x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 52 de 52
  • #49
    Usuário Avatar de marcus.augusto
    Entrada
    23/03/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    253
    Agradecimentos: 0



    Bom Eduardo, você falou aí que já olhou o sistema todo, sem vazamentos etc... no caso vc disse que olhou a bomba dágua e a mesma está ok... mas vc olhou mesmo, tipo - retirou ela do lugar pra olhar? To falando isso porque a minha bomba dágua eu mesmo troquei antes de dar pau (sem nenhum conhecimento em mecânica - apenas lendo e vendo nos fóruns gringos uns tutoriais), mas posso te falar que eu já havia notado que ela apresentava indícios de um início de vazamento e realmente eu completava a água do radiador mais do que o normal, talvez 1 ou 2x por semana. Vou te falar que esse sintoma você só nota porque existe um pequeno orifício de respiro que começa a ficar com a cor da ferrugem da água do radiador (quase sempre tem alguma) e não porque dá pra ver nada pingando e tal até porque a água ali é tão quente que já sai em forma de vapor mesmo. Eu tinha um pequeno furo, do tamanho de uma cabeça de alfinete num selo de uma peça onde tem um duto de água, saía tão fino mas com tanta pressão que dava pra escutar de fora do carro - e foi aí que eu vi como um furinho besta pode ZERAR sua água no radiador em questão de horas... de casa até o trabalho, cerca de 30min de trânsito era o bastante pra ficar preocupado, por isso tampei esse furinho com durepoxi (gambiarra bem feita porque já dura mais de 3 anos).

    Mas vamos lá... Desmontando a bomba d'água do carro você logo vê que existe lá dentro uma espécie de ventoinha, mas que na verdade funciona como rolamento mesmo. Essa peçinha sofre muito desgaste e pode estar realmente com bastante ferrugem, ou até rachaduras se bobear - depois fiquei pensando, a cor da água no meu radiador poderia até estar vindo disso.... daí repito: só desmontanto tudo e tirando do lugar mesmo pra você ter certeza.

    E já que vai desmontar a frente do carro pra isso (Radiador, correias etc) e vai ter que tirar a bomba, porque não uma manutenção geral. Foi o que eu fiz, troquei correia dentada, esticador, correias periféricas e aproveitei pra dar uns apertos no suporte do meu alternador que tava fazendo a correia cantar um bocado. Eu troquei pela bomba OEM a mais cara no mercado mesmo - devo ter pago uns R$170, ou algo assim - não me lembro! Minha dica é essa, mas senão for necessário fazer o resto ou tiver com $$$ falta de tempo $$$, faz só a troca dessa bomba mesmo, que aí vc pelo menos troca o retentor de uma vez, elimina as opções que tão deixando na dúvida e vc fica com a manutenção geral em dia. As mangueiras do radiador só se estiverem muito gastas ou rachadas mesmo... mas quanto a olhar a água é uma boa prática fazer isso toda semana e o óleo eu olho é quase todo dia hahaha.

    A propósito... esse lance do termostato eu vou parar pra olhar numa auto-elétrica ou oficina mecânica também, acho importante saber se a temperatura está realmente sendo indicada no painel.
    4X4 Brasil
    Zuki-Sam Bloqueio/Guincho e para-brisa rachado

  • #50
    Usuário Avatar de Álb@no
    Entrada
    11/10/2010
    Local
    Paraíba/PB
    Idade
    41
    Posts
    160
    Agradecimento: 1
    Saudações, amigos!

    Fazem uns 3 meses que, durante uma pequena viagem, notei que o motor do Samurai estava esquentando. Meu jipe sempre foi "cabeça fria", e quando me deparei com o marcador de temperatura acima de meio, fiquei alerta. Ao primeiro sinal que não era engano, a fumaça já era notada. Parei no acostamento e notei que a água estava sendo expulsa pelo suspiro do reservatório plástico. Como era noite, esperei esfriar, completei o nível e tentei chegar num local povoado. Parei 3 vezes antes de encontrar um local menos esquisito e a água sempre fervendo. Liguei para amigos que moravam próximo e fui socorrido. No outro dia peregrinei por algumas oficinas, descartando hipótese de entupimento do sistema, avarias no radiador ou problema com a válvula termostática. Quando estava prestes à mapear a bomba d´água, um senhor que consertava um caminhão perto de nós alertou; comece trocando a tampa do seu radiador. PRONTO! Problema resolvido da forma mais "simples" possível.

    Haaaa, como pude deixar de notar que aquela tampa estava oxidada à ponto de comprometer sua função? Se eu tivesse adivinhado (risos). Agradeci ao sábio mecânico e continuei minha viagem. Até hoje o sistema está zero.
    4X4 Brasil
    E assim vou levando a vida - Paraíba afora.
    Samurai Metal Top 1997

  • #51
    Ai as fotos da bomba. As "orelhas" estão boas. Tem até um adesivo com a data: 04/2010 portanto é relativamente nova. Como achei uma bomba nova aqui em Porto Alegre mesmo (180,00) vou troca-la pra aproveitar o trabalho todo de desmontar aquela frente lá.

    Valeu as dicas galera! To indo pra oficina

    -aig_20131220_57800.jpg

    -aig_20131220_57802.jpg
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #52
    Usuário Avatar de marcus.augusto
    Entrada
    23/03/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    253
    Agradecimentos: 0
    No olhômetro parece estar boa né... mas já que tirou já aproveita e deixa essa de reserva na caixa. Essa dica da tampa do radiador é mesmo importante, ninguém lembra disso na hora do aperto ou de verificar TODO o sistema e pode ser realmente o X da questão.

    Vlw a dica Álbano
    Zuki-Sam Bloqueio/Guincho e para-brisa rachado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade