x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Inclinação

Usuário
    Entrada
    05/08/2008
    Agradecimentos: 0

Inclinação

Eu comprei o meu Suzuki Samurai graças às dicas do pessoal aqui do fórum. Meu objetivo não era fazer trilha, mas sim usá-lo para subir rampas, pois pratico vôo livre. Estou muito satisfeito com o carro, que tem me servido muito bem.
    Entretanto eu não possuo experiência em off-road e na semana passada acabei me encontrando em uma subida de rampa abandonada extremamente esburacada.
    O primeiro obstáculo em frente ao qual hesitei foi superado depois de inclinar muito (ao menos na minha concepção) o carro lateralmente perto de um barranco, o que me assustou um pouco. Mas logo em seguida desisti diante de outro mais acentuado.
    O problema é que não faço idéia da inclinação lateral que esse carro aceita. Sei que depende da localização do cg, mas mesmo que soubesse identificá-la, teoria seria de pouco valor para me dar confiança. Como não possuo horizonte artificial, não sei quanto o carro inclinou no primeiro obstáculo e, infelizmente, não tinha uma câmera à mão para registrar.
    Gostaria de algumas dicas de como lidar com a inclinação lateral. Quais os limites que devo respeitar? Existe algum macete para identificar esse limite com a carga que levamos em um determinado momento?
    Pensei em improvisar um medidor com bolha para ajudar, mas acho que não vou confiar na sua precisão.

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Jaja o pessoal responde ai o quanto de inclinação.. porem seria bom vc comprar um enclinometro.. na donatti vende..

www.donatti4x4.com.br

Abraços,

Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Agradecimento: 1
    As especificações que aparecem em vários sites na internet dão conta de que a inclinação lateral máxima suportada pelo samurai é de 47,5 graus, o que é bastante coisa. Lembre-se, no entanto, que esse ângulo varia dependendo das características de cada veículo (body lift, spoa, pneus maiores ou menores etc.).
    O máximo que já fui foi 35 graus aproximadamente, e tive a nítida impressão que ia tombar.
    Mas não tombou.

Thumbs up Fala, voador!

Só passei pra dar um abraço!
    Também tenho um samuca, e sou uma negação total pra off-road, logo não tenho uma resposta pra sua pergunta. Me baseio no efeito adrena. Comecei a adrenar, não vou. E como eu adreno muito fácil, já viu...
    Além do inclinômetro, acho que o lance é você aproveitar os fds sem vôo pra fazer uns passeios com a galera off-road da tua região. (Coisa que eu ainda não fiz). Com gente mais experiente perto, deve ficar mais fácil vencer o instinto e aprender os limites.

Abraço, bons vôos, ótimos pousos e agora, boas trilhas!

Portela, o seu caso pode ser agravado se você tiver carregando peso no teto da viatura. Como você pratica vôo Livre, imagino que carregue o equipamento no teto ,ai com este peso, seu centro de graviade alterará consideravelmente diminuindo muito o angulo de inclunação.

Usuário
    Entrada
    05/08/2008
    Valeu pelas dicas pessoal. Pode até ser que ele agüente 47,5, mas acho que não tenho coragem pra isso.
    Saber que você chegou à 35 já ajuda. Acho que não cheguei à isso no obstáculo pelo qual passei.
    Quanto à asa... é verdade que ela altera o cg, mas sempre tenho a opção de tirá-la se precisa enfrentar um obstáculo maior.

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Portella Ver Post
    Valeu pelas dicas pessoal. Pode até ser que ele agüente 47,5, mas acho que não tenho coragem pra isso.
    Saber que você chegou à 35 já ajuda. Acho que não cheguei à isso no obstáculo pelo qual passei.
    Quanto à asa... é verdade que ela altera o cg, mas sempre tenho a opção de tirá-la se precisa enfrentar um obstáculo maior.
    Portella,

Peso no teto do Samurai altera muito o equilíbrio dele.
    O melhor que vc faz é encontrar com os jipeiros aí do RJ e sair prás trilhas, vc vai se surpreender com o que um Samurai é capaz de fazer.
    Tenho o meu desde 2001 e continuo me surpreendendo até hoje!

Massss... A suspa dele é muito dura, e prá deitar um samurai basta coincidir uma inclinação razoável, um degrauzinho de nada e uma dose errada de acelerador. Se deixar o carro quicar inclinado vai mesmo!

Quanto ao inclinômetro, vc vai ficar olhando prá ele enquanto o jipe vai deitando? É preferível olhar pro piso.

[ ]'s

Citação Postado originalmente por enio chagas Ver Post
    ... Me baseio no efeito adrena. Comecei a adrenar, não vou. E como eu adreno muito fácil, já viu... ...
    Hehehe... e eu pensando que era o único a ter este tipo de comportamento... Fico feliz em saber que não estou sozinho, quando fico "paralisado" ao ver meu Niva inclinando...inclinando... (será que vai capotar? ).
    Mesmo assim, prefiro continuar "adrenando" (não confundir com adernando! ), deste modo o prejuízo é menor!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Tenho muito medo em tombar o meu jipe. Bom é tombar no jipe de outro!!!!

Feliz Natal Junior!!!!..........

Abraços,

Bill
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jipe-do-junior.jpg  

Citação Postado originalmente por billj Ver Post
    Tenho muito medo em tombar o meu jipe. Bom é tombar no jipe de outro!!!!

Feliz Natal Junior!!!!..........

Abraços,

Bill
    Graaande Bill, tudo bem por aí?

[ ]s, feliz 2009!

P.S.: não confundir towbar com tombar!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem