x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário Avatar de junin
    Entrada
    16/06/2004
    Local
    Barbacena/MG
    Agradecimentos: 0

Mola Tras. + 2" Samurai

All,

Aumentei a suspenção (amortecedor) traseira do samuca em 2".

O que fazer nas molas para não dar batente?
    Molas maiores? Mais duras? Qual o limite para o calço superior?
    Li aqui no forum que se colocar molas mais duras perde-se em curso, é verdade?

Uso o carro só para trilhas....
    CJ5 1962, 6c, Cambio Chevete 5M, Susp. Toyota, Freio Disco, Pneu 33 Max Colossus.

Duster 4WD, Lift 2"

L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de junin
    Entrada
    16/06/2004
    Local
    Barbacena/MG
    e como!!!!
    CJ5 1962, 6c, Cambio Chevete 5M, Susp. Toyota, Freio Disco, Pneu 33 Max Colossus.

Duster 4WD, Lift 2"

Junin,

No Samuca 97 original, a dimensão mínima do amortecedor fechado deve ser de cerca de 265mmm.
    Verifique também a diferença entre o tamanho do novo amotecedor fechado e 265mm. Este deve ser o "lift" mínimo que vc deve fazer. Mas não se esqueça de também aumentar a altura do batente do eixo na mesma proporção, senão o novo amortecedor vai limitar o curso da suspensão.

[]s,

Usuário Avatar de junin
    Entrada
    16/06/2004
    Local
    Barbacena/MG
    Então acho que fiz besteira

O que fiz foi aumentei no amortecedor 2" e coloquei os calços da mola também de 2" ou seja o o curso do amortecedor fechado, passou de 265mm para 315mm e aberto de 420mm para 470mm.

Se o que fiz estiver errado, então eu viajei feio no forum....

O que quero fazer é ganhar mais curso "bem mais" sem gastar muito...

Uma duvida que me incomoda é: até quanto eu posso aumentar a relação amortecedor e molas?

Não sei se estou falando besteira más se estou... aaaa agora ja era

[]s enrolando subindo e descendo jipe...

Duster 4WD, Lift 2"

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Ae Junin..

coloca amortecedor de kombi da traseira do samurai e colocar molas traseiras de verona/apolo especiais p/ kit Gas ( mais duras).. vc terá um lift de 2pol se dar batentes...

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Cuidado com essas molas do Verona!
    Essas molas levantam, mas são macias demais pro Samurai, tem muito mais elos que a original e limitam muita a carga máxima no eixo traseiro. Duas pessoas no banco traseiro e bicho arria completamente.
    Tem gente que alem de colocar essas molas, colocam calços, e aí os elos das molas se encontram antes do eixo chegar aos batentes.
    A mesma coisa vale pra quem põe molas do Gol na suspensão dianteira. Nada funciona melhor que as molas originais!
    Façam com no link que enviei que aquilo já esta mais do que testado e os efeitos colaterais são mínimos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Não, Junin, o pessoal do forum tá certo! É que a ordem dos tratores altera, nesse caso, a produção, mas não o produto!
    De forma bem resumida é o seguinte: se você tivesse perguntado o que teria que fazer na suspensão APÓS o lift, uma das respostas seria trocar os amortecedores por maiores... Como você trocou os amortecedores por maiores, agora tem que fazer o lift!

Bueno, o que vc quer fazer é APENAS aumentar o curso da suspensão, certo? Lembre-se que nem sempre amortecedores maiores têm curso maior...
    Pois bem, ainda de FORMA SIMPLES, sem entrar nos méritos da geometria e dinâmica da suspensão do seu Samuca (e com a devida licença dos demais amigos do fórum ), para aumentar o curso da suspensão é só aumentar o CURSO do seu conjunto amortecedor/mola. Novamente: estou simplificando o assunto à questão amortecedor/mola, pois existem limites dinâmicos e geométricos individuais de cada projeto de suspensão!
    Veja que o curso do amortecedor original é de 155mm (i.e. 420-265), o mesmo dos amortecedores novos (470-315)!. Portanto, neste aspecto, você nada ganhou. E para tê-los funcionando bem, sem dar batente, você ainda tem que fazer o lift.
    Mas veja: se comprou amortecedores muito melhores que os osriginais, é lógico que vale a pena fazer o lift!!!!!

A receita do Fabil, funciona e já a tive no meu Samuca. Na minha opinião ficou macio demais (conforme disse o Walter) até por que essa mola, mesmo sendo maior, tem menos voltaspor polegada que a original! Mesmo nessa receita também é recomendável aumentar o batente em 20 mm (amortecedor traseiro da Kombi = 285/425 mm). Hoje, no meu Samuca, uso as molas Traseiras do Voyage, que tem quase o mesmo número de voltas por polegada que as originais e é apenas cerca de 1 polegada maior que a original. E, na minha opinião, ficou melhor.

Uma última sugestão: dá uma olhada no link abaixo. Nessa discussão, lá na página 2 o Billj é definitivo neste assunto de lift!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4276

[]s,

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    povo e Walter... vcs leram diereito o que eu escrevi?? eu disse molas traseiras de verona/apollo COM KIT GÁS.....
    Quanto as molas traseiras de Voyage, blz.. fica mais uma boa opcao...

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Fabil,

Não sei se as molas do Verona que tive no meu Samuca eram com ou sem kit gás!
    Mas, com disse antes: "A receita do Fabil, FUNCIONA e já a tive no meu Samuca.". Receita essa que copiei de outros tantos que a usam.
    Fiz diversas trilhas com elas, inclusive com 2 zequinhas e, nesse aspecto, nada tenho a reclamar. Como também uso o carro no asfalto, as do Voyage ME atendem melhor...
    Com os novos amortecedores o Junin vai ter mesmo que mudar as molas e/ou fazer o lift. Alterando, de qualquer forma, a originalidade do Samuca para melhor atendê-lo.

Em tempo: o projeto de melhor adaptção dos amortecedores dianteiros continua evoluindo...

[]s,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem