Eu comprei o meu Suzuki Samurai graças às dicas do pessoal aqui do fórum. Meu objetivo não era fazer trilha, mas sim usá-lo para subir rampas, pois pratico vôo livre. Estou muito satisfeito com o carro, que tem me servido muito bem.
Entretanto eu não possuo experiência em off-road e na semana passada acabei me encontrando em uma subida de rampa abandonada extremamente esburacada.
O primeiro obstáculo em frente ao qual hesitei foi superado depois de inclinar muito (ao menos na minha concepção) o carro lateralmente perto de um barranco, o que me assustou um pouco. Mas logo em seguida desisti diante de outro mais acentuado.
O problema é que não faço idéia da inclinação lateral que esse carro aceita. Sei que depende da localização do cg, mas mesmo que soubesse identificá-la, teoria seria de pouco valor para me dar confiança. Como não possuo horizonte artificial, não sei quanto o carro inclinou no primeiro obstáculo e, infelizmente, não tinha uma câmera à mão para registrar.
Gostaria de algumas dicas de como lidar com a inclinação lateral. Quais os limites que devo respeitar? Existe algum macete para identificar esse limite com a carga que levamos em um determinado momento?
Pensei em improvisar um medidor com bolha para ajudar, mas acho que não vou confiar na sua precisão.