Olá Pessoal.
Instalei o Kit de suspensão RC no meu GV ao mesmo tempo que troquei as rodas de liga leve pelas originais de ferro com pneus BF AT 224x75x16. O visual ficou como eu esperava, mais alto e com mais cara de jipe.
Para quem pretende levantar o GV ou Tracker com o mesmo kit é bom ficar atento para o seguinte:
No meu caso precisou desbastar um pouco(+/- 3mm) na manga de eixo para acertar a cambagem. O alargamento do furo dos amortecedores não foi suficiente nem abrindo o furo de 12mm para 22mm, enquanto o manual de instalação recomenda abrir para 18/19mm. Nas dificuldades recorri ao próprio fabricante do kit que me deu todas as coordenadas necessárias através do funcionário Adriano, sempre muito atencioso no sentido de resolver os problemas surgidos na instação.
A estabilidade de direção ficou dentro do que eu espera com essa alteração da geometria da suspensão. Dá para sentir uma pequena perda de estabilidade em velocidade acima de 100km/hora em relação aos pneus de perfil baixo originais, principalmente em curvas, mas nada que chegue a incomodar a dirigibilidade. Acho que vale a pena a alteração para quem goste de um veículo com mais características fora de estrada.
Surgiram dois problemas após a instalação que espero resolver:
Quebra de uma das bieletas da barra estabilizadora. Com o levantamento da suspensão, a balança tende a forçar as bieletas da barra estabilizadora para dentro até ocorrer a sua quebra, como foi o meu caso. Estou pensando em diminuir um pouco o ângulo da curvatura nas pontas da barra estabilizadora de mode a permitir que as bieletas fiquem em um ângulo de menor esforço.
Com esterçamento total da direção os pneus rampam no chassis. Nesse caso devo recorrer ao uso de espaçadores de +/- 10mm.
Espero que os companheiros possam debater um pouco a questão apresentada nesse tópico de modo a permitir mais esclarecimentos aos usuários dos GVs e Trackers que pretendam levantar a suspensão.

Abs.