Este Vitara é teu primeiro 4x4 ???? Cara, como vc. compra um 4x4 sem levar alguém que entenda, conheça o jipe para avaliar



Temo que vc. possa estar numa fria.........de toda forma, se comprou em loja, esteja preparado para reclamar e cobrar dos caras o reparo (que provavelmente não será barato) dos defeitos que vc. relatou.
Vamos às tuas dúvidas:
1 - a "zuada" parecida com rolamento de roda que vc. relatou não tem nada a ver com roda-livre travada ou destravada. Tanto faz a posição da RL, não faz este barulho, seja em 4x2, 4x4h ou 4x4L. A fonte deve estar no sistema de transmissão, pode ser a caixa de transferência, diferenciais ou mesmo rolamento de roda, ou até pneus com desgate irregular.
Para tentar isolar a fonte do ruído, faça um teste:
engate a tração 4x4H, arranque e ande uns 50m tracionado em linha reta. Pare e desengate a tração mas NÃO DÊ MARCHA A RÉ (para não desengatar as RL). Arranque novamente agora em 4x2 e ande normalmente, suba a velocidade. Surgiu a "zuada" ???
Agora repita o procedimento, pára, engata 4x4H, anda um pouco, pára, desengata a 4x4H e DÊ MARCHA A RÉ UNS 10m (para desengatar as RL, vc. deve ouvir um estalo característico, nada muito forte). Arranque e ande normalmente em 4x2...............a "zuada" sumiu ???
Se sumiu ao executar o 2° procedimento, teu problema está isolado entre o diferencial dianteiro e a caixa de transferência (mais provável ser nesta última). Se continuou mesmo assim, o problema pode ser na caixa de câmbio, diferencial traseiro, cubos de roda etc........
2 - estou no meu segunda Vitara com câmbio auto. O comportamente que vc. relatou não é normal, teu câmbio tem algum problema com toda certeza. Se arranca normalmente em D e demora e dá trancos em L (acontece também em R??) pode ter algum problema de falta de pressão no circuito da 1° marcha (L) ou algum desgaste..........já fez a troca do fluído da transmissão e filtro para ver se melhora alguma coisa ?? Se não, trate de fazer, e aproveita quando abrir o cárter do cÂmbio para a troca, para inspecionar a parte de baixo do câmbio e principalmente o óleo velho, se não há limalhas ou outros resíduos sinais de desgaste dos discos do câmbio.
Verifique estes problemas com um mecânico experiente em 4x4, que conheça Suzuki de preferência e se necessário vá conversar com a loja que te vendeu o jipe............
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