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  • #1

    Consumo Do Vitara Com Pneu 31




    gostaria de comentarios de quem tem um vitara com pneus 31 , de preferencia BF mud como os meus , bom , troquei todos os filtros , limpei o bico injetor , meu vitara tem bf mud 31 , parachoque de aço , guincho e todas as proteçoes inferiores , eu gostaria de saber a relação do hodometro com meus pneus novos , eu coloco 8,3 litros e o carro roda no hodometro uns 50 kms , agora eu não sei , pq o hodometro pode estar marcando a menos , pois o pneus original do vitara é bem menor , qual seria a verdadeira kilometragem percorrida , sendo que marca 50 kms ??? eu sei que o vitara bebe muito nessas condições , só gostaria de confirmar com mais alguem .. e hoje subi um morro com ele , de asfalto , e o carro subiu chorando , quase tive que colocar a primeira , quase engatei a reduzida ... alguem tmb tem esse problema ... ???? eu sei que na trilha quando engatar a reduzida esse problema vai acabar ..

  • #2
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    O pneu 31" é uns 12% maior que os originais, sendo assim ele vai dar menos voltas pra percorrer a mesma distância, marcando menos no odometro. Precisa somar 12% na quilometragem medida.
    Pra resolver a falta de força e o aumento de consumo só reduzindo os diferenciais. O consumo não vai voltar a ser como antes, mas vai melhorar.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #3

    Unhappy

    muito obrigado alemão , vou fazer essa conta , e com relação a reduzir o diferencial , é a famosa troca de coroa e pinhão , né , feita pela RC4x4 acho , mas terei que aguardar um tempo ainda , pois parece que custa 1900,00

  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Quiroga,

    O pneu 31" é 16,9% maior que um 195/75R15.
    Portanto, se você marcou 50km no painel (hodômetro), isso significa que seu carro percorreu 58,4km.
    O carro realmente sofre mais pra tocar um pneu desses. Trocar a relação (coroa/pinhão) melhora muito o desempenho do carro. Mas o problema não é só o preço. O Rodrigo não tem estas peças a pronta entrega. Normalmente é preciso um lote de compradores para que ele fabrique estas coroas e pinhões...
    Não valeria a pena usar pneus 30", que são pouca coisa menores, mas o suficiente para você rodar mais tranquilo?
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
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  • #5
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    Leandro, o pneu original é 195/80R15, pelo menos o meu e o do meu pai vieram com esse pneu.
    O último kit da RC saiu R$ 1700,00, tinha um cara de MG vendedo na suzuki-net.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #6
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Leandro, o pneu original é 195/80R15, pelo menos o meu e o do meu pai vieram com esse pneu.
    O último kit da RC saiu R$ 1700,00, tinha um cara de MG vendedo na suzuki-net.

    Alemão,

    Neste caso (195/80R15) o carro do Quiroga tá 13,6% mais longo. Ou seja, ele percorre 56,8km quando marca 50km no painel.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
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  • #7
    Usuário Avatar de AlemãoRS
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    ihh....devo tá fazendo a conta errada então, fiz assim:
    31" = 78,74cm
    195/80R15 = 69,3cm
    [1 - (69,3/78,74)]*100 = 11,98%

    Achava que era assim, mas pode tá errada..
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #8
    Usuário Avatar de Fábio Henrique
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    Grassmann,

    Pelo que li em tópicos anteriores sua viatura tem pneus 235/75/15 e acredito que você possa me ajudar. A cerca de 02 meses comprei minha viatura, e desde que comprei ele se comporta da seguinte forma: quando estou parado ele fica tremendo como um carro a diesel e andando ele fica sem força. Certa vez fui subir uma ladeira e quase não consigo subir de 1ª marcha, as rotações do motor iam caindo e o carro quase parando, era preciso debrear subir o giro e para subir foi necessário fazer isso algumas vezes. Ontem resolvi fazer o teste do check engine, o resultado foi que a luz do check fica piscando direto e muito rápido.
    Gostaria de saber se essa perda de força pode ser também pelo fato de usar também pneus 235/75/15.

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Alemão,

    Quase isso... Não leve em consideração o diâmetro do pneu, e sim o perímetro. Esse é realmente a distância que a roda vai percorrer a cada volta. No caso dos pneus citados, 31" tem 2473,7mm e o pneu 195/80 tem 2177,1mm.

    Fábio,

    O meu Vitara estava um pouco xoxo há uns dias. Tinha perdido potência de maneira visível em relação há quando coloquei os pneus. Como ele perdeu potência bem depois que coloquei os 235/75, desconfiei de alguma coisa errada. O que ocasionou a perda de potência de meu carro foi que o distribuidor não estava compensando o ponto do motor. Em situações em que eu colocava carga no motor (subidas íngremes, ultrapassagens), o ponto ficava muito atrasado, e o motor xoxo pacas. Foi só desmontar o distribuidor, limpar, lubrificar, regular o ponto e sair feliz da oficina!...
    Dê uma olhadinha em velas, cabos de vela, rotor, tampa do distribuidor, avanço do ponto, ponto propriamente dito, filtro de ar, filtro de combustível. Um bom mecânico pode diagnosticar rapidamente essa perda de potência.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
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  • #10
    Usuário Avatar de Fábio Henrique
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    Grassmann,

    Sobre a luz do check engine. Quando fui fazer o teste ela ficou piscando direto e rápido. Você sabe me dizer o que pode ser?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    ______________________
    Fábio Henrique
    Vitara 5p 1.6 16v MEC 1997.

  • #11
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Fábio,

    Não sei não. Nem esquento a cabeça com isso. Normalmente levo num mecânico de confiança... Prefiro não ficar nos achismos.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #12
    obrigado pela resposta de todos , interessante esse negocio de adiantar o ponto , não sabia que isso poderia aumentar a potencia , eu troquei o vitara que eu tinha com pneus 235 recap ( por problemas de força maior ) e peguei outro bem parecido , só que os pneus ´são 31 bf , novos , o pneu é lindo , nem penso na possibilidade de trocar eles ... ainda não fiz trilha nenhuma , só estou rodando aqui na cidade , como minha cidade é plana , senti que o carro estava bem mais xoxo que o outro que eu tinha , mas sem problemas maiores , até pq eu sinto que esse pneu segura bem mais que o outro , o outro que eu tinha até a borracha era dura , esse a borracha abraça o asfalto , com certeza segura bem mais ... só que ontem me assustei um pouco pois foi a primeira vez que subi um morro bem ingrime , e como não subi embalado , tive que subir na segunda ( 2 pessoas no carro ) e quase precisou a primeira , .. deve ser normal .. melhor eu nem mexer no ponto , ou sim ??

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