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  • #1
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Question Que oléo Usar na troca do Gran Vitara ?




    Olá amigos, como sabem estou com o meu Gran Vitara 5p 2.0 16v a pouco tempo, gostaria de saber que oléo posso usar na troca, eu tinha uma Palio Adventure que eu usava oléo mineral e trocava a cada 3500 km.

    A minha Gran Vitara esta com 80.000 km.

    Queria saber se posso usar oléo mineral

    Oléo sintetico não cria borra no motor

    Queria saber a opnião dos amigos!!

    Abraços!!!
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #2
    Usuário Avatar de Poc
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    Vc deve usar o óleo que o manual recomenda, mas, eu só uso óleo mineral, não gosto desses óleos que vc coloca e esquece porque só vai ser trocado com 20.000 Km, mas é *"minha opinião"*.
    []s.

  • #3
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    te contarei um segredo, use o que estiver escrito no manual!

    se está escrito xixi de camelo, USE!

    eu uso sintético da motul no meu carro. É muito caro, mas é a minha escolha!

    faça a sua! veja as opções dentro das especificações do fabricante, você só escolhe a marca.

    Divirta-se!

  • #4
    Usuário Avatar de Pedrinha
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    Se vc pegou um carro com 80 mil km rodados e não sabe que óleo era usado antes, use sempre o óleo mineral, recomendado pelo fabricante. Jamais use óleo sintético se o carro nunca viu este tipo de óleo antes. O óleo sintético tem um maior poder de detergência. Em carros bem rodados sem histórico de trocas e óleos utilizados, se vc usa um óleo sintético, "podem" aparecer umas batidas estranhas no motor (folgas). Se vc roda pouco (percursos inferiores a 30 km), procure trocar sempre o óleo e o filtro de óleo de seu carro entre 3500 e 5000 km. Para quem não sabe, esta utilização do carro é considerada "uso severo" do equipamento. O óleo de motor em uso, também tem período de validade. A maioria dos fabricantes recomenda a troca do óleo até completar 6 meses de uso. Após este período, os aditivos começam a perder suas propriedades.

    []s.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #5
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Se vc pegou um carro com 80 mil km rodados e não sabe que óleo era usado antes, use sempre o óleo mineral, recomendado pelo fabricante. Jamais use óleo sintético se o carro nunca viu este tipo de óleo antes. O óleo sintético tem um maior poder de detergência. Em carros bem rodados sem histórico de trocas e óleos utilizados, se vc usa um óleo sintético, "podem" aparecer umas batidas estranhas no motor (folgas). Se vc roda pouco (percursos inferiores a 30 km), procure trocar sempre o óleo e o filtro de óleo de seu carro entre 3500 e 5000 km. Para quem não sabe, esta utilização do carro é considerada "uso severo" do equipamento. O óleo de motor em uso, também tem período de validade. A maioria dos fabricantes recomenda a troca do óleo até completar 6 meses de uso. Após este período, os aditivos começam a perder suas propriedades.

    []s.
    Obrigado!!! A todos que expressaram a sua opnião.

    Então peguei o carro numa concessionaria GM e não sei que oleo ex dono usava apesar do ser de unico dono. E tb nem sei que oleo a concessionaria colocou.

    Pois queria saber se posso usar oleo mineral, pq sempre usei nos meus carros e sempre troquei com 3500 o oléo e na segunda troca o oléo com os filtros....

    Outra pergunta, os GV´s e Tracker tem historico de baixar oléo?

    Não que a minha esteja, é só pra saber....e poder controlar o meu carro.

    Fico no aguardo de mais depoimentos....

    Abraços!
    4X4 Brasil
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #6
    Usuário Avatar de Pedrinha
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    Citação Postado originalmente por Marco _Maga Ver Post
    ...sempre usei nos meus carros e sempre troquei com 3500 o oléo e na segunda troca o oléo com os filtros... Não faça isso. Troque sempre o óleo e o filtro juntos. O filtro de óleo é um ítem barato demais p/ vc ficar economizando (se for este o motivo). O motor agradece!

    Outra pergunta, os GV´s e Tracker tem historico de baixar oléo? Em nenhum dos modelos que tive tive este problema. E olhe que eu tive alguns que eram senhores de idade.

    Não que a minha esteja, é só pra saber....e poder controlar o meu carro.

    Fico no aguardo de mais depoimentos....

    Abraços!
    []d.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #7
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    amigos, nenhuma das informações contidas aqui, batem com o que diz no manual, primeiro que com certeza o oleo usado no grand vitara não é mineral, ja que no manual especifica a troca a cada 10 mil KM, ou seja , ou seja Mineral não é mesmo.

    estou em busca de informação da "marca" do oleo que eles utilizão. se alguem souber, fico grato. (não diz nada disso no manual).

    obrigado

    Carlos

  • #8
    Citação Postado originalmente por Carloss Ver Post
    amigos, nenhuma das informações contidas aqui, batem com o que diz no manual, primeiro que com certeza o oleo usado no grand vitara não é mineral, ja que no manual especifica a troca a cada 10 mil KM, ou seja , ou seja Mineral não é mesmo.

    estou em busca de informação da "marca" do oleo que eles utilizão. se alguem souber, fico grato. (não diz nada disso no manual).

    obrigado

    Carlos

    Carloss acho que você não leu muito o forum.
    nem mesmo o manual.

    la tem todas viscosidades que o tracker/grand vitara usa.
    e precisa ser de no minimo SL, o que hoje permite usar SL e o SM (SM melhor)


    aqui no forum tem muita informação, devido a gasolina ruim do pais, trocar a cada 10mil km mesmo em uso não severo, que seja mineral, semi sintetico, sintetico, lunar, de ouro seja la o que for vai dar borra.

    aqui no Brasil se troca a cada 5mil km, e o filtro tambem a cada troca de oleo,
    e pode sim ser mineral, semi sintetico, sintetico, e sempre a cada 5mil, essa de sintetico aguentar mais tempo que mineral é mito.

    nas primeiras trocas de oleo eu usava os mais finos, agora no 60000km tenho usado o mais grosso 20w50 SM da mobil. e filtro em todas trocas de 5mil km.

    procure pelo manual original do grand vitara (nao esse porco que a GM traz junto com o carro)
    la explica até os niveis de viscosidade do oleo com o clima de onde o carro trafega, fino para climas frios com neve, e grosso para trocipal como o nosso.

  • #9
    Meu GV 2001 q está com 125.000 KM, tbem uso 20w50 e troco a cada 5.000 km rodados

  • #10
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    como assim? não entendi? no meu manual não tem nada especificado da GM, e sim da susuki ou SVB automotores do Brasil. este SVB é da GM achava que era "Susuki Veiculos do Brasil" esta sigla ? e li sim o manual, tanto que ja sei ate a pagina que deveria conter esta informação, no meu manual, esta em branco, talvez erro de impressão.

    mas de qualquer forma a susuki respondeu a meu email , e o oleo correto, oleo mineral, jamais, estes carros não foram feitos para usar este tipo de oleo.

    e aqui mesmo no forum ja li sobre as borras, varias discussões sim, e o oleo semi sintetico ganha, tanto do mineral quanto do sintetico puro, rs rs

    vou pelo que diz a susuki , veja copia da resposta :

    Prezado Sr. Carlos,

    Agradecemos o envio de seu email,

    Em atenção ao mesmo informamos que o óleo recomendado pela SZK para o veículo Grand Vitara é o 5W30 Eco Power, semi sintético. Estas especificações também são recomendadas para veículos com 57.000 KM.

    Em caso de dúvidas estamos a disposição para maiores esclarecimentos.
    Atenciosamente,
    SVB Automotores do Brasil S.A
    faleconosco@suzukiveiculos.com.br
    SAC Suzuki - 0800 770 3380

    outra coisa, quanto ao filtro de oleo, sim eu sempre troco eles com a troca de oleo. nunca deixo de trocar.

    vlw

    Carlos
    4X4 Brasil

  • #11
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    Amigos é um prazer participar aqui com vcs desse grupo.
    Eu comprei a pouco tempo um suzuki grand vitara 2010 e fiz uma troca de óleo usando o 5w30 e pouco tempo depois fiquei escutando umas leves batidas vindo da parte frontal do motor internamente e fui a um mecânico e ele falou para que eu trocasse esse óleo pelo 15w40 e o barulho sumiu.
    Passado alguns meses esta voltando novamente o barulho no motor e só quando eu dou partida pela manhã, será que ainda é o óleo que não procede.
    Alguem pode me dar uma orientação ?

  • #12
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    02/10/2013
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    Bem vindo, então de preferencia a usar óleo de viscosidade maior, cada motor tem suas particularidades (não é 100% igual a outro do mesmo modelo) eu usei 15w 40e filtro tecfil psl 134 era bom, mas as vezes fazia ruído na partida após longos períodos desligado, passei a usar o filtro mann e óleo 10w 40 e ficou uma seda, mas acho que a maioria vai de 10w 40 e 15w 40 e alguns funcionam melhor com 20w 50, quando comprei a tracker (GV ll) usava selenia semi sintético 15w40 fazia barulho de tucho na primeira partidade manha, após horas desligado, e após longos períodos (semanas) aumentava na primeira partida, e consumia 500 ml a cada 1000km em longas viagens, na cidade não consumia óleo, depois passei para br tecno semi 10w40, que maravilha, zero barulho, zero consumo, ficou perfeito em todas as situações,depois usei na ultima troca Ipiranga sintético 5w40, o motor ficou mais disposto, forte, econômico, porem voltaram os barulhos agora mais intensos,rodei poucos kms, vou adicionar militec e ver como fica, mas voltarei ao 10w40,não sei se a diferenças entre as marcas, porem as diferenças com as viscosidades são nítidas como interferem, então precisa encontrar um meio termo, outro detalhe, desde de que comprei a tracker (que erá bem cuidada) nunca vi sinais de borra no motor, porem ficava intrigado com a quantidade de óleo do carter na troca, no manual fala 5,4 + 200ml no filtro, porem incluindo carter e filtro só cabiam 5 l e ficava no máximo, então mesmo não vendo sinais de borra resolvi fazer flush ''caseiro'' (não estou incentivando a fazer), mas funciona,(500ml de dot, 3 não ataca borrachas, vedações, porem se houver pintura do carter, ou motor muito ''cansado'' poderá ter problema ao fazer flush) em cada umas das 03 ultimas trocas,deixando por uns 15 minutos junto com o óleo velho antes da troca, depois coloquei óleo barato pra rodar de 07 a 30 dias antes de trocar de novo colocando o óleo definitivo, na primeira vez o óleo estava normal e saiu preto depois do flush, na segunda vez saiu marom, na terceira vermelho tipo verniz, no recipiente que armazenei o óleo velho depois de 06 meses decantando, ficou uns 200ml de borra no fundo, após cada troca com flush, ou seja mesmo não tendo vestígios já havia um pouco de borra interna, na ultima troca 5l ficou acima do meio e abaixo do nível máximo, precisando completar mais 300ml pra chegar no nível, então a borra ocupava lugar do óleo e cabia menos óleo.
    4X4 Brasil
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

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