x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    Direção Do Jimny - vibração.




    Ola pessoal, acabei de adiquirir um jimny 2001, o carro é exelente, porem estou com um problema que esta me deixando preucupado, sempre quando passo por um buraco a cerca de uns 80 a 100 km meu volante começa com uma trepidação enorme, chegando ao ponto de eu ter que para o veiculo por causa da trepidação... Isso é normal nesse carro? Ja olhei todas as buchas, fiz alinhamento e nada, me disseram que pode ser pelo fato que ele nao tem amortecedor na direção. Alguem pode me ajudar?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1
    Verifique o rolamento do munhao das rodas dianteiras.
    4X4 Brasil

  • #3
    bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?

  • #4
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por VICTORP Ver Post
    bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?
    Já. E foi o seguinte: Estava andando a 70km/h em linha reta e de repente a direção começou a vibrar forte e girar para um lado e outro. Levei no meca e foi constatado folga no rolamento do munhao dianteiro lado do carona. (Rolamentos dos munhões: iguais aos do samurai; (ref. 6202) R$65,00).

    O meca tem que levantar o carro e verificar, balançando o pneu na vertical, se há folga. (Se houver a troca do rolamento verifique o retentor da roda se está ok.) Verifique também folga nas buchas da barra estabilizadora dianteira. Pelo ano do carro vale a pena checar e trocar.

    Não lembro se o jimny tem ponteira.. verifique se tem folga tambem.

    Outra coisa importante: Procure um mecanico que conheça de Suzuki e de preferencia que tenha trabalhado com Samurai e Jimny. (faça um teste: pergunte se ele sabe onde fica localizado a abertura da tampa do motor. )

    Vamos ver se Fabil dá algumas dicas.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 0
    Comigo aconteceu o mesmo, mandei inspecionar tudo e nada foi encontrado de anormal, pois o carro na época estava com 18.000km rodados. Após conversa com o antigo dono o mesmo me informou que isto passou a acontecer após a troca das rodas originais de ferro por outras de liga leve.

    Assim sendo adaptei um amortecedor de direção super potente que eu tinha comprado para um Samurai que eu fazia trilhas, depois de instalado nunca mais deu o tal "chimi" na direção, andei por mais uns 5.000km e nada de "chimi".

    Um abraço,
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #6
    Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?

  • #7
    Usuário Avatar de leodinossauro
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    372
    Agradecimentos: 0
    Vitor, amortecedor de direção é gambiarra neste seu caso. Óbvio que tem sua utilidade, mas evitar shimmy com isso não é legal. Aliás, o shimmy é caracterizado em direção vibrando com o carro andando em linha reta em terreno plano e uniforme. Quanto aos buracos, a tremedeira ocorre durante os buracos ou continua vários segundo após já em terreno regular ?

    Se for durante os buracos, é normal sentir ela "pular" devido a folga original de fábrica de +- 3 cm ( pode olhar no manual de serviço, está lá ). Nas direções mecânicas essa folga é regulável, diminuindo a sensação de "pula pula" da direção, mas deixando-a mais dura.

    Fica tranquilo que shimmy não é um privilégio seu. A maioria dos Jimny e vários Samucas helicoidais sofre com isso. Cada um resolve de uma maneira.

    1)Verifique se as buchas estão todas ok ( as da barra estabilizadora costumam folgar com o tempo )

    2)Tem que medir a força que os rolamentos de munhão estão aplicando. Isso só mecânico de jeep ou experiente em Suzuki sabe fazer. São em conta, conforme o TMorais disse.

    3)Faça um balanceamento NO LOCAL nas rodas dianteiras.

    Esses 3 itens costumam resolver a maioria dos problemas de shimmy por aí.

    Abraço

  • #8
    BOM.. O shimmy continua forte apos o buraco, hj levei o carro em uma loja super especializada em balanceamento, e esta tudo certo com o balanceamento, foi feito tudo navanete, revisado todasas buchas possiveis e imaginaveis na direção.nada foi constatado. bom depoius de conversar com vcs e com algunsjipeiros daki axo q so pode ser algo nos munhões, nao há outra coisa.. msa ta me preucupando muito, pois a vibração das rodas é mt forte.. hj dei uma olhada n roda qndo começou a tremer, e é imprecionante...
    to ate com medo...
    HELPPP!!!!
    hahaha

  • #9
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Colega, os pneus são recauchutados?

    estão com o mesmo desgaste?...como dizem por aqui....são parelha?

    Já mandou avaliar os aros? ...vc disse que são de liga leve.........

    Boa sorte.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #10
    Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por VICTORP Ver Post
    Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?

    O amortecedor que instalei foi o "Heckethorn" modelo "Rough Country" (comprei na "CALIBRE 4x4 em São Paulo"), lhe afirmo que foi o que deu certo, antes mandei inspecionar e não foi achado nada de anormal no carro, foi feito balanceamento no local, ou seja com o pneu no carro.

    Não foi gambiarra, foi um arranjo técnico que deu certo, hoje o carro não está mais comigo, o atual proprietário instalou pneus BF AT 215x75x15 e não dá "chimi", o mesmo já rodou outros 5.000km e nada de "chimi".
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    40
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    faça o rodízio de pneus e verifique se para.

    eu uso o Pro-Comp Es2000 mod. p/Wrangler.

  • #12
    bom galera.. depois de feito todos os procedimentos sujeridos aki.. nao foi verificado nehuma anormalidade.. levei em um mecanico q trabalha com suzuki e o jeito foi adaptar o amortecedor de direção... o carro ficou zero.. ta otimo... tomara q esteje resolvido definitivamente.
    valeu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Peças E Adaptações Para Jimny
      Por TMorais no fórum Suzuki
      Respostas: 2829
      Última resposta: 26/04/2023, 12:52

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade