x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1

    Ajuda: Meu primeiro Vitara ( e agora, carburado ou injetado, dentre outras dúvidas )




    Caros,

    Estou prestes a fechar a compra do meu primeiro Vitara. Tive durante 1 ano e meio um Niva, muito inteiro por sinal. Já frequento o forum do lado de lá a muito tempo e hoje dei uma boa navegada neste espaço dos Suzukis... Como sempre, o pessoal daqui esta de parabens.

    Mas ainda me restam algumas dúvidas que gostaria de compartilha-las. São elas:

    1- Pelo $$, minha opção é um vitara Canvas 92 até 94, carburado ou injetado. Muita gente defende a manutenção mais barata do carburador e outros defendem a confiabilidade tecnológica do Injetado. Alguem poderia me dar uma base da diferença entre os dois motores? As peças para ambos são facilmente encontradas?
    Achei um 92 ( carburado ) por 19.500 e um 94 ( injetado ) por 21.000, ambos automático.

    2- O cambio automático é confiavel? O uso do carro vai ser 70% cidade e 30% passeios leves / médios. Posso ir sem medo? Já lí vários tópicos aqui no forum sobre o cambio automático. Existe alguma dica para pré diagnosticar algum problema no cambio automático?

    3- Quanto ao Canvas!!! O vitara não vai ser meu carro do dia a dia, para isso tenho um Idea HLX. O canvas é estruturalmente mais fraco que o Metal? Ou nada a ver? A capota é de fácil manuseio? Caso precise de reparos na estrutura ou na lona eu consigo estas peças no brasil?


    Bom, estou ingressando nesta família e quero agradecer a todos voces que fazem deste espaço um excelente pool de informação, cultura e amizades...

    Abraços a todos

    Luis
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • #2
    Luis,

    A gente já conversou em MP a respeito dos Vitara certo ??? De todo modo, e como tuas dúvidas são bastante comuns a quem tá chegando agora, vou colocar algumas opiniões baseadas na MINHA experiência de 03 anos de convívio com um Canvas, 92 auto. Se forem úteis prá vc., beleza. Se tiver mais dúvidas ou quiser conversar mais a respeito do meu Vitara, fica a vontade, ok !
    Inicialmente, tenho um Vitara Canvas Automático. Quando comprei, tbém queria um mecânico e só encontrei jipe de trilha, detonado........
    É mais fácil encontrar jipes automáticos em bom estado do que mecânicos. Não é uma regra, mas de modo geral os autos tendem a ser mais utilizados em cidade e menos em trilhas. Mas como sempre, vai depender de pesquisa e paciência encontrar um bom jipe.
    Vamos aos fatos: o câmbio auto é ótimo em trilhas, dá muito mais controle do jipe, só vejo pontos a favor. Evita trancos nos diferenciais, acaba preservando o conjunto todo. Imagina vc. entrando naquela subido em erosão ou naquelas pedras, a 5km/h, só na lenta, acelerando só um pentelhésimo e o jipe na boa, sem ratear, sem engasgar, nada. Agora faz isto só no controle embreagem x acelerador.............Claro que têm que saber usar, pois uma quebra do câmbio auto vai custar muuuuuuuuuito mais caro que a do mecânico.
    Andando na cidade, estrada o Vitara fica muito bom com o auto, fica um pouco mais "amarrado" que o mecânico (principalmente com pneus maiores) mas logo vc. acostuma com o jeitão e aprende a tirar proveito do câmbio auto.
    Manutenção: O importante em todo câmbio auto é logo de cara fazer a troca completa do óleo e filtro e limpeza do cárter, serviço que vai te custar umas 200 latinhas. O meu já rodei uns 25.000 km e tá perfeito, sem nunca dar nenhum problema.
    Ah, umas dicas para avaliar um pouco se o câmbio auto tá funcionando bem:
    Arranca o carro em D (drive), e vai acelerando na boa, normal. O câmbio deve trocar marcha em torno de 2500rpm, não muito mais que isso. Depois procura esticar, afunda o pé e ele deve esticar sozinho as marchas até uns 4500 / 5000 rpm e trocar sozinho, sem trancos. Alivia o pé e veja se ele reduz as marchas na boa, sem trancos. Daí "força" a reduçaõ de marcha manualmente, a uns 60km/h leva de D para "2" e então a uns 30/40 leva de 2 para "L". O câmbio deve reduzir imediatamente sem trancos e sem demora.
    Veja se o câmbio tá fazendo "kick-down" corretamente: andando a velocidade normal, sem acelerar (uns 50 / 70 km/h) e com câmbio em D, afunda o acelerador até o fim e segura ele lá brevemente. O câmbio deve sozinho reduzir de marcha forçando o motor a um giro maior e depois assim que vc. aliviar o pé ele deve retornar à marcha mais alta.
    Por fim dá uma avaliada no óleo do câmbio auto, tira a vareta que fica perto do distribuidor e veja se o óleo esta com uma cor avermelhada clara. Não deve estar escuro, e nem deve ter cheiro de "queimado".
    Quanto ao carburador x injetado, é aquilo que comentei contigo, a manutenção do carburador dos zuki não é complicada, peças são fáceis de encontrar nas Suzucar da vida. Ah, claro, o motor injetado é muito bom, e tende a dar menos manutenção no sistema de alimentação, como todo sistema de injeção, mas diria que é uma questão de $$$$$$$$$ que vc. tem disponivel para pagar pelo jipe e estado. EU prefiro um carburado inteiro, bem cuidado, a um injetado judiado e mal cuidado. Quanto ao motor, é o mesmo em ambos, muda claro o sitema de injeção ou carburador, e a bomba de gasolina que é diferente de um prá outro, a grosso modo.
    A capota dos Vitara é super fácil de desmontar, sem falar no teto solar que vc. consegue abrir até de dentro do jipe, sentado no banco. A desmontagem total não leva mais que 5min. e não requer prática. Manutenção na capota, o que pode ser necessário é troca de fecho e/ou visores (plásticas) da capota, coisa muito simples prá qquer capoteiro fazer. Fazer uma capota totalmente nova é um pouco mais complicado, mas um bom capoteiro faz e te cobraria em torno de 800 latinhas (aqui no sul um conehcido fez para o dele e gastou em torno disto a um ano.)
    Nossa !!!!!!!!! Isso virou um tratado !!!!! Mais dúvidas fica a vontade prá perguntar aí.
    PS : meu Vitara tá aqui te esperando..........rsrsrsrs

    [ ]s fazendo o comercial
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #3
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    Canvas ou Metal... Só um comentário...

    A única frustração que tenho com o meu é justamente não ser o canvas...

  • #4

    Hehe

    Grande Arlei...

    E voce acha que o de 19.500 que citei não é o seu? HEHEH...

    Vou te mandar um e-mail amanha pra voce ficar com dó de mim que vou ter que trazer esse carro ate Mina Gerais e me fazer um desconto de pai pra filho...

    Devo receber o dinheiro do Niva até terça feira... o seu, pelo menos pelas fotos que me mandou esta muito bom... Mas como estamos longe, precisamos ver mais detalhes antes de fecharmos... A distancia pode amolecer esse seu coração e me fazer um descontão aí ein!!! hehehe...

    Tenho um excelente mecanico aqui em Bh que se sente muito mais confortavel em trabalhar num carburado do que num injetado.. isso ta me fazendo pensar muito a respeito. Em contrapartida, em Guarulhos, SP, na Podium Multimarcas ( www.podiumultimarcas.com.br ) tem um 94 injetado por 21.000,00 A diferença diferença é muito pouca em relação a idade dos caros. Claro que não conheço nada do carro, mas tb preciso avaliar.

    Vamos evoluir na nossa conversa nos e-mails... quem sabe a gente fecha esse negócio na semana que vem ein...

    Abraços a todos

    Luis
    Já passaram: Niva 1991, Cherokee sport 1997, Vitara 3P 1997 ,Sportage 2011 e Cherokee sport 2000 lift 6" pneus 35

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade