x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Tópico: Sonda Lambda.

  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/12/2004
    Idade
    51
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    Sonda Lambda.




    Ola Pessoal,
    Alguem Sabe Informar Qual A Sonda Lambida Pode Ser Usada Ou Adaptada No Vitarinha 1.6 8 Valvulas.
    Sds

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Ae Carlos, tem um tópico só de adaptações já testadas no forum e inclusive com listagem...da uma olhada lá...se num me engano é corsa ....
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #3
    Citação Postado originalmente por carlos alessandro santos Ver Post
    Ola Pessoal,
    Alguem Sabe Informar Qual A Sonda Lambida Pode Ser Usada Ou Adaptada No Vitarinha 1.6 8 Valvulas.
    Sds

    Ehehehehehehe...desculpe Carlos, mas não resisti:
    Sonda lambida é aquela de hospital, que entra garganta abaixo e fica toda lambida. Ehehehehehe...

    Agora, sonda lambda dizem que a do Corsa serve.
    Brincadeira hein? Leva mal não.

    []'s lambidos (ops! Tô fora.)
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #4
    Cara, o negócio é o seguinte: sonda lambda é tudo igual! A rosca de encaixe no coletor ou no cano de descarga é sempre a mesma.

    A questão é o conector elétrico e o número de fios.

    A MTE-THOMSON é um grande fabricante de sondas lambdas e tem para todos os carros (inclusive Suzuki).

    Nas lojas é mais fácil encontrar os modelos "UNIVERSAIS" que são sondas lambdas com um kit de emenda dos fios.

    Como de Vitara varia de ano para ano, vale a pena dar uma olhada na sonda.
    Se tiver 1 fio, compra o modelo universal de 1 fio, se forem dois, compra o universal de 2... assim por diante...

    No meu Vitara o sensor é de 4 fios, então o kit Universal é o de 4 fios (ref. 7774). Troquei a sonda no ano passado, sem problemas.

    O kit custa cerca de R$ 110 reais aqui no Rio e vem com instruções.

    O site do fabricante é http://www.thomson-net.com.br/

    Se você não achar deste fabricante pode usar Bosch e NTK/NGK... qualquer uma com o mesmo número de fios do original... existe realmente um padrão e você pode usar sem problemas. Vai sem medo!

    Abraços!
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Idade
    51
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Smile Delphi

    Troquei a minha sonda mês passado por uma Delphi universal de fios (R$ 115,00). Foi moleza, eu mesmo troquei - é fácil qualquer cerca frango com o mínimo conhecimento de injeção eletrônica troca.
    O bichinho engasgava e fazia 7,5-8, agora tá 9,5-10 Km/l.
    Só alegria...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/12/2004
    Idade
    51
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    Muito Grato

    veleu pessoal p/ ajuda.

  • #7
    A propósito, qual a função da sonda lambda?

    abraços

  • #8

  • #9
    Obrigado...

    A sonda lambda fica no escapamento certo? to pensando em trocar o meu coletor para um dimensionado, como fica tal sonda?

    abraço

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Idade
    51
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Local sonda

    Instale a sonda em local onde passe os gases dos quatro cilindros, o mais próximo possível do motor para que trabalhe em temperatura adequada.
    Mesmo se for do tipo aquecida, instlar muito longe do motor tornará lenta a prontidão do sensor, o que não é bom.
    Em uma pesquisa de mestrado que fiz em um motor 4.1 Chevrolet tive que instalar sondas adicionais, o que foi feito dessa forma e funcionou perfeitamente (Figura anexa).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sonda Lambda.-sondas.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    57
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    ai pessoal me desculpe mas eu não sei o que é esta tal sonda lambda e e nem para que serve, ouvi dizendo aqui que diminue o consumo.
    então, eu tenho um vitara 97/98 1.6 8 V JLX nem sei se ele tem esta tal sonda, mas se não tiver vale apena colocar?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Idade
    51
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Wink Sonda Lambda

    Também chamada sensor de oxigênio, ela monitora a concentração de oxigênio nos gases de escapamento, para isso compara com a concentração de Oxigênio na atmosfera.
    Muito oxigênio no escapamento é sinal de mistura pobre em combustível - isso é refeltido por um sinal de tensão abaixo de 450 milivolts gerado pelo sensor. A central de gerenciamento eletrônico ao captar isso, aumenta o tempo de injeção (tempo em que o injetor de combustível fica aberto cada vez que ele é acionado), isso enriquece a mistura ar combustível.
    O enriquecimento faz com que fique pouco oxigenio no escape, pois ele foi praticamente todo consumido para queimar a gasolina. Nesse caso o sinal envia uma tensão maior que 450 milivolts, a centrla diminui o tempo de injeção, empobrecendo a mistura.
    Na prática a central fica observando o sensor em operação em malha fechada: enriquece e empobrece, enrique e empobrece, de forma que na média, na maior parte do tempo, a mistura fica ideal o que garante uma maior economia de combustível e, principalmente, menos emissão de gases devido à melhor operação do catalisador.
    O sensor de oxigênio só envia sinais válidos quando está corretamente aquecido, daí a necessidade de estar situado próximo do motor e/ou possuir resistência elétrica de aquecimento.

    Seu jipe possui sonda lambda, e se não possuísse, não seria possível instalar, pois a sonda é conectada a um sistema de gerenciamento eletrônico que possua sonda lambda.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sonda Lambda
      Por Sonhador no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 15/08/2014, 11:33
    2. GV 1.6 e Sonda Lambda
      Por mfjunior no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 17/08/2013, 11:11
    3. Sonda lambda x catalisador
      Por fedao2004 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/05/2012, 13:05
    4. Sonda Lambda
      Por bcantunes no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 16/08/2010, 12:07
    5. Sonda Lambda
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 31
      Última resposta: 16/05/2006, 22:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade