Este é o famoso TPS (Throttle Position Sensor) ou como já informou o Júlio, o Sensor da Posição da Borboleta do acelerador. Não mexa neste sensor, se não quiser problemas (o ajuste é simples, mas muito sensível).
Fui tirar uma foto do regulador de pressão da bomba e notei que tem um parafuso meio solto do TPS.
E agora ... é só apertar ... ou o ajuste que fala o Waldir Varela tem a ver com essa folga ?
Será que pode ocasionar algum problema esse troço assim nesse meio aperto?
(TPS já me dá esse problema, imagine se fosse TPM)
Por favor, meu vitara gira a 1100 rpm com o ar ligado e a 800 sem ar, tem a ver com a regulagem do TPS? Já tentei baixar a rotação regulando aquele parafuso no corpo da borboleta mas não deu certo...
Aguardo ajuda.
Este aumento de giro é normal, assim como os 800 rpm na lenta. O aumento da rotação ao ligar o ac é automático e compensador pelo maior esforço do motor, não sendo possível e nem indicado mudar esta característica.