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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    29/06/2008
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    Exclamation Jimny arrebentando correia




    Fala Galera! Saudações!
    Feliz Natal pra todos!

    Estou precisando de ajuda pra resolver um pequeno problema:

    Tenho um Jimny 2001. Um verdadeiro achado... cujo ar não funcionava quando comprei (em abril).

    Semana passada, nesse calor, resolvi arrumar o ar. Bastou consertar 2 mangueiras e dar uma carga de gás pra começar a dor de cabeça.

    Desde que arrumei o ar, a correia do alternador e bomba d'água já esfarelou 2 fezes e fiquei na mão... com um carro quente e sem bateria.

    Bom... algumas questões relevantes: Pelo número de série, meu mecânico falou que o condensador do ar foi adaptado de um fiat. Ficou show de bola... mas não é o original; e eu tô andando com o ar ligado direto por causa do calor... e pra testar a novidade.

    Uma grande dúvida que eu tenho é... pq é a correia do alternador e bomba d'água que arrebenda se a correia do compressor do ar (e bomba da direção) é independente dela?

    Já to ficando doido com isso... e o que é pior... perdendo a confiança no meu Possante. Parceirão de altas roubadas. (estamos desgastando nossa relação, rsrs)

    Alguém já passou por isso?
    Alguém tem alguma dica? Sabe me nortear numa solução?

    Help me, please!

    Abração,
    Felipe

  • #2
    Se correia está arrebentando, é porquê ou não existe um alinhamento correto entre as polias(alternador/bomba) ou existe alguma delas empenada.Dê uma olhada também com calma se o suporte do alternador está torto!

    Abs,Ricardo.

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
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    é isso ae... o Ricardo foi ao ponto certo..

    verifique o alinhamento da polia... vai ver seu jimny era um modelo SEM A/C de fabrica e colocaram depois, dai podem ter tb adaptado a polia..
    confira tb o esticador

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #4
    Usuário Avatar de leodinossauro
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    Fabiano,

    mesmo os modelos sem A/C de fábrica, como o que eu tinha, já vêm com a Polia original do A/C e outras "pré-disposições" para o ar-condicionado.

    Para mexer no ar do Jimny DOHC não tem que mexer em nada no alternador. É tudo independente. Cada um tem seu esticador, correia etc. A polia da bomba dágua/alternador é em cima e do ar/direção lá em baixo da frente do bloco.

    Provavelmente o cara que arrumou o ar aí arrancou tudo, montou novamente e teve algum erro de montagem. Sugiro pegar o manual de serviço do Jimny ( tem link dele pra todo lado no fórum ) e seguir à risca os valores de tensionamento e posicionamento de correias e esticadores. As correias a Goodyear tem todas. Use elas, são 100% compatíveis.

    Boa sorte


    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    é isso ae... o Ricardo foi ao ponto certo..

    verifique o alinhamento da polia... vai ver seu jimny era um modelo SEM A/C de fabrica e colocaram depois, dai podem ter tb adaptado a polia..
    confira tb o esticador

    T+

  • #5
    Usuário
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    29/06/2008
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    Pessoal,

    Depois de 3 dias de testes, descobriu-se que o compressor do ar está travando depois que esquenta com um certo tempo de uso (uns 60min). Aí o compressor trava, o que meche na marcha lenta do carro, força todo o sistema, arrebenta as correias, etc...

    (detalhe... realmente... parado no sinal depois de um tempo andando parece que o carro vai desligar de tanta potência que ele perde)

    Por incrível que pareça os alinhamentos estão certos.
    Pode ser isso mesmo?

    Falaram que é só trocar o compressor que resolve.
    Compressor tem conserto? Tem que trocar mesmo?
    Achei um de R$1300,00. Alguém tem mais barato?

    Desde já agradeço e... feliz 2009.

  • #6
    veja aqui no forum para ver se algum outro serve, mas sem gambiarras...
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #7
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    29/06/2008
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    Com calma, abri o capô hoje na luz do dia pra avaliar. E todo o compartimento está preto de borracha esfarelada.

    Eu realmente achei difícil que o grande vilão fosse o ar, já que as correias são independentes e a que arrebenta mais é a correia do alternador. Apesar da coincidência do problema ter começado depois que o colequei funcionando.

    Inicialmente eu achei que a correia pudesse estar trabalhando enforcada, já que ela canta igual carro de boi apertado quando ligo o carro e, quando o ar está ligado, também nas arrancadas. Mas da segunda vez que troquei me certifiquei que ela ficou na medida. Mas mesmo assim arrebentou.

    Alguém tem alguma dica sobre como conferir os alinhamentos das polias?
    É só no olhômetro ou tem algum procedimento bem específico/manual/guia?

    O que é que o ac pode ter a ver com o problema?

    Vlw!
    Felipe

  • #8
    Citação Postado originalmente por ricardo sabóia Ver Post
    Se correia está arrebentando, é porquê ou não existe um alinhamento correto entre as polias(alternador/bomba) ou existe alguma delas empenada.Dê uma olhada também com calma se o suporte do alternador está torto!

    Abs,Ricardo.
    é isso mesmo.

    acrescento outra coisa:
    as vezes o tensor não é original, aí fica alguns milímetros mais para fora ou para dentro: o suficiente para fazer a correia trabalhar "torta".

    mais uma:
    tire o tensor, o parafuso pode ter recebido muito aperto (se não me engano, para mexer no A/C tem que tirar a correia do alt.) e ter ficado torto. aí para estourar a correia é questão de tempo.

    procure peças originais, pois adaptação pode parecer ter ficado perfeito e com os altos giros do motor começa a aparecer os defeitos.
    Toyota Japa
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  • #9
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    Meu caso foi resolvido

    Citação Postado originalmente por felipedram Ver Post
    Fala Galera! Saudações!
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    Estou precisando de ajuda pra resolver um pequeno problema:

    Tenho um Jimny 2001. Um verdadeiro achado... cujo ar não funcionava quando comprei (em abril).

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    Desde que arrumei o ar, a correia do alternador e bomba d'água já esfarelou 2 fezes e fiquei na mão... com um carro quente e sem bateria.

    Bom... algumas questões relevantes: Pelo número de série, meu mecânico falou que o condensador do ar foi adaptado de um fiat. Ficou show de bola... mas não é o original; e eu tô andando com o ar ligado direto por causa do calor... e pra testar a novidade.

    Uma grande dúvida que eu tenho é... pq é a correia do alternador e bomba d'água que arrebenda se a correia do compressor do ar (e bomba da direção) é independente dela?

    Já to ficando doido com isso... e o que é pior... perdendo a confiança no meu Possante. Parceirão de altas roubadas. (estamos desgastando nossa relação, rsrs)

    Alguém já passou por isso?
    Alguém tem alguma dica? Sabe me nortear numa solução?

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    Abração,
    Felipe
    Ola

    Passei por uma situação idêntica, e o motivo foi que durante uma revisão do alternador ainda com o antigo proprietário, o eletricista perdeu a polia original e caladinho colocou uma praticamente igual, porém de outro veículo.
    O meu eletricista que depois de bater muita cabeça, pegou o alternador de outro carro e comparou as polias e acabou descobrindo que o angulo da cava interna da polia era diferente e em altas rotações e calor acabava desfiando a correia. Foi só comprar uma polia original e o problema acabou. Veja se não seria o seu caso.

  • #10
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    são luis/MA
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    Smile problema arrebenta correia jimny

    O problema e bem simples! as polias onde passam as correias ficam afiadas com o tempo de uso e facilita o corte. Com o tempo vc terá que trocar todas! Se não falha a memoria são 05 ao total onde passa as 02 correias. peça para seu mecânico observar se estão afiadas e troque todas. depois coloque a correia e as polias originais, pois do paralelo da problema.
    4X4 Brasil

  • #11
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    02/10/2019
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    Fortaleza/CE
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    Meu Jimmy é 2016 e agora começou a quebrar a correia do alternador. Terceira em um mês. Todas polias alinhadas, não tem nenhum rolamento travando ou piando. Realmente não tem explicação para o que estar ocorrendo. Tem 60 mil é o quarto Jimmy que possuo e nunca nenhum havia apresentado esse problema.

  • #12
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    24/04/2016
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    O meu é um 4sport 2018 e arrebentou uma dez correias também. O que melhorou foi passar uma escova de aço para retirar restos da tinta original da polias.

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