Boas a todos,
Primeiro a verdade sobre mecânica sou o tipo "sabe de nada" rsss. E o texto é detalhado (longo) mas procuro informar tudo que possa ajudar a quem se disponha a me ajudar.
Estou precisando da ajuda e opinião sobre a compra de um Vitara JLX 93; 8 Valvúlas, 2 portas.
Achei um por R$ 18.000,00 e me pareceu bom, então levei numa oficina especializada 4x4 para dar uma analisada na viatura, e me indicaram o que precisaria de substituição/reparos/serviços, e eu separei a lista em 3 grupos, assim organizados e encontrei quase todas as peças numa loja que trabalha com peças Suzuki, exceto as indicadas entre parenteses:

Grupo dianteiro/direção R$ 1.035,00 as peças que achei

Peças
KIT ROLAMENTO DA RODA DIANTEIRA ESQUERDA
01 TERMINAL DE DIREÇÃO LADO ESQUERDO (em falta)
01 BARRA CENTRAL DA DIREÇÃO
KIT BUCHA DA CAIXA AUXILIAR DA DIREÇÃO (não souberam exatamente qual seria, preciso informar melhor)
02 BIELETAS E 02 BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA
AMORTECEDORES DIANTEIROS – O ESQUERDO JÁ ESTÁ VAZANDO

Serviços (podem exigir mais peças)
VAZAMENTO NA CAIXA DE DIREÇÃO

Grupo traseiro R$ 37,00 as peças

Peças
01 PRISIONEIRO E PORCA DA RODA TRASEIRA ESQUERDA
01 BUJÃO DO NÍVEL DE ÓLEO DIFERENCIAL TRASEIRO

Serviços (podem exigir mais peças)
VAZAMENTO SEMI EIXO TRASEIRO DIREITO

Grupo motor R$ 239,00 as peças que achei

JUNTA DO COLETOR DE ADMISSÃO – INFORMADO PELO PROPRIETÁRIO
Correias / Esticadores

Ar/direção correia
Ar/direção esticador (em falta)
Alternador correia
Alternador esticador (em falta)
Dentada correia
Dentada esticador

No total as peças que achei custariam R$ 1.311,00. Evidentemente que sempre surgirá mais umas coi$inha$ rssss.

Mas como disse não entendo nada de mecânica. Não consegui conversar direito com o mecânico que fez a avaliação, pois ele teve uma emergência e não pudemos conversar muito, mas ele mostrou uma certa, digamos preucupação, com a questão da junta do coletor de admissão. Alguém pode me falar mais sobre isso, o que é, e que problemas poderia acarretar um problema nela?
Também sobre as outras questões inerentes a serviços, gostaria de orientação.
E por fim a opinião sobre se com estas informações esse seria uma boa aquisição, no valor de R$ 18.000,00 carro e uns R$ 1.500,00 peças (podendo exigir mais) + mão obra (o mecânico vai me dar um orçamento na próxima semana)

Detalhes da viatura:
Vitara JLX 1993; 2 portas; 8 valvúlas; injeção.
Parachoques dianteiro e traseiro lâmina (ferro ou aço);
Bagageiro;
6 milhas (2 parachoque, 4 no bagageiro);
Lift 2"

Fico muito agradecido a quem possa contribuir com sua experiência e boa vontade.
Marcos