Gostaria da opinião de vcs. Uma série de problemas envolvendo um alternador desnivelado (o q me deixa mais p%$#@ é q foi colocado na JapanAutos q, supostamente, entende do assunto) resultou num motor quebrado. Ou seja... tou lascado (pra evitar palavras mais baixas).
O mecânico q abriu o motor viu o tamanho do estrago e me pediu as peças q seguem. Eu não conheço algumas coisas q foram pedidas e peço a opinião sobre duas coisas: É mto difícil conseguir essas peças? E elas são mto caras q compense mais colocar um motor AP do q arrumar o do samurai?
- 1 eixo girabrequim (eixo principal)
- 1 filtro de óleo casquilho fixo e casquilho móvel (q isso???!!?)
- 1 tubo de cola para Samurai (idem?!?!?!?)
- 2 calços do motor
Eu queria mto continuar com o motor do Suzuki q sei q é mais confiável (quer dizer... não sei se continuará sendo depois disso). Mas tdo depende dos valores tb...
Faz um orçamento das peças na Suzucar, na Alternativa 4x4 (eu ia dizer Japan, mas acho que não é uma boa) e vê em quanto fica. Aí você decide se é melhor colocar um AP. Aproveita porque tem um anunciado na seção de vendas.
A manutenção do AP certamente é mais barata.
Dependendo do valor, de uma olhada neste endereço tem um motor e caixa completo à venda, ainda sobraria muitas peças para vender, pensa bem , boa sorte
Dependendo do valor, de uma olhada neste endereço tem um motor e caixa completo à venda, ainda sobraria muitas peças para vender, pensa bem , boa sorte
Já mandei ver orçamento na alternativa, mas havia me esquecido da suzucar! Valeu!!!
Gustavo, pois é cara... o problema é q foi em cadeia. O alternador desnivelado deixou a correia pulando do lugar. Pra piorar, os caras da japan fizeram sei lá o q pra colocar aquele alternador e (depois q vi) o alternador estava com algumas lascas como se alguém tivesse batido nele. Resultado: além da correia ficar saindo, ela, depois de um tempo, rasgou. A q tinha sobressalente tb não durou mto. Mais um agravante: estava na estrada. Tanto na estrada (logo qdo a correia soltou) e um poko depois, eu andei com ele sem correia (na estrada não dá pra se parar de repente). Com isso ficou sem bombear água no motor q consumiu mais óleo. Consumindo mais óleo eu fiquei sem. O resto vcs já imaginam...
Acabei refazendo o motor. Foram trocados coxins do motor, virabrequim (ou girabrequim... cda um fala de um jeito) e outras coisas menores q esqueci o nome. Pistão tava OK e o restante das peças mais "perigosas" estava OK.
Vi depois meu virabrequim, ficou realmente ruim, lascou bastante.
Comprei tdo na suzucar e fiz num cara mestre em motores em Volta Redonda - RJ (q era onde o jipe ficou). Tdo, com mão de obra, saiu R$1300. Achei cara a mão de obra q esperava menos (300). Mas o serviço do cara é bão além de ser super honesto, de forma q não me arrependi de ter deixado com ele.
O bom é q tou com motor praticamente novo! hehehe...
Preço das peças originais Retifiquei meu motor e cambio, alem de uma revisão no eixo traseiro que estava com um retentor estourado
Segue a lista de peças trocadas, todas originais compradas na alternativa 4x4, só as engrenagens do cambio foram compradas na suzucar. Os preços são bem salgados
Kit de embreagem R$ 390,00
Correia dentada R$ 120,00
Junta completa do motor R$ 320,00
Tensor da correia dentada R$ 98,00
Bronzinas da biela R$ 77,00
bronzinas dos mancais R$ 112,00
Retentor da caixa de transferencia R$ 40,00
jogo de aneis R$ 185,00
bomba dágua R$ 120,00
coxim do cambio R$ 110,00
bomba de óleo R$ 450,00
coxim do motor R$ 120,00
retentor eixo traseiro R$ 84,00
filtro de óleo R$ 23,00
Engrenagem da ré e tambor da ré e 5° R$ 250,00
no final ficou tudo por R$ 3900,00, mas porque mesmo minha bomba de agua e de óleo estando em perfeito estado preferi aproveitar para trocar tudo, e não ter mais dor de cabeça com o motor!
Acabou que a unica coisa que não troquei foi os pistões, pois estes eram novos, e meu bloco já está com 0,50 de retifica, ai para trocar os pistoes eu teria que passa-lo para 0,75, e segundo o mecanico eu queimaria um medida atoa, já que meu bloco estava perfeito e os pistões tb, só os aneis que era "tabajara" que tinham ido embora, na verdade ele me falou que os aneis nem eram do samuka!!!, eram adaptados de outro carro, ou feitos, por isso acabaram rapido mas sem danificar o bloco.
Por isso preferi trocar tudo o que podia, retifiquei meu comando de valvulas e meu virabrequim que estava começando a fundir, e preferi ficar com algumas peças sobressalentes a depois de um tempo ter problemas novamente com o motor, por isso tambem foram revisador o radiador, o ar condicionado (compressor etc) e o cambio.
Deixei a T-case para depois... pois nem queria saber de problemas com ela....depois que me recuperar ai eu verifico, afinal só para desce-la são uns 200,00, depois de aberta.....só deus sabe! e aparentemente ela está ok.
Agora, eu é porque gosto muito do motorzinho suzuki, pois por R$1000,00 a mais eu colocava um AP 1.6 MI a alcool, mas não quis ficar com o carro modificado e principalmente, ter que trocar tanque, bomba, etc.....
falta agora a regulagem eletronica, aqui em Goiânia só tem um cara bom em regular o suzukis, e a agenda dele é mais cheia que a do presidente!
Mas estou amaciando o bichinho, e até agora ele está muito melhor do que antes, nem parece o mesmo 1.3!