Para tracker ou granvitara diesel 2002 em diante
Citação:
Postado originalmente por
Marimari
Sou mari, estou com um problema no meu suzuki gran vitara turbo diesel a mais de 7 meses tentando resolver e mnunca consigo. tudo começou con a luz do check engime acendendo, levei para autorizada suzuki aqui em Natal, me fizeram trocar peças e nada foi resolvido porque depois de uma semana o problema voltou novamente. Quando aluz se acende o motor perde força, cai de giro., entao tenho que desligar esperar um tempo e ligar de novo, so' que a luz nao se apaga e motor volta a funcionar as vezes bem e as vezes nao.hoje mesmo estou indo pegar o meu carro que esta' na autorizada sempre pelo mesmo defeito e me disseram que o problema esta' nas velas, porque esta o carro agora apresentou outro problema, na hora que se vai ligar ele nao pega e tenho que tentar umas tres vezes antes que ele pegue. Estou desesperada, sera' que algum de voces pode me ajudar? Pai de pedro tentou me dar uma mao e agradeço muito, mas, entrei no assunto que ele me indicou e nao encontrei nada. Ficarei muito agradecida com quem poder me ajudar, ja' nao sei mais o que fazer, tenho medo de trocar peças ( que sao muitas caras ) e nao resolver o problema. :sad:
Olá mari
Eu tenho uma tracker 2003 com motor eletrônico que é o mesmo carro, ou seja, a granvitara.
O problema da luz “engine” acender é crônico no motor Peugeot eletrônico.
É um defeito no sistema de gerenciamento eletrônico que é muito sensível.
Abaixo descrevo o que foi feito na minha para solucionar ou pelo menos controlar essa maldita luz que quando acende entra em modo seguro e desativa o turbo, não deixando passar dos 2500giros.
1) Trocar os filtros de óleo diesel que são dois, um no compartimento do motor (aquele que você drena a água) e outro que fica em baixo do carro próximo a roda direita traseira e o tanque de combustível que também deve ser drenado e não consta do manual.
2) Verificar o turbo e o mancau, retificar se precisar.
3) Verificar se o duto da solenóide A do turbo não está obstruído
4) Verificar a solenóide se abre e fecha
5) Limpar o tanque de combustível ( vc deve retirar o tanque)
6) Limpar os bicos ( empresa especializada em motores common rail )
7) Colocar um aterramento com fio da espessura do dedo mínimo que sai do negativo da bateria até o motor (importante)
8) Verificar o chicote e seus terminais, na duvida refaça. (importante)
9) Verificar a bomba de alta pressão do diesel, deve estar entre 3 a 4 bar, se não, retificar
10) Verifique o sistema de escape, próximo ao cambio tem um sensor que controla as emissões e costuma quebrar.
Cuidado, a concessionária se for chevrolet além de não entender nada sobre o carro ainda cobra preços de Ferrari, e ela não vai te arrumar o carro (experiência própria) alem de querer trocar tudo.
Os filtros que custam o olho da cara na concessionária você não paga mais que R$ 70,00 cada um, e o filtro de óleo do motor não sai mais que R$ 35,00, original.
A bomba de diesel na concessionária custa R$ 23.000,00 e a retifica R$ 9.000,00 a minha retifiquei por R$ 250,00 e está perfeita. E a nova custaria R$ 2.600,00 dificilmente terá que trocar.
O serviço feito no meu carro, inclusos a válvula solenóide filtros, todos, óleo de motor, retifica de bomba etc...e mão de obra saiu por R$ 1.900,00 numa autorizada Bosh.
Não se esqueça, em veículos a diesel é recomendado aquecer um pouco o motor antes de sair, e por ele ser turbo deixe pelo menos 30 a 40 segundos em marcha lenta quando parar antes de desligar (recomendações no próprio manual)
Abraço