x
Convex Datacenter
Página 1 de 152 123456789101151101 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 1815
  • #1

    Preparando o Vitara para trilhas pesadas




    Alguém teria sugestões para deixar o Vitara mais apto para trilhas pesadas?
    As únicas modificações que fiz no meu foram as básicas: Para-choques tubulares, proteções inferiores e calços de 1" na suspensão. Os pneus atuais são mistos: 215/75R15 Michelin LTX A/T, certamente os melhores mistos do mercado.
    Pensei talvez em instalar um bloqueio de diferencial. Tb sei de gente que coloca até roda-livre manual, mas não sei até que ponto isso vai realmente valer a pena, falando em termos de custo x benefício.
    Tb seria legal algo para aumentar mais a altura do solo (sem ser calços na suspensão), um grande "calcanhar de Aquiles" do Vitara, mas não tenho idéia do que procurar.

    Agradeço pelas dicas.
    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    1) 1" é pouco na suspensão para trilhas pesadas. Troque por 2".
    2) Os pneus pode trocar também. Coloque algo "mais agressivo" (mínimo MUD), medida 235/75R15 ou até um pouco maior.
    3) Bloqueio, pra que? Você sabe se vai andar tanto assim em erosões, que compense a instalação de bloqueio?
    4) Se instalou pneus grandes, troque a relação de diferencial, pra compensar a perda pelo aumento dos pneus.
    5) Roda livre manual, pra que? Tá, ganha em confiabilidade, mas se as suas estão funcionando, pra que trocar?

    O que você pretende com o carro? Que tipo de trilha quer fazer?
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    fala Butao...

    se vc quiser calços de carroceria eu tenho um jogo aqui ( usados, mas em perfeito estado) p/ de 2" p/ vitaras... se interessar mail-me...

    Grassmann...

    ví que o butao é daqui de BH, entao bloqueio é ALTAMENTE recomendavel, pois aqui a maioria de nossas trilhas é erosao/cascalheira/pedreira..

    RL manual sim.. ao menos por aqui, a maioria dos vitaras que encaram "trilha pesada" já quebraram as automaticas e estao hj de manual..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #4
    Agradeço aos dois pelas dicas e comentários.
    Para deixar o tópico mais rico, deixo aqui alguns comentários tb...
    Estou cogitando um snorkel, só fico na dúvida pelo fato de ter q furar o capô, o q desvalorizaria o carro na revenda. Travessias de rios não são tão críticas aqui em BH, pois as trilhas são em regiões montanhosas, ricas em riachos e córregos, mas não em rios "caudalosos". Mas sempre pode pintar encrenca em época de chuva.
    Sobre os calços de 2", foi a primeira solução q tive em mente para aumentar a altura do carro, mas será q não comprometeriam demais a estabilidade na estrada (toda trilha tem acesso via asfalto)? Sem falar tb q comprometeriam a vida útil das homocinéticas, q trabalhariam desalinhadas com o eixo - aliás já estão trabalhando assim, pois coloquei os calços de 1", como disse antes.
    Qto aos pneus, cabe aqui um comentário q poderá gerar muitas discussões interessantes neste tópico: Logo q comprei meu Vitara (julho de 2007) coloquei um jogo de 215/75R15 Michelin LTX A/T, que são excelentes. Trabalhei por mais de uma década no maior fabricante mundial de pneus, ou seja, tenho algum conhecimento do asssunto. Mas tb conversei com profissionais do off road sobre a montagm de pneus mais agressivos e fui desaconselhado, sob alegação de q os pneus q havia colocado, q são mistos, são ideais para o Vitara, pois se por um lado perdem performance no off road pesado, por outro funcionam como "fusível" para os semi-eixos, pois patinam antes de afetar estes componentes, preservando-os.
    Qto à colocação de bloqueio e RL manual, de fato as trilhas mineiras são fartas em erosões e aclives com "X". Minha dúvida é até qdo isso vale a pena e qual modelo colocar, se for o caso. Não pretendo fazer a Galopeira (desgastante demais para um ser humano, fisicamente falando...), mas gostaria de estar mais capacitado em termos de equipamento para outras trilhas "clássicas" da Gde.BH.
    Abs a todos

  • #5
    "Volto sujo, mas de alma lavada"
    Gostei dessa frase ..hehe

  • #6
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Belo horizontino que nao faz galopeira nao é jipeiro!!! heehheheheh
    posso dizer que na vida de um jipeiro mineiro, pode-se dividir em duas fazes.. Pré-galopeira e pós-galopeira...
    e ao contrario de que muitos pensam, é completamente possivel faze-la com um vitara pouco preparado e sem quebrar nada... a galopeira nao é uma trilha de obstaculos "intransponiveis" ( como por exemplo a Tapete Branco) mas sim uma trilha extremamente TECNICA, seja sensato e cauteloso e vc vence a galopeira sem problemas..heheh

    sobre o calco..a receita de 99% dos vitaras de trilha aqui em BH é
    calcos 2"+2" e pneus 30" polegadas, focinho de ACO de samurai no diferencial dianteiro ( alias.. o seu tem?? se nao eu tenho aqui o focinho tb. se interessar... pois o original do vitara é de aluminio, só de cuspir nele já quebra..) bloqueio traseiro...

    o vitara nao perde praticamente nada em estabilidade na estrada e as homocineticas tb nao sofre em demasia... apenas se vc usar calcos de suspensao de 3" é que terá problemas com ela...

    aahh ô Butao.. hj tem encontro da galera num buteco na cristiano machado com silviano brandao.. aparece lá p/ gente bater um papo.. daqui a pouco estarei lá...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...11773&page=771

    olha o mapa ae..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #7
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    aahhhh sobre o snorkel... é interessante mas eu deixaria p/ o ultimo item a colcoar.. como vc mesmo disse, as trilhas aqui em bh é raro travessia de um rio mais fundo.. a maioria a agua nao passa das rodas..

    tem um esquema que os caras conseguem passar a mangueira do snorkel por aquele acabmento plastico perto do retrovisor evitando furar a lata...

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #8
    Fabiano, obrigado novamente pelas dicas.
    Agora, a questão dos calços está mto confusa. Colocar calços de 2" + 2" (pra mim, é igual a 4"...) ou de 3"? E qto às homocinéticas?
    E vc tá fazendo comercial demais, hein?! Olha a credibilidade!
    Sobre a Galopeira, eu conheço o ditado: "jipeiro de verdade tem q ter a Galopeira no currículo". E um dia eu chego lá, nem q seja como Zequinha. Mas sou avesso às trilhas "quebra-jipe", mesmo querendo encarar coisas mais radicais. O legal pra mim é botar pra moer e chegar em casa apenas cansado (e mto feliz!!), mas com o jipe inteiro - e o bolso tb!!
    Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Ah, hj não dá pra ir ao tal buteco, q aliás não conheço, mesmo conhecendo trocentos naquela região! Mas obrigado assim msm pelo convite.
    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    Hoover

    O que o Fabiano diz com 2+2 é calço de 2" nas rodas e mais 2" na carroceria, tive um vitara com essa conf. mas tem muitos detalhes que tem que ser vistos, não é tão "facil' quanto os calços de 1" na molas, como aliás o meu vitara aTual usa.
    Uma das vantagens é que os pneus não raspam mais em nada da lataria.
    4X4 Brasil
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Hoower;

    Na linha do Fabiano, vá de kit de suspensão mais carroceria e pneus 235x15. Isso é o básico, além das proteções inferiores. Usar pneus maiores do que os mencionados deixará teu carro fraco e infelizmente não contamos mais com a opção de trocar a C&P por uma de relação mais curta.

    Mas, pro tipo de trilha aí da região de BH (que eu mesmo nunca fiz), a preparação tende a ser ainda mais "técnica". Considere desde já no orçamento um bloqueio de diferencial no eixo traseiro (atualmente custa R$ 600,00 aqui em São Paulo) e também vá provisionando mais uns R$1500,00 para colocar uma redução de t-case.

    Pode parecer um investimento pesado à priori, mas saiba que além da raiva, cada homocinética usada pra repor a quebrada custa quase o bloqueio.

    []s

  • #11
    cara eu ando com calço de 3" na dianteira e na traseira uma mola maior com elos mais finos e mais um calcinho para ficar um pouco mais alto que a dianteira. e faz muito tempo que não quebro homocinetica. e olha que no sul as trilhas são de lama, barro, agua e areia
    troller 2012, chip + e-locker r/f+ us bedlock 35"+pitbull 12000lbs+off-shocks

  • #12
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    Butão,

    Já tive alguns jipes, desde originais até preparados.
    A questão é que sempre fiz as trilhas conforme a capacidade do meu equipamento. E ... sempre me diverti em todas elas.

    Sinceramente, acho que vc está colocando 'os carros na frente dos bois', ou seja, vá para as trilhas com o equipamento que já tem, controle seu impeto em superar todos os obstaculos e vá sentindo o que é bom PARA VOCE !
    Seja em função do tipo de trilha que pretende fazer ( e isso vai mudar pra mais e pra menos...) ou em função do quanto pode gastar.

    Receita padrão para Vitara, testada de norte a sul do Brasil :
    - calcos de 2" na carroceria
    - calcos de 2" na suspensão
    - pneus MUD recapados bem agressivos 235/75/15 com off-set bem negativo;
    - todas as protecoes embaixo do jipe;
    - guincho eletrico 6.000 a 9.000 lbs (8.000 lbs é o ideal peso/consumo/resultado);
    - para-choques ferro;
    - bloqueio traseiro (poupa muito o conjunto motor/cambio/embreagem e principalmente homocineticas, pois é a diferença entre sair ou não de um X), Lockright 100% é uma ótima opcão;
    - snorkel não é essencial, pois a propria entrada de ar do Vitara não é frontal - sacos plasticos no distribuidor e partes eletronicas já ajudam bem. Se for automatico, plastico em torno da vareta de oleo é muito importante !
    - roda livre automatica vai muito bem... até quebrar. Idem para o focinho do diferencial. Fiz ao menos 2 trilhas boas com erosoes bravas e, tudo depende muito do peso do seu pé e controle da sua ansiedade. Por enquanto, nada de quebras.

    Resumo : TODO jipe tem seus limites. TODO homem DEVERIA assumir seus limites.
    A combinação ideal, é o reconhecimento destes limites.
    Isso, vc só conquista..... fazendo trilhas....

    [ ] s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade