique o alinhamento da polia... vai ver seu jimny era um modelo SEM A/C de fabrica e colocaram depois, dai podem ter tb adaptado a polia..
    confira tb o esticador

    T+

  • #7
    Usuário
    Entrada
    29/06/2008
    Idade
    41
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Depois de 3 dias de testes, descobriu-se que o compressor do ar está travando depois que esquenta com um certo tempo de uso (uns 60min). Aí o compressor trava, o que meche na marcha lenta do carro, força todo o sistema, arrebenta as correias, etc...

    (detalhe... realmente... parado no sinal depois de um tempo andando parece que o carro vai desligar de tanta potência que ele perde)

    Por incrível que pareça os alinhamentos estão certos.
    Pode ser isso mesmo?

    Falaram que é só trocar o compressor que resolve.
    Compressor tem conserto? Tem que trocar mesmo?
    Achei um de R$1300,00. Alguém tem mais barato?

    Desde já agradeço e... feliz 2009.

  • #8
    veja aqui no forum para ver se algum outro serve, mas sem gambiarras...
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    29/06/2008
    Idade
    41
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Ok, Pessoal... o problema persiste (desde antes do natal).

    Vamos lá...

    Falaram que o compressor estava esquentando (realmente estava) e troquei. Não resolveu. As polias estão devidamente alinhadas (dizem, né!?) e foram limpas uma por uma, todos os frisos. E o problema persiste. Aí falaram que a bateria estava fraca e pequena (uma delphi de 2004, 30A) o que estava fazendo o alternador trabalhar demais. Troquei por uma Heliar de 50A do New Civic. E o problema persiste.

    Detalhando o problema é o seguinte:

    Quando ligo o carro, o motor dá uma aceleradinha e vai caindo o giro. Quando ele chega nos 1000 rpm exatamente a correia do alternador começa a cantar. Aí ela continua por um bom tempo cantando na marcha lenta até parar. Acelerar enquanto ela está cantando é pior, aí que a coisa fede e ela grita de verdade. E não pára enquanto não paro de acelerar.

    Se o ar-condicionado estiver ligado, ela ainda canta na hora de usar o freio motor de maneira mais forte (ao entrar meio correndo numa curva fechada, por exemplo) ou quando não se reduz a marcha numa retomada.

    O friso que está "roendo" é o primeiro, o mais próximo do alternador. Os outros ficam bons.

    Detalhe interessante... se eu mantiver o carro acelerado quando eu o ligo por uns 4 ou 5 min, mais ou menos nos 2000 rpm, e arrancar com ele mais acelerado assim... a correia não canta nada. Tudo funciona perfeitamente até que o carro seja desligado.
    Aí, pra correia cantar novamente, o carro não precisa de esfriar demais não. Basta desligá-lo e ligá-lo em seguida.

    Tá parecendo carro a álcool, tendo que esquentar todo dia de manhã.

    Tá osso... alguém poderia me instruir pra eu mesmo conferir o alinhamento dessas polias? É com régua? Como é que se faz?

    Alguém tem mais alguma dica?

    Desde já agradeço a ajuda de todos,
    Felipe.

  • #10
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    ao começar a ler o seu relato,
    iria "chutar" no compressor do ar condicionado travando.....
    eis que lhe falaram que era isto

    o desalinhamento das polias tbm pode ser uma causa provavel.... mas não o unico...
    não se esqueça que pode ter mais algo travando....
    vai precisar procurar com minúscia,
    não me lembro ao certo, mas acho que seu motor tem 1 ou duas polias fixas que dependem unicamente de rolamento,não é?
    comece a checar por eles, e depois continue todo o trajeto da correia, até refazer o circuito...

    não tem erro, prestando atenção e checando corretamente se descobre rapidamente o problema

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    40
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    eu to com um problema também.. mas isso desde que comprei o carro. eu ligo de manha pra sair e tipo espero um pouco e a correia começa a cantar também...mas depois de um tempinho ela para e uso o carro normalmente. o lance mesmo é esperar uns segundos e ela para de cantar, as vezes canta andando e motor fica até meio xoxo, mas logo para e volta tudo ao normal.

    espero dar problema pra verificar isso?
    a direção hidráulica as vezes fica meio pesada e de manha( não sei se tem relação) dá uma travada quando viro o volante.. como eu ando muito pouco com o carro só percebo isso de manha quando eu saio com o carro.

    a cantada da correia e quase sempre, mas a direção dar uma travada nao é sempre nao mas já aconteceu algumas vezes....

    alguem tem ideia do que pode ser?
    eu to querendo dar um revisão nos sistemas de direção pois nunca mexi nisso.
    4X4 Brasil

  • #12
    Putz, isso daí é que fode.
    N Faço idéia em como ajudar pq meu Jimny de agora nunca deu isso, mas meu samuka q eu tinha antes que era de correia dentada e não corrente como o Jimny, deu de rodar em falso. Resultado: Facada com o gasto de uma correia dentada original SUZUKI O retentor tinha furado e pingou óleo nela.
    4X4 Brasil Razão: Ups...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade