x
Convex Datacenter
Página 4 de 152 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131454104 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 1815
  • #37

    aproveitando o tópico...




    Citação Postado originalmente por Fernando Teixeira Ver Post
    Flavio,

    Não sei que tipo de trilha você faz, mas a maior diferença entre uma viatura preparada para trilha e uma quase original é a quantidade de visitas que cada uma faz às oficinas.
    Uma viatura quase original que o cara gastou 1/7, pode até fazer a trilha com outra super preparada, mas vai forçar e sofrer danos muito maiores.

    Vamos falar de dois jipes iguais. Pegamos dois Vitaras; um quase original, com proteções basicas, calço de 1", etc. e outro com suspensão mais alta, bloqueio, curso maior de suspensão, focinho de ferro, etc.
    O quase original, vai tomar mais "X", vai forçar mais homocinéticas, semi-eixos, diferencial, vai tomar mais pancadas por baixo, agarrando em obstáculos vai ter que socar o pé pra sair com isto está correndo riscos que um preparado não correria. Pode até chegar no final da trilha como o super preparado chegou, mas se não quebrar com certeza irá para a oficina mais cedo.

    Abrs
    Então... Proteger o jipe e fugir da oficina é a idéia... procuro fazer as trilhas respeitando os limites do vitara e do meu bolso... Não há dúvidas de que o bloqueio do diferencial ampliaria os limites do vitara, forçando menos o jipe nos lugares em que ele já passa no "braço" e permitindo novos desafios com mais segurança... Mas, se considerarmos que eu rodo 6 dias da semana no asfalto e a importância do diferencial na mecânica do carro, colocar um bloqueio pesaria no bolso? Ou seja, poderia significar mais idas à oficina ou algum prejuízo à mecânica/estabilidade do vitara?

    Valeu,
    Pedro Poggiali
    vitara 94... quase lá...

  • #38

    continuando....

    só pra esclarecer um pouco a situação..
    A idéia é manter, por enquanto, essa configuração:
    Proteções inferiores, calços de 1", parachoques de ferro, snorkel e o
    ?bloqueio?...

    Valeu
    Pedro Poggiali
    vitara 94... quase lá...
    4X4 Brasil

  • #39

    Para esclarecer

    Sem criar polêmica, gostaria de esclarecer alguns pontos ao Flávio Miranda (e outros...), pois acho q nem todos compreenderam minhas intenções aqui...
    Obviamente sou inciante em off road, senão não teria postado este tópico. Aliás, é bom lembrar q até o mais expert dos jipeiros já foi iniciante um dia.
    Meu propósito com este tópico é buscar o máximo de informações com pessoas mais experientes e q podem inclusive ter tido no passado as mesmas dúvidas e questionamentos q eu.
    Comprei meu Vitara em julho/2007, com o objetivo inicial de fazer apenas passeios e trilhas leves. O q aconteceu é q qto mais eu ia pro meio do mato, mais gostava da coisa e comecei a me interessar realmente pelo off road. Comprei livro sobre o assunto, assinei revista, fiz o curso CWS de Condução 4x4 (q toda galera de BH conhece e boa parte tb já fez) e sempre q posso, caio no mato. Experimentei umas trihas um pouco mais pesadas e gostei bastante. Hoje afirmo que jipe, para mim, se transformou em uma "cachaça", q não consigo nem quero largar.
    Minhas dúvidas são resultado da experiência (ainda q pouca) e da observação da prática do off road neste poucos meses q estou no meio, ou seja, não vim aqui tirar onda com a galera, estou é pedindo ajuda mesmo.
    Em novembro passado, subi pela 1a. vez o Morro da Skol - q estava em condições "normais" - com meu Vitara, aliás mto gostoso. Em janeiro, o Morro estava em péssimas condições (ou ótimas, depende do ponto de vista..), e subi de zequinha a bordo de uma Defender 90. Notei uma enorme diferença de comportamento do carro em relação ao Vitara: uma suspensão de mto maior curso, motor diesel cheio de torque, etc.
    Recentemente fiz a Eguinha Pocotó de zequinha a bordo de um Troller, pois meu Vitarinha "semi-original" foi vetado, para evitar quebras. Novamente ficou nítido o qto um carro mais adaptado ao off road pode fazer a diferença. Neste mesmo dia, meu Vitara-quase-original, o único no meio das Trollers, penou demais na Boca do Tubarão, enquanto as Trollers lavavam a égua. Houve risco real de quebrar algo no meu jipe, mas felizmente tudo correu bem.

    O que quero dizer com todo esse blablablá é o seguinte:

    1o) A regra principal do off road é conhecer os limites do piloto e do equipamento.Tb é óbvio q um piloto habilidoso e experiente faz mais com um equipamento limitado do que um piloto novato e/ou pouco habilidoso com um jipe hiper-preparado. No entanto, no meu caso, as 2 variáveis (piloto e equipamento) são perfeitamente aprimoráveis, sendo q a 2a. (o jipe) demanda mto menos tempo, desde q se tenha recursos pra isso. Já a pilotagem requer um amadurecimento lento e gradual e sim, só fazendo trilhas e mais trilhas é q isso irá ocorrer. E com muita humildade, pois nego q se acha fodão normalmente costuma se dar mal, cedo ou tarde.

    2o) Sem pensar em abandonar os belos passeios leves q rolam por aqui, hj não tenho mais como evitar a procura por trilhas mais "apimentadas".

    3o) Para trilhas mais pesadas, está claro para mim - por experiência e observação, repito - q meu Vitara, do jeito q está hoje, deixa a desejar. Quem se aventura em trilha deve ter conciência dos riscos para seu jipe (e para si próprio), mas não ter o bom senso em procurar minimizar estes riscos é coisa de porra-louca ou de milionário. Aliás, o Morcegão disse tudo. Daí a necessidade de ter um veículo melhor adaptado, seja um Vitara preparado ou um Troller. Qual caminho seguir é minha dúvida e para isso vim a este forum pedir opiniões e dicas, pois são veículos totalmente distintos, com tocadas idem. Minha única certeza é q ficarei bem servido com qq um deles.

    No mais, agradeço novamente a todas as dicas e sugestões q me foram dadas. Agora é quebrar a cabeça e tomar a decisão.
    Abs
    4X4 Brasil

  • #40
    Minha viatura tem calços de 2" na dianteira e de 2,5" na traseira, pneu 235/75/15 AT (rodo mto na cidade tb, única viatura) amortecedores de omega suprema a gás na traseira....(tá assim a ums 5-6 meses)

    Quase todos os fds eu viajo 260Km (ida e volta) com a viatura e sempre em velocidades próximas a 100Km/h. A estabilidade não alterou praticamente nada.... para mim, ficou até um pouco melhor, pois parece que a viatura é mais firme do que era antes.

    Se for pra comprar calço, eu compraria logo o de 2" e evitaria pagar MO duas vezes....

    Não tenho snorkel, não sinto tanta necessidade, mas sempre que vou fazer uma travessia, deixo alguem com snorkel passar antes, para ver se vai da ou não.... Claro que qndo sobrar um dinheirinho, vou instalar um.... Mesmo assim acho que tem outras prioridades antes do snorkel (mas nunca pode-se deixar ele de lado)....Coisas como um pneu bom, um focinho de aço, proteções, para-choques, ou até mesmo um PX.

    O bloqueio vai vir a medida que você vai usando seu carro na trilha e tiver realmente de saco cheio de ficar dando "X" e meter paulada na viatura... MAS para mim, que usa a viatura no dia-a-dia, ando muito em rodovias nos fds fico com receio de como o Vitarinha vai se comportar nesses momentos (asfálticos) ou até mesmo se vou gostar desse comportamento.. Enquanto isso, vou empurrando com a barriga e com o acelerador (moderando) e mais pra frente, chuto o pau da barraca e compro um bloqueio e me viro depois!

    Abs! (sonhando com um bloqueio)

  • #41
    Butão, só um comentario:

    Você deve tá fazendo trilha com trollers de mais! rsrsrsrs


    abs

  • #42
    Tô não, Chris! Rola td qto é viatura.
    Mas na trilha em q fizemos a Eguinha Pocotá e a Boca do Tubarão eram 6 Trollers, 2 Pajerinhos V6 e o Vitarinha de intrometido. Se não é o Clécio (do CWS) pra me tirar do sufoco na Boca do Tubarão eu tava ferrado!
    Ah, no passeio da revenda Estrada Real q rolou "sapassado" tinha obviamente Troller saindo pelo ladrão. Mas com mais de 70 jipes, não faltou Vitara, Samuca, Marruá, Williys, Pajerinho, etc...
    Abs

  • #43
    O bloqueio vai vir a medida que você vai usando seu carro na trilha e tiver realmente de saco cheio de ficar dando "X" e meter paulada na viatura... MAS para mim, que usa a viatura no dia-a-dia, ando muito em rodovias nos fds fico com receio de como o Vitarinha vai se comportar nesses momentos (asfálticos) ou até mesmo se vou gostar desse comportamento.. Enquanto isso, vou empurrando com a barriga e com o acelerador (moderando) e mais pra frente, chuto o pau da barraca e compro um bloqueio e me viro depois!

    Olha, essa dúvida é a q está martelando mais forte na minha cabeça agora. Como o carro irá se comportar no asfalto após instalar o bloqueio?
    Não tenho a mínima idéia de como será, nem se isso prejudicará a segurança ou a confiabilidade. Foda...

  • #44
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    boca do tubarao??? onde é isso? nunca ouvi falar dessa trilha..

    butao.. se vc tá andando com esse povo com 70, 50, 45 jipes, na boa.. vc ainda NAO FEZ TRILHA..heheheh vc fez passeio....

    sobre o bloqueio no dia-a-dia.. tem um punhado de gente aqui que usa e tem o jipe como unico carro.. dá p/ rodar sem problemas... eu por exemplo nem lembro que meu jipe é bloqueado..

    se vc quer comodidade e "grana no bolso" compra entao um bloqueio SELECIONAVEL, ou seja, vc liga a hora que quiser. compre um ARB..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #45
    Fabil,
    Qto custa esse trem aí? Vc poderia dar mais detalhes sobre o comportamento do seu jipe depois q vc instalou o bloqueio?
    Cara, essa trilha (ou passeio, como queira) com 70 jipes q rolou agora contou com neguinho puta véia de trilha participando. Foi um esquema tipo os do Pigs Off Road, mas a chuva deu uma bela apimentada nas coisas! Mas saquei o q vc quis dizer!
    A Boca do Tubarão é uma pequena trilha na região de Sabará (viemos por Raposos), cheia de erosões e umas pedras tb. E cheia de aranhas - vimos uma caraguejeira que parecia um alien, de tão grande!! ..rs A entrada dela é ao lado de uma estradinha de terra, um degrauzão bem bacana. É curtinha, mas gostosa. Se vc conhece o Clécio, dá uma ligada pra ele q ele te explica como chegar lá.
    Ah, parece q vc conhece meu vizinho de prédio, o Guilherme Vovô - eu prefirao chama-lo de "Guilherme Rôia" ..hehe
    Abs
    4X4 Brasil

  • #46
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    bloqueios 100% automatico ( lock rite e similares) travam as planetarias sob torque, ou seja, toda a vez que vc estiver acelarando ele trava e assim as rodas giram iguais..
    na trilha/estrada de terra vc nem sente a diferenca se tem ou nao bloqueio ( exceto obvio para superar obstaculos), no asfalto, vc precisa "re-aprender" a dirigir,de modo que sempre em curvas, as mesmas deverao serem feitas aliviando o pé do acelerador ( aliviando o torque) e com isso o sistema possa "liberar" automaticamente o bloqueio fazendo o TEC-TEC-TEC-TEC caracterisitico desse sistema..
    se vc entra acelerando forte numa curva de pequeno raio ( de grande raio praticaemnte nao acontece nada) o jipe terá uma forte tendencia a sair de traseira arrastando a roda de dentro da curva..
    esporadicamente tb é normal ouvir uns TECs mais altos e fortes, geralmente quando se arranca o carro depois de uma manobra curta ( baliza etc..) devido a posicao que os drivers do bloquieo param e no momento da arrancada eles se encaixam nos dentes da planetaria fazendo o TLEC forte, tao forte que vc acha que quebrou tudo.. mas é normal..

    tirando esse incoveniente do barulho, vc aconstuma a dirigir carro bloqueado automatico rapidinho.

    bloqueios selecionaveis ( p/ vitara o unico disponivel é o ARB) por meio de um compressor de ar, ele aciona a trava das planetarias, ficando carro 100% bloqueado quando acionado. e quando desacionado o diferencial volta a ser como original.
    esse ARB vai lhe custar na casa dos 3mil ( bloqueio + compressor) + uns 400,00 de MO de instalacao.

    sim.. conheco o Clecio.. e tb o Vovô... heheh

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #47
    Usuário Avatar de Pablo Toledo
    Entrada
    06/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Butão;

    Deixa eu voltar atrasado à discussão.

    Quanto aos custos da preparação, estes são elevados sim. Portanto, se você tiver condições de comprar um Troller, vá em frente. É mais caro do que um Vitara preparado, mas é mais 4x4 também em todos os sentidos...além de muito mais apropriado para longas viagens/expedições. Uma outra opção (bem) mais em conta seria uma Cherokee 97/98, que eu particularmente acho um carrão e com excelente desempenho off-road (sei que muitos discordam, mas enfim).

    Aproveitando que falam de bloqueios, acabei de pegar agora de noite meu Vitara com o lockright instalado (yes!!!!!!!!). No trânsito pesado de São Paulo, não senti diferença alguma de condução, salvo exceção aos já tão comentados estalos que são característicos.

    Aliás, chegando no prédio da patroa, estava eu estacionando o carro na garagem e os estalos comendo solto! Acabei pegando o elevador com mais duas pessoas. Uma delas, com certa timidez, me alertou de um barulho estranho no "jipe"...ehehehehe...eu orgulhoso respondi que esse era o charme dele...rsrsrs

    []s bloqueados

  • #48
    O depoimento do Fabil confirmou meu maior temor em relação ao bloqueio da Lock Right, ou seja, ele anula permanentemente a ação do diferencial, o que - no meu entendimento - inviabiliza o jipe para uso em rodovias. Não dá pra pegar estrada com o carro instável e saindo de traseira a cada curva, fora o desgaste dos componentes da trasmissão. Acho q só mesmo experimentando um assim para dar o veredicto final, mas em teoria a coisa fica mesmo complicada.
    Já esse outro bloqueio ARB é (muito) caro mesmo, mas tecnicamente me parece ser a solução.
    Abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade