x
Convex Datacenter
Página 1 de 19 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 222
  • #1

    GV/Tracker: Diesel ou Gasolina?




    Pessoal,

    quero comprar um GV ou Tracker e estou na dúvida quanto à motorização: diesel ou gasolina.
    Prefiro o diesel pela economia mas fico com medo dos problemas ocorridos com o motor Peugeot. Esses problemas já têm solução simples?
    E quanto ao motor Mazda? O rendimento é fraco? Dá para melhorá-lo?
    O consumo do 2.0 gasolina é alto?

    Grato e um abraço.

    Fabiano

  • #2
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Seguem as considerações de quem escolheu o bom e velho 2.0 GASOLINA:

    a) primeiramente é bom que se ressalte que o motor Mazda não serve de parâmetro. Quem já dirigiu um Tracker 2001 Mazda e um 2003 Peugeot sabe que a diferença de potência é absurda. ESQUECE O MAZDA!!!!!!!

    b) Um Suzuki/Tracker 2003 diesel (Peugeot) está uns 55 mil. Um Tracker zero gasolina está 61 mil. CINCO ANOS MAIS NOVO;

    c) Pare num mecânico e pergunte sobre a manutenção do Tracker diesel e compare com o gasolina. Imagine essa manutenção num carro com 5 anos de uso em comparação com um carro zero (com dois anos de garantia). Na verdade, quando você começar a se preocupar com manutenção, daqui a 2 anos, o Tracker 2003 já terá rodado 7 anos;

    d) a oferta de peças e indiscutivelmente maior para a opção a gasolina;

    e) porque a Chevrolet parou a importação do diesel? E quando decidiu voltar optou pelo gasolina? PERGUNTE PRA UM MECÂNICO DE UMA REDE AUTORIZADA CHEVROLET.

    f) experimente cotar o seguro de um diesel 2003 e um zero gasolina (eu paguei R$ 1.600,00 com classe de bônus 4)

    g) o tópico que foi aberto pelos proprietários de Tracker/Peugeot deve falar por si só:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=28482

    RESSALVA: OS TRÊS CARROS REFERIDOS SÃO EXCEPCIONAIS OPÇÕES DE COMPRA SE COMPARADOS A OUTROS SUV E PICAPS 4X4. ACHO QUE QUEM COMPRA UM G.VITARA/TRACKER, INDEPENDENTEMENTE DA MOTORIZAÇÃO, TÁ COM UM CARRÃO NA MÃO.

  • #3
    Usuário Avatar de vasques
    Entrada
    25/08/2006
    Idade
    62
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    Tracker Diesel / Gasolina

    Vá de Diesel sem dúvida nenhuma, anda muito mais , tem mais torque, se souber comprar e fazer as manutenções, como trocas de filtro etc ... e comprar peças fora da concessionárias GM (lojas que vendem peças pra Suzuki) nunca terás dor de cabeça e o motor é muito durável. O meu Tracker (ano 2002 motor peugeot 140 CV) por exemplo, está com 81.300 km e não abaixa o nível do óleo e troco a cada 5.000 km , só como exemplo o Stilo 2006 da minha esposa (compramos OK) está com 18.730 km e baixa 500 ml a cada 3000 km. Os motores Diesel são muito mais duráveis, aguentam mais o tranco e dão menos manutenção, respeitando as preventivas. A gasolina é um hidrocarboneto com frações muito leve, isso dilúi o óleo do carter fazendo com que a lubrificação fique menos eficiente, e quando o motor é muito exigido ele logo terá que passar por uma retífica, bem mais isso é outra história, vá de Diesel.

  • #4
    De longe, muito longe: diesel! Pela robustez, pela autonomia (roda mais de 800 km com um tanque), pelo ronco inconfundível, com o giro do motor baixíssimo...E pela economia: o diesel custa ~1,70 em São Paulo, na Bélem-Brasília, em Tocantins, no Pará, em qualquer lugar que vc queira chegar aqui neste país...e tem em qualquer lugar! A gasolina vai subindo de preço por esse Brasil afora...enfim: DIESEL!

  • #5
    Entre um motor diesel e um motor a gasolina, o a diesel leva inumeras vantagens realmente, mas a questão é este motor diesel Pegeot que equipa os GV/Tracker. Este motor especifico tem tido muita queixa, basta dar uma volta pelo Forum para ver.

  • #6
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Fernando Teixeira Ver Post
    Entre um motor diesel e um motor a gasolina, o a diesel leva inumeras vantagens realmente, mas a questão é este motor diesel Pegeot que equipa os GV/Tracker. Este motor especifico tem tido muita queixa, basta dar uma volta pelo Forum para ver.

    Bem colocado.

    Acho que a discussão não é sobre motores diesel e gasolina. Acho que a esmagadora maioria dos jipeiro preferiríam um motor diesel a um gasolina. As vantagens do diesel são conhecidas de londa data: menor custo do combustível, maior torque, "ronco inconfundível".

    O que se discute é comprar um GV/Tracker com motorização diesel ou gasolina.

    Nesse sentido, temos que considerar custo x benefício das opções, ressaltando que o comprador espera ficar uns 5 anos com o carro.

    A primeira opção que levantei foi um Tracker ano 2002/2003 diesel, ao custo de R$ 55 mil, que deve estar com uns 70 a 80 mil rodados e que, nas mão do novo comprador, deve chegar a uns 160 mil (considerando rodar uns R$15 mil por ano).

    A segunda é um Tracker gasolina, zero bala, por R$ 61 mil. Isso porque um 2003 gasolina tá uns R$ 35mil e com R$ 20 mil de troco você cobre qualquer diferença de consumo maior de combustível que exista. Porisso optei por comparar o 2003 diese com o 2007 gasolina.

    a) o custo menor do combustível representa uma economia despresível se comparado ao custo de manutenção da primeira opção. Especialmente quando passa dos 100 mil km. Notem que não estamos falando de carro diesel zero km. Mas sim carros com 80 a 100 mil rodados (com 5 anos de uso). Quem garante que nesse tempo ele teve uma manutenção rigorosa? Eu não apostaria 50 mil nisso. Sinceramente acho que com a qualidade do diesel brasileiro e as características que foram contruídos os motores em questão é certo que terá problemas após os 100 mil;

    b) é iquestionável a qualidade dos motores Suzuki gasolina. Não há necessidade de discutir seus predicados, nem abrir forum pra discutir seus defeitos, porque simplesmente não existem. Encontrar Vitaras com 150, 170 mil rodando com motores originais não é fato raro.

    c) a questão do "ronco" é discutível e considero secundária. Acho a fumaça do diesel desagradável mas também é questão irrelevante;

    d) ninguém falou da diferença do preço do seguro, da oferta de peças, da aceitação do mercado.

    Valeu pela discussão.

  • #7
    Andre,

    Sua analise está perfeita no meu entender
    Levando em conta todos os fatores, penso igual

  • #8
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    RESUMINDO:

    Jipe à diesel é melhor que gasolina (melhor no consumo e melhor no torque). Só que no caso do G.Vitara/Tracker isso não compensa.

    Primeiro em decorrência de problemas de projeto (o motor Mazda é fraco demais e o Peugeot apresenta problemas de filtragem e injeção com o diesel brasileiro).

    Segundo porque o preço de compra, manutenção e seguro das opções à gasolina compensam com folga o maior gasto de combustível.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Alex_BR
    Entrada
    08/02/2007
    Local
    NATAL/RN
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Andre concordo com vc, acho que a grande questão é a relação custo X benificio, pois não se compara uma viatura nova com dois anos de garantia, com uma viatura com quatro ou cinco anos de uso.

    Abs,

    Alexandre.

  • #10
    Usuário Avatar de vasques
    Entrada
    25/08/2006
    Idade
    62
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    Tracker Diesel / Gasolina

    Se o Diesel é de baixa qualidade não pensem que a Gasolina é diferente. O motor da Tracker a gasolina é projetado para uma outra qualidade de combustível. A nossa gasolina contém muita Nafta Craqueada (alto teor de olefinas) que se ao adicionar Álcool Anidro, este contem cobre, aumenta o teor de goma (resíduo indesejado que forma após queima) o que leva a manutenção mais freqüente do motor. A nossa Gasolina quando exportada é vendida como um produto a ser adicionado em outras Gasolinas, pois ele sozinha não atende especificações de outros paises, ai tem a ver o tipo de Petróleo processado complexidade das Unidades de Processo das Refinarias etc..., e a Gasolina por ser mais cara, é objeto de adulteração com solventes mais baratos, facilmente encontrados no mercado. Já o Diesel contém em sua composição correntes de Querosene / Nafta pesada/ Diesel Pesado / Diesel Hidrotratado, mas é verdade que ele tem a lubricidade, inferior de outros paises (talvez pela adição da Nafta Pesada) mas isto está sendo resolvido com aditivos, porém ele é encontrado mais próximo do produto que sai das Refinarias ou seja menos adulterado. Quanto a água também é verdade que ela está presente no Diesel, mas estes carros têem filtros para sangria e também quase todos os postos já vendem Diesel filtrados, portanto faz menos estragos no motor, mesmo esses sendo projetados para Diesel de outra qualidade. Aqui vou fazer uma propaganda, estou prestes a concluir um filtro pra Diesel com carvão ativado, que através da percolação (migração de fluidos na forma de um fluxo laminar através de pequenas fraturas) irá reter toda a água e ainda baixar o teor de enxofre ou seja vou queimar quase um Bio-Diesel.
    Quanto a confiabilidade do motor Peugeot ninguém nos tópicos teve problemas com ele e sim, com a eletrônica / elétrica da Tracker como chicote, acelerador eletrônico etc, o motor é confiável podem acreditar.
    Pra quem quer ter um utilitário pra uso urbano a Tracker a gasolina talvez leve vantagem, mas imagine uma situação de uma viagem longa, com a Tracker a Diesel você tem uma autonomia de 800 a 900 km depende do seu pé. Já passei apuros quando tinha uma Sportage a Gasolina, o Diesel dá muito mais confiança, você pode rodar bastante é o ponteiro do combustível não desce .
    Resumindo, pra ir à faculdade, escola buscar as crianças ir ao shopping, academia ou umas trilhas indoor, ou numa região próxima a sua cidade vá de Gasolina.

  • #11
    Meu amigo Vasques,

    Se a grande vantagem do diesel é rodar 800 a 900 kms dependendo do pé como você disse, isto pra mim não significa nada, já viajei da minha cidade para o nordeste, centro oeste, duas vezes para o sul, inclusive indo ao Uruguai, Argentina e voltando pela Foz do Iguaçu com carros a gasolina com autonomia de 300 a 400 kms e nunca tive problema de abastecimento.

  • #12
    Vasques,

    Dê uma olhada neste topico...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=28482

    e neste
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=28508

    Dentre outros aqui no Forum que estão tendo problemas com este motor diesel...

    Abrs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade