x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1

    Estabilidade do Jimny




    Srs.,

    há algum tempo comprei um jimny, que era do leodinossauro aqui da lista.

    o carro vai muito bem, exceto por um problema de ar condicionado que, por minha culpa, ainda não foi solucionado (né leo???).

    o problema é que a patroa tem tomado alguns sustos com o jipinho, devido, segundo ela, à instabilidade do bicho.

    confesso que tb acho o carro meio instável, pois só tive land rover e toyota bandeirante, longos.

    pergunto: o carro é mesmo instável? (os amortecedores, segundo o leo, eram novos).

    Há algo que possa ser feito para melhorar isso?

    antecipadamente, obrigado.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    40
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por caique Ver Post
    Srs.,

    há algum tempo comprei um jimny, que era do leodinossauro aqui da lista.

    o carro vai muito bem, exceto por um problema de ar condicionado que, por minha culpa, ainda não foi solucionado (né leo???).

    o problema é que a patroa tem tomado alguns sustos com o jipinho, devido, segundo ela, à instabilidade do bicho.

    confesso que tb acho o carro meio instável, pois só tive land rover e toyota bandeirante, longos.

    pergunto: o carro é mesmo instável? (os amortecedores, segundo o leo, eram novos).

    Há algo que possa ser feito para melhorar isso?

    antecipadamente, obrigado.

    eu não acho. mesmo levantado eu me sinto seguro pra fazer curva em qualquer velocidade. Foi só sustos que tomei em chuva pois o mud no asfalto molhado não segura, mas no quesito instabilidade não me incomoda.

    agora se tiver muitas ondulações nas curvas o carro dá um escapadinha de traseira que considero prazerosa.

    Creio que eu precise de novos amortecedores. talvez você também.

    mas minha namorada reclama que meu carro pula muito.

    abraço!

  • #3
    Usuário Avatar de Tiago & Jimny
    Entrada
    17/12/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    377
    Agradecimento: 1
    O meu pula muito, o que causa um desconforto(medo para alguns) em curvas, pois ele tende a balançar mesmo. Depois que vc acostumar vai ver que o Jimny entra com valentia nas curvas e vai ficar ate abusado rsrs....

    Claro que meus amortecedores são originais...
    O que pode ajudar a reduzir sua insegurança, se for o caso, é colocar rodas com o off-set maior, ficando com os pneus mais para "fora do carro" e baixar assim o centro de gravidade. Pode-se tbm colocar alargadores, mas estes não me agradam muito.

    Enfim. Meu pai sempre estranha no começo quando pega meu carro emprestado (ele pega poucas vezes), e olha que já faz 2 anos que o Jimny está em minha vida... Mas sempre acaba se acostumando depois... e é justamente aí que mora o perigo! huahuahuahuahau Fica querendo trocar cmg!
    Pajero Full 3D proteções+BF32"AT/BF33"MT+Lift2"OME
    ex Jimny 4Sport 2015 (Original), ex Toyota SW4 2002 (Iroman 3"), ex Jimny 2001 (Preparado)

  • #4
    Usuário Avatar de Tiago & Jimny
    Entrada
    17/12/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    377
    Agradecimento: 1
    Esqueci de falar, o meu está levantado 35 mm com troca de molas, mas continua uma beleza!
    Pajero Full 3D proteções+BF32"AT/BF33"MT+Lift2"OME
    ex Jimny 4Sport 2015 (Original), ex Toyota SW4 2002 (Iroman 3"), ex Jimny 2001 (Preparado)

  • #5
    Usuário Avatar de leodinossauro
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    372
    Agradecimentos: 0
    Caique, jipes curtos são assim mesmo. O Jimny ainda é considerável estável perto de outros com mesmo tamanho, vide uma 4 rodas de 1998. Se você andar em outros curtinhos também vai ver. O sustos acontecem sim, mas só é intenso em situações específicas: curvas com superfície irregular ou muito fechadas e molhadas. Daí só mesmo entrando devegar nelas ou evitando virar rápido o volante. Eu demorei acostumar. Inclusive dei uma escorregada de traseira uma vez na chuva, numa rua deserta, 1 mês após comprar o pequeno. Mas depois disso peguei a tocada e não tive mais problemas. Aliás, quando a chuva apertava mesmo, eu ligava a tração para prender mais ele no chão.

    Tente baixar um pouco a calibragem dos pneus traseiros para suavisar a primeira situação. O carro quicará menos. O normal é por volta de 22 na frente e 25 atrás, experimente usar uns 20 a 22 atrás.

    Os amortecedores são 10, não há como melhorar. O par original anterior, que já estava cansado e com um pequeno vazamento, fazia ele pular bem mais.
    4X4 Brasil

  • #6
    Levando-se em consideração o projeto do jimny(leve,entre-eixos curto,CG alto,etc,...),até que ele é estável.Na minha opinião bem mais que qualquer samurai e um pouco melhor que o vitarinha.Agora é o seguinte,na estrada acima de 100/110 Km/h,ele fica "passarinhando" mesmo em linha reta,então é bom tomar cuidado e não achar que está a bordo de um automóvel.O problema é que não há como ir contra às leis da física,então todo veículo com centro de gravidade alto (pick-up's,jipes,SUV's) nunca serão seguros com automóveis, e por mais que o motor empurre a 160Km/h,é imprudência andar nessa velocidade num veículo desses.

    Abs, Ricardo.

  • #7
    Usuário Avatar de Tiago & Jimny
    Entrada
    17/12/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    377
    Agradecimento: 1
    Leo, cuidado ao andar tracionado no asfalto!
    O Jimny tem diferencial central bloqueado(mas tbm não chega a 50%-50%) e por isso não se deve ligar a tração em terrenos firmes. Se o fizer estará arrastando uma roda e forçando todo o conjunto. Só ligue em estradas de terra; no asfalto, apenas em condições extremas como aquelas serrinhas escorregadias de piso de placas de concreto.

    Se quiser fazer o teste é soh andar 4x4 em chão de pedrinhas. Faça uma curva fechada e verá que o carro irá patinar na roda traseira que estiver para dentro da curva. Outro exeplo é levantar uma roda com o macaco com a tração ligada. Vc pode até tentar girar a roda, mais não vai conseguir.
    Isto é um recurso muito bom para as trilhas, mas para poder ter a opção de ligar e desligar como nivas e defender teria muito peso extra...

    Não sei se vcs já repararam isto, mais quando se leva peso extra atrás no Jimny, ele sai menos de traseira na chuva. Ou seja, o principal motivo é o extremo baixo peso atrás neste carro.
    Pajero Full 3D proteções+BF32"AT/BF33"MT+Lift2"OME
    ex Jimny 4Sport 2015 (Original), ex Toyota SW4 2002 (Iroman 3"), ex Jimny 2001 (Preparado)

  • #8
    Tiago o jimny NÃO tem diferencial central,ele é 4X4 part-time ! Só quem tem esse recurso são os veículos 4X4 full-time (land,niva,grand cherokee,etc,etc,...).

    Abs,Ricardo.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    40
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    tambem nao sei de onde ele tirou isso.

  • #10
    Citação Postado originalmente por ricardo sabóia Ver Post
    por mais que o motor empurre a 160Km/h,é imprudência andar nessa velocidade num veículo desses.
    Abs, Ricardo.
    Ricardo, 160km/h não, mas já cheguei perto e o jipinho se comportou bem. o meu ainda tá original, salvo pneus 225/70/15.
    mas foi só um único teste para ver o final.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Estabilidade do Jimny-dsc08222.jpg  
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #11
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Só aproveitando o gancho. Quantos km o Jimny faz por litro de gasolina. Abs e obrigado. Válter

  • #12
    O meu faz 8~9 Km/l na cidade e 11~12 na estrada andando 100/110 Km/h e uso pneus 205/75.Só pra vocês terem idéia,há uns 15 dias troquei o filtro de ar que tava sujo e você nota realmente que com filtro limpo o consumo melhora.

    Abs,Ricardo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Peças E Adaptações Para Jimny
      Por TMorais no fórum Suzuki
      Respostas: 2829
      Última resposta: 26/04/2023, 12:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade