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  • #1

    Ap 2000 em Vitara, sobreaquecimnto!




    Prezados Amigos Suzukeiros

    Tenho instalado em meu Vitara um Ap 2000 injetado. Já comprei o carro
    assim, o que notei é que em trilhas fechadas e travadas vem
    acontecendo um sobreaquecimento, mesmo sem estar forçando o carro,
    apenas andando devagar. Isso também acontece no Vitara com motor
    original?
    Dos amigos que tem Ap instalado em Samurai e Vitara, foi mudado
    alguma coisa no radiador e sistema de refrigeração?
    Até que temperatura o sistema pode chegar sem problemas?
    Fugindo um pouco do assunto, é normal o consumo de 5 KM/L na cidade
    usando BF 31?

    Obrigado a todos e boas trilhas.

    Um abraço

    Leandro

    Vitara 91 Ap. 2000
    Bf 31 / Cross 255

  • #2
    Oi Leandro,

    Perguntas básicas:
    Qual o radiador que está sendo usado?
    Qual a ventoinha que está sendo usada?
    Qual a válvula termostática que está sendo usada?
    O motor foi instalado na mesma inclinação que o AP ficava no veiculo original que veio o motor?
    Como é o andar de vagar para você (marcha, velocidade, rotação, reduzida).
    Que temperatura está chegando que você considera sobre aquecimento?
    A tampa do radiador e o reservatório de expansão estão oks?

  • #3
    1. Uso o radiador original com reservatório de expanção de aproximadamente 1,5 litros e as tampas estão OK.

    2. Está sendo usada a ventuinha original, mais uma ventuinha na frente, não sei se é original mas noto que entra em ação a partir dos 78 graus(+ ou -). Essa ventuinha da frente também serve para o ar-condicionado.

    3. A válvula termostática não faço idéia.

    4. Não sei se a inlinação do motor está igual a original, pois aqui na minha região são poucos os suzukis, o vitara mais perto do meu é de um cara que mora a 150 KM e não o conheço, infelizmente.

    5. Andar devagar é por exemplo em média 6 KM/H galgando e ultrapassando pequenos obstaculos.

    6. Noto que começa a borbulhar a mais ou menos 90 graus.

    PS. Posso abrir o radiador para completar aguá, ou é melhor andar com ele sem água e não abri-lo.

    P.S.2: Wallace, vou passar na Fenajeep no stand da askby pra ver se compro um guincho HDW 9000, vai ter pronta entrega lá?

    Até

    Leandro

  • #4
    Leandro,

    Você não respondeu nada!

    É original de quem? Do Vitara ou do AP?

    Não é inclinação do motor original, mas a inclinação original do AP!

    6 km/h, ok, mas como? em que marcha? reduzido?

    Se começa a borbulhar a 90 graus tem coisa muito errada ai... no mínimo o marcador está errado... água ferve a 100 graus... se a tampa estiver ok (pressão) vai ferver com muito mais (o aditivo também ajuda). Uma causa provável é ar no sistema.
    Na minha Cherokee a 110 graus nada ferve.

    Se você não ler e responder com atenção não é possível ajudar... e também desinteressa quem quer ajudar.

    5 km/l é um absurdo para um Virara... compra uma Cherokee que vai ser mais econômica...

    Acho difícil ter guincho à pronta entrega... tudo que chega tem sido vendido.

  • #5
    Desculpe os descuidos da primeira resposta, vamos tentar complementar:

    Radiador origonal suzuki, a inclinação não sei, 6 Km/H só reduzido né, senão não há embreagem que guente, não uso aditivo no radiador pode ser isso?

  • #6
    Não sei se o radiador do Vitara vai dar conta... o ideal é sempre usar tudo do motor que estiver usando.
    O aditivo é importante, mas mesmo assim não deveria ferver a 90 graus.

  • #7
    Visitante
    Use 40% de aditivo que a temperatura de fervura da água vai subir para uns 120 a 130 graus, lhe dando mais tranquilidade.

    Cheque se a ventoinha esta com a rotação OK, tirando o ar quente do radiador, e não assoprando.

    Verifique se a ventoinha tem disparado sozinho, e se tudo acima for feito e nao resolver, troque a valvula termostatica por uma mais fria (que acione antes) e se nao der certo, troque a ventoinha por uma maior.

    Espero ter ajudado!

    []s em Jeri!

  • #8
    Oi Osvaldo,

    Cuidado com esse negocio de 40% de aditivo.
    Tem que seguir o que estiver escrito na embalagem do aditivo e na recomendação do fabricante do motor.
    Tem aditivo vendido por ai que é tão diluído que tem que colocar 100% de aditivo (vem escrito isso na embalagem).
    Se comprar o aditivo puro não vai nem colocar uns 20%...

  • #9
    Visitante
    Ai não é aditivo né Wallace, é solução/água aditivada

  • #10
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    pô, coloquei um topico sobre o ap no vitara. Cara, o q vc achou do motor? vc ja teve um vitara original? o conjunto da caixa de marcha aguenta o tranco do ap?

    e esse consumo ai hein? nah alto demais, não? meu maverick V8 faz mais ou menos isso!

    tinha vontade de colocar um AP no meu vitara, mas ainda estou em fase de pesquisa...

  • #11

    Ap no Vitara

    Prezado Cabral

    Nunca dirigi um Vitara com mecânica original, mas não tenho do que reclamar do desempenho do Vitara com AP 2000. Subo serras a 90/100. Uso pneus 31x10,5 o que pesa um pouco. Em estradas dá uma relação de marchas que te permita andar na faixa dos 120 km/h com uma rotação bem baixa do motor.
    Na trilha é o bicho (pena que o meu tá esquentando), tem força em baixa, média e alta (e como em alta). Recomendo o uso dos pneus tipo guiane ou cross (uso esse no tam. 255), pois os frontieiras irão ocasionar me mais quebras devido a maior tração.
    Até agora não tive problemas com cambio relacionados a potencia do motor.
    Voltando ao assunto sobre aquecimento, andei conversando com uns caras aqui o sul que colocam esse motor e me disseram pra usar o radiador de latão do chevette antigo ou do opala com ventuinha elétrica e reservatório extra original do Ap, também vou trocar a junta do cabeçote por precaução. Vou tentar depois coloco o resultado com algumas fotos do Viatara Vitaminado.
    Ficou comprido, mas espero ter ajudado.

  • #12
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    valeu cara, vc sabe dizer as adaptações que foram feitas na caixa de marcha do vitara para receber o motor ap?

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