x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/11/2007
    Idade
    51
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Como identificar se o sidekick está fumando




    Prezados colegas, comprei um Sidekick 1.6 / 93 e solicitei que fizesse troca de óleo, filtros e correias como de praxe. O mecânico me informou que para este carro é interessante usar óleo sintético. Rodei por volta de uns 1300 Km's quando assustei ao verificar o óleo do motor que estava zerado. O led do painel não ascendeu informando que não havia óleo no motor. Também não sei quanto tempo / Km's eu rodei sem óleo. Não percebi nada de errado com o carro e nenhuma alteração após ter abastecido com óleo (usei o 5w40 sintético, é este mesmo?). Quando eu estava adquirindo-o, fiz o teste para verificar se ele estava fumando da seguinte forma. Coloquei a rotação por volta dos 3500 rpms, segurei por uns 3 segundos, fui aliviando até chegar em umas 2000 rpms e depois pisei novamente até voltar nos 3500 rpms e verifiquei se sairia fumaça. Saiu um pouquinho que acabei avaliando por normal por se tratar de um veículo de 93. Após ter rodado sem óleo (não sei quanto tempo), fiz o teste novamente e ele continua do mesmo jeito. Aparentemente o motor está justinho, mas tenho minhas dúvidas. Agora estou verificando se o nível do óleo vai abaixar novamente e estou marcando a quilometragem. Não há sinais de vazamentos, portanto imagino que está fumando, por outro lado acho que baixou muito rápido, pois completei 3 litros neste período de uns 1300 km's rodados. Normalmente não há sinal de queima excessiva. Alguém pode me ajudar neste assunto? Se necessário alguma intervenção, o que me indicam? Como avaliar o que necessito fazer? Onde me indicariam fazer uma troca de anéis ou até mesmo onde fazer o motor com segurança e qualidade? Aproximadamente, quanto fica em R$ para fazer um motor levando-se em consideração que utilizarei peças de qualidade e uma mecânica confiável? Grato por toda e qualquer colabaração. Estou à disposição também para ajudar no que for necessário. Estou em Juiz de Fora - Minas Gerais.

  • #2
    Tenho um do mesmo ano e condições...já está rodando assim a mais de 3 anos no total pois o dono anterior que usava somente no off-road, me informou que baixava óleo, mas o motor trabalha "suave" sem rajar, então uso sempre 1/2 lt. de Bardal B-12 e/ou similar, qdo vou para trilhas sempre que necessário mando um óleo grosso pra dentro, pois melhor gastar um pouco mais num óleo bom do que perder o motor...
    Mas se vc acha que eh demais e inviável se vc usa-o no dia a dia, melhor então procurar um bom mecânico, abrir o motor e fazer o que tiver que fazer.
    Eu n estou dando muita bola pra isso pois qdo quebrar de vez, irei colocar um AP-1.8

    Em breve o pessoal irá postar aqui indicando vários mecânicos na sua região, pois neste fórum tem muitos Mineiros Uhai!!!!

    Aqui na minha cidade tem uma distribuidora de peças importadas que sempre tem bons preços nas peças para Vitara tbm. Se precisar peça orç. e caso queira comprar através da página pode ficar sossegado, que a empresa zela pelo bom atendimento. http://www.motorsimports.com.br
    Além destes:
    LOJAS DE PEÇAS EM SP PR
    MOTOR JAN CTBA - 41-33679384
    sarancar@sarancar.com.br - 11-63322509
    suzucar@suzucar.com.br - edvaldo 11-37449954
    contato@japanautoparts.com.br - 11-56340294
    alternativa4x4 - robson@alternativa4x4.com.br 11-62215359
    apoio4x4@apoio4x4.com - 16-39696272
    Carrera SP - 11-36492020

    SDS
    Willys 51 - Ap 1.8 by VW-----Willys 57 - 2.3 by Opala
    Jeep Ford 68 - 4.1i by Omega
    Troller - 2001 - 2.8 Turbo/intercooler

  • #3
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    51
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Meu Side mesmo ano do seu, também baixa bastente, tem que ficar esperto com o nivel so oleo, nesta troca baixou 2,5L (5.000 Km), sabia do problema o mecanico pediu pra ficar de olho no oleo e ver até onde o motor vai, isso ja faz 4 anos.
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    mcpg,

    Vamos por partes...

    Este motor foi projetado para uso de óleo mineral. Quem te indicou o óleo sintético não entende nada do assunto.
    Além disso, estamos falando de um motor com 14 anos de uso. Usar óleo sintético é, no mínimo, desperdício.
    Os óleos sintéticos normalmente são muito "finos". Se houver algum lugar por onde possa vazar, ela vaza mais fácil. Eu usava óleo 20W50 no meu Vitara 16V, antes de trocar o motor.

    Bom... Quanto a vazar óleo, nem sempre ele aparece o vazamento. Se for vazamento em retentores, pode ser que vaze só quando está funcionando, e daí só vaza "rodando". Isso aconteceu com meu Vitara, quando estava vazando óleo pelo retentor traseiro. Só percebi que vazava por causa de um pequeno filete de óleo sujo na parte de trás do motor.

    Leve seu carro em algum mecânico em BH que entende de Suzukis, e peça para que ele verifique eventuais vazamentos. O pessoal de BH aqui do fórum certamente te indicará alguém de confiança.

    Retificar o motor? Será que precisa? Novamente, a pessoa mais indicada é um bom mecânico. Talvez uma troca de anéis e retentores resolva. Agora, se você quiser realmente retificar o motor, vai gastar cerca de R$3.000 colocando peças novas e de boa procedência. Se quiser, tenho boa parte desta peças comigo, que "sobraram" depois que o motor foi condenado, e coloquei um novo motor. Estou fazendo abaixo do custo. Te ajudaria a baixar o custo, e me ajudaria a recuperar parte do dinheiro que investi no carro. Veja aí... Se tiver interesse, o tópico de venda é esse:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32103

    []´s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #5
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    Baixar um pouco é normal...

    Mas realmente baixou muito! Pode ser do óleo sintético e mais fino e deve ter algum vazamento!

    Acho que não é caso para retífica!

    Se tiver condições, leve na Minas Motors e converse com o Edmur. 3411-6996

    [s] e boa sorte
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    43
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Cara, bota um castrol GTX + bardahl prolonga e já eras!!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #7
    isso aí deve ser culpa do óleo sintetico que você usou....
    use um óleo mineral, de preferência 20W50....

  • #8
    óleo sintético é só para motores de alta potência específica e olhe lá.

    o que vc tem que seguir é a viscosidade. no caso de motores mais rodados

    pode-se usar um óleo mais "grosso". um tipo "alta quilometragem" pode ajudar.

    Lembre-se: óleo com o nosso combustível brazuca troca-se de 5 em 5 mil km

    oficina Suzuki em BH: Minasmotors 31-34116996 Edmur/Dudu/Anderson

    Retifiquei o motor do meu ex-sidekick com eles. Ficou nota 10.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/11/2007
    Idade
    51
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Que bom ter conhecido o forum e todos vc's que estão me ajudando. Muito obrigado pelas dicas. Então o melhor óleo para ele é o mineral? Aproveitando que estou falando só com feras no assunto, gostaria de perguntar se os senhores têm ou já tiveram problemas com ruídos na tampa traseira e no banco traseiro. Fiz de tudo para regular aquele batente e o trico e não consegui. Levei a uma oficina mecânica e nada, continua fazendo barulho. Quanto ao banco traseiro, é o encosto que faz barulho quando vibra para frente e para trás de acordo com o balanco do carro. Só mais uma perguntinha, quantas libras geralmente colocam nos pneus em trilha? E na cidade?

    Quanto às peças do motor para retífica, vou verificar se realmente vale a pena fazer a retífica. Independentemente terei que esperar um pouco, pois tive umas despezas recentes com ele. Se eu necessitar de alguma coisa, entro em contato contigo.

    No mais muito obrigado pela prontidão dos senhores. Um abraço a todos e até,...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/11/2007
    Idade
    51
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Esqueci de dizer que recondicionei as abraçadeiras das portas e tampas.

  • #11
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    43
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Esse problema da tampa traseira acho que resolve vc calçando aquele batente redondo que tem na lateral da tampa. Use borracha ou couro que acho que resolve. Pra mim resolveu com fita isolante, mas com o tempo vai se deteriorando. É bom não forçar muito, pois pode danificar as dobradiças.

    Sobre o banco, o que eu posso te dizer é para verificar os parafusos que une o banco ao encosto, o meu do passageiro tavam meio frouxos e resolvi a folga do encosto apertando os ditos cujos.

    Sobre o óleo, 20w50 é o óleo. A marca vc escolhe, eu uso Castrol GTX.
    E uma dica para mecânicos: para motor, câmbio, bombas d´água, direção e injeção te aconselho a procurar por um mecânico que já tenha experiência com vitaras ou suzukis em geral. Mecânica 4x4 (aqueles que mexem muito mais em willys e band) em geral te recomendo apenas para trocar peças da suspensão ou colocação de acessórios.

    Espero ter ajudado um pouco.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #12
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    51
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Tirei o barulho do banco traseiro passando uma fita de alta fusão onde trava o banco.
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade