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Tópico: Uso da 4x4L

  • #1

    Uso da 4x4L




    Pessoal, gostaria de saber de vocês em quais situações é recomendável usar a 4x4L ou reduzida. Sempre faço trilhas mas praticamente nunca usei este recurso, principalmente porque me disseram que não se pode passar dos 30km/h quando engatado na 4x4L.
    Nas poucas vezes que usei foi tentando subir alguma duna, quando a viatura para no meio da duna por falta de tração, ai eu coloca 4x4L mas não adianta muita coisa, o carro so sai de ré!
    Outra situação foi para desatolar dois carros(uma Blazer e um Escort) que estavam atolados na beira da praia, dessa vez eu nem senti a viatura fazer força!

  • #2
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Pessoal, gostaria de saber de vocês em quais situações é recomendável usar a 4x4L ou reduzida. Sempre faço trilhas mas praticamente nunca usei este recurso, principalmente porque me disseram que não se pode passar dos 30km/h quando engatado na 4x4L.
    Nas poucas vezes que usei foi tentando subir alguma duna, quando a viatura para no meio da duna por falta de tração, ai eu coloca 4x4L mas não adianta muita coisa, o carro so sai de ré!
    Outra situação foi para desatolar dois carros(uma Blazer e um Escort) que estavam atolados na beira da praia, dessa vez eu nem senti a viatura fazer força!
    Amigo, a reduzida é bom usar direto na duna, pelo menos nas dunas que ando aqui no RS. Em 4x4 hi vc força muito o motor, na minha opinião. Não espera atolar pra engatar a reduzida.

    No seu caso é um sidekick auto, o ideal é andar em L ou 2 com a reduzida. Pra subir dunas, eu ando em L sempre, quando vejo que vai começar a patinar, daí coloco em 2. O D vc utiliza somente em deslocamento fácil na areia (alta velocidade) aí vc coloca 4x4 hi.

    Pra passar atoleiros, usa 4x4 low e engata em L.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #3
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Amigo, a reduzida é bom usar direto na duna, pelo menos nas dunas que ando aqui no RS. Em 4x4 hi vc força muito o motor, na minha opinião. Não espera atolar pra engatar a reduzida.

    No seu caso é um sidekick auto, o ideal é andar em L ou 2 com a reduzida. Pra subir dunas, eu ando em L sempre, quando vejo que vai começar a patinar, daí coloco em 2. O D vc utiliza somente em deslocamento fácil na areia (alta velocidade) aí vc coloca 4x4 hi.

    Pra passar atoleiros, usa 4x4 low e engata em L.

    []´s
    Nanito, o problema é que para subir algumas dunas é preciso estar com uma boa velocidade e a 4x4L tem limites com relação a isto, se nao me engano a velocidade máxima não deve ultrapassar os 35km/h.
    Esse final de semana vou fazer mais uso da 4x4L para adquirir alguns procedimentos com a experiencia!

  • #4
    Leitura do manual é fundamental! Se não tiver, com certeza no item pesquisar você vai achar muito material sobre a sua pergunta.

    Tenho um suzuki samurai e no manual do samurai 1997, diz que a velocidade máxima permitida para mudar da quarta para a quinta marcha na tração posição 4L é de 100km/h. E na quinta é a velocidade máxima.

    No entanto, eu nunca colocarei tal velocidade na reduzida e acredito que é bastante seguro andar até uns 70km/h na reduzida.

    Até 70km/h com certeza é seguro andar de reduzida no Sidekick. Seguro, leia-se, não dar pau na reduzida!
    hehehehe
    um abraço

  • #5
    Usuário Avatar de EduPuga
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    Uso normalmente a L até a velocidade de 60-70 km/h acredito que não tenha problema, se não me engano dos 30-35 km/h é a velocidade maxima para alternar entra as 4x2 e 4x4H sem ter que parar o veiculo.
    EduPuga
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  • #6
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Nanito, o problema é que para subir algumas dunas é preciso estar com uma boa velocidade e a 4x4L tem limites com relação a isto, se nao me engano a velocidade máxima não deve ultrapassar os 35km/h.
    Esse final de semana vou fazer mais uso da 4x4L para adquirir alguns procedimentos com a experiencia!
    Teu side tá com problema então. Meu vitara pega facilmente 50km/h no embalo pra subir as dunas em 4x4 low. E se não me engano a velocidade máxima em 4x4 low deve ser algo de 80km/h.

    []´s
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  • #7
    IMPORTANTE!

    De 4x4H para 4x4L tem que parar o jipe completamente.

    Somente de 4x2 para 4x4h pode fazer em movimento.

  • #8
    Mesmo assim não é aconselhavel

  • #9
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Teu side tá com problema então. Meu vitara pega facilmente 50km/h no embalo pra subir as dunas em 4x4 low. E se não me engano a velocidade máxima em 4x4 low deve ser algo de 80km/h.

    []´s
    Houve um pequeno equivoco Nanito, depois de ler este seu post fiquei preocupado em realmente minha side esta com algum problema, entao corri pra pegar o manual e confirmar a informação.
    A limitação de 35km/h é para 4x4L e cambio na posição L!!! No manual informa que não é aconselhavel ultrapassar essa velocidade nesta configuração!

    Agora sabendo que posso fazer o uso da 4x4L com mais constancia e com velocidades maiores minhas trilhas ganharam novos horizontes!!!!! rsrsrs...

  • #10
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por HenriqueJr Ver Post
    Houve um pequeno equivoco Nanito, depois de ler este seu post fiquei preocupado em realmente minha side esta com algum problema, entao corri pra pegar o manual e confirmar a informação.
    A limitação de 35km/h é para 4x4L e cambio na posição L!!! No manual informa que não é aconselhavel ultrapassar essa velocidade nesta configuração!

    Agora sabendo que posso fazer o uso da 4x4L com mais constancia e com velocidades maiores minhas trilhas ganharam novos horizontes!!!!! rsrsrs...
    Ah, certo!!

    Bom, minha dica pra ti é assim: quando for embalar pra subir duna, bota o câmbio em 2, ele já vai pegar uma boa velocidade pra subir a duna. Caso vc veja que ele vai atolar no meio da duna, taca o pé no fundo pra dar o kick-down pra L, ou engata manualmente o L, daí vc rejuvenesce a força e não atola no meio da subida. Só fica de olho no conta-giros!! Não vai me engatar L quando a 2 estiver em 4 ou 5000 rpm.

    []´s e boas dunas!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
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    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #11
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Ah, certo!!

    Bom, minha dica pra ti é assim: quando for embalar pra subir duna, bota o câmbio em 2, ele já vai pegar uma boa velocidade pra subir a duna. Caso vc veja que ele vai atolar no meio da duna, taca o pé no fundo pra dar o kick-down pra L, ou engata manualmente o L, daí vc rejuvenesce a força e não atola no meio da subida. Só fica de olho no conta-giros!! Não vai me engatar L quando a 2 estiver em 4 ou 5000 rpm.

    []´s e boas dunas!
    Uma coisa que eu tenho notado em trilhas é que temos que manter sempre a rotação um pouco elevada(pelo menos 3000RPM) por causa do cambio automatico. Se a rotação cair demais ai não tem muito o que fazer, mesmo com a redução da marcha o motor não vai estar "cheio" o suficiente para disponibilizar o torque máximo.
    Falo isso com relação aos vitaras com motor 1.6 16V, pois motores de 16V só disponibilizam o torque maximo em elevadas rotações(geralmente acima dos 3000 giros) enquanto que em motores 8V o torque máximo é disponibilizado em aproximadademnte os 2000 giros!

    Motor 16V tem que estar sempre "cheio".

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