Já experimentou inverter os pneu dianteiros ? Esq p/ dir e vice versa.
[]'
Versão Imprimível
Já experimentou inverter os pneu dianteiros ? Esq p/ dir e vice versa.
[]'
Na verdade ele estava já com esse problema antes de ter trocado de Pneus. Coloquei 4 Bf´s zerinhos. Realinhei 2 vezes as dianteiras e o eixo traseiro.
Melhorou bastante, mas continuava com a direção "torta".
BARRA ESTABILIZADORA trazeira resolveria 30% do problema.
procurem uma oficina referencia e perguntem pelo serviço.
os outros 70% do problema estao divididos entre amortecedores gastos(35%) e caracteristica do veiculo(35%), ou seja vc pode interferir em 65% do problema, o resto é curtiçao.
falando em barra estabilizadora, quem aki teve a oportunidade de dirigir fusca antes de depois da adoçao da estabilizadora trazeira sabe exatamente do q estou falando, apos a adoçao a carroceria aderna menos nas curvas e o jogo lateral desigual em lombadas e costelas de vaca melhorou muito.
valeu
O tipo de suspensão traseira do vitra, facilita a dança. Basta olhar e ver que o que loca o eixo no centro da carroceria é um terminal rotular.Citação:
Postado originalmente por lg_gustavo
Mas na verdade é seu grande trunfo pois isso lhe dá um grande trabalho de suspensão. Um dançar passando numa irregularidade é normal.
Voltando ao problema, se essa dança for exagerada acontecendo em pequenas irregularidades, a causa pode estar no termunal rotular gasto, buchas do amortecedor estragadas, amortecedores estragados, pneus que vieram da dianteira e tem desgaste irregular da banda, buchas dos braços oscilantes gastas ou buchas da própria bandeja traseira gasta.
As vezer ele curte "É o tchan" da um bambole para ele!
Bricadeira
Abraço
Fala Eduardo e Galera!
Eu queria aproveitar o assunto e verificar mais um “tema” do Vitara.
Além da rebolada básica em buracos, vocês notam uma certa instabilidade do veículo acima de 100Km/h?
Já me falaram que pode ser pelo fato de ser alto e etc, mas eu já tive um bandeirante e nunca notei esse “fenômeno”.
Na Castelo Branco (que é um tapete) eu faço o teste e parece que as rodas estão meio “soltas”. Se estou em linha reta e viro um pouco mais pra esquerda (alguns míseros graus) ele muda bruscamente de direção e vice versa (direita).
Isso causa instabilidade nas mudanças de faixa pois em qualquer depressão o carro altera bem a direção e tenho que ficar corrigindo “no braço”.
Pergunta: O Vitara tem essa instabilidade a altas velocidades?
Eu sei que é uma pergunta complexa, mas eu não considero isso NORMAL, mesmo em se tratando de um veículo alto.
Agradeço a força,
Paulo
Carro de tração traseira tem um negocio chamado de estabilidade instável, ou seja, qualquer alteração brusca traz efeito na estabilidade.
Quando aceleremos um carro de tração traseira, a frente sobe e o peso cai sobre a traseira, isso deixa a frente bamba.
Esse efeito só é pra ser sentido acima de 120km/h no nosso caso, mas qualquer elemento estragado na suspensão amplifica o efeito.
São os mesmos fatores que coloquei na mensagem anterior.
Posso acrescentar a correção da cambagem após um lift, alinhamento irregular, e lift incorreto. O lift na dianteira tem que ser menor de 1 a 1,5cm que na traseira e não pode passar de 3,7cm na dianteira. Mais que 3,7cm deixa a bandeja muito arqueada, fazendo o vitara ficar como uma galinha tonta.
Deixar a dianteira mais alta que a traseira e fatal, e tenho visto muito isso.
Pois é, a 3 semanas atrás participando de um evento em Mangue Seco-Ba, resolvi fazer um zerinho na praia, não sei o que me deu na cabeça. Como bom entendedor de carros 4x4, retirei a tração, dei uma arrancada e ao deslisar os pneus, fiz um zerinho caprichado. Infelizmente vem um animal de lá, todo traçado, tentando fazer uma demonstração para namorada (tinha acabado de ganhar o Vitara do pai), Capotou fodendo o carro todo. Acabei levando todos os chingamentos e realmente na minha idade não cabe esse tipo de gracinha.Citação:
Postado originalmente por Mauricio Martins
O detalhe é que mesmo em 4x2, se a traseira der uma pequena travada e a direção estiver esterçada o bicho tomba.
engracado.. é o segundo caso que vejo de vitara capontando em zerinho....
Ae periquito.. nem todo carro de tracao trazeira levanta a frente na hora de arracar.. arranque com um chevette...
T+
Olá pessoal, desculpem a intromissão. Sou novo por aqui. Acabo de comprar um Sidekick 5 portas e só senti uma ¨rebolada¨ nele que é provocada pela flutuação dos pneus (bf 31). Claro que a estabilidade é totalmente diferente de carros ¨normais¨. Tinha um Córdoba rebaixado com aro 17 e pneus de perfil 40. Obviamente a diferença foi tremenda quando peguei o Sidekick, mas mesmo assim, sinto ele bastante estável para a altura que tem (lift de 2¨), permitindo velocidades acima de 120 km/h sem medo (mas com extrema prudência). Estou usando amortecedores de Chevy na taseira.
Um abraço a todos!
Opa! :shock: já colocou 120 num chevette? num piso meio irregular? Vc não sabe onde ele vai parar :x .Citação:
Postado originalmente por Fabil
Sem falar que Chevette é ou era meio de transporte.
Pessoal,
todos os problemas de instabilidade, tanto na dianteira quanto na traseira, tem a ver com a suspensão e pneus.
Para as saidas de traseira, o problema é o conjunto mola e amortecedor. JA passei por 2 Vitaras, um 3D e um 5D. No 3D o melhor conjunto foi amortecedores de Kadett e molas de Chevette. Diminuiram consideravelmente as saidas de traseira em costeletas e reboladas. NÃo vou dizer que terminou com elas porque vendi o carro pouco tempo depois para pegar um 5D.
No 5D, atualmente uso os amortecedores de Omega Suprema com molas de Opala 6CC. O carro é sentado no chão nas estradas de terra. Simplesmente não rebola nada.
Para os Vitaras originais, recomendo os amortecedores pressurizados traseiros da Caravan 6cc. Testei no meu e ficou muito bom, melhor que os de Omega Suprema, mas são mais curtos, e para carros levantados não da.
Na dianteira, o problema principalmente em estradas é devido aos angulos de Caster e Camber. Infelizmente não temos como regular isso devidamente. Em breve estarei fazendo alguns testes com substituição da balança dianteira por uma com muito mais Caster e Camber, deixando estes angulos parecidos com os de carros convencionais.
Aguardem!
E quanto aos Pneus, tem uns que deixam o Vitara muito instavel mesmo. Talvez por serem projetados para camionetes mais pesadas, com borracha mais dura. Por exemplo em usava um, firestone Firehawk ATX 235/75 R15, ele tem um desenho AT. Coloquei entào uns GG 30"x9,5 e o carro mudou muito no comportamento tanto no asfalto como na terra. Antes eu usava em média 20 libras na terra, e na cidade 23 a 25 no maximo. Agora com os GG, uso 28 em todas as cituaçòes, aliado a suspensão nova, fica show em qualquer terreno.
[]s