Olá, senhores.

Sei que é recorrente a criação de tópicos por aqui solicitando ajuda na hora de adquirir um veículo. Já li vários deles falando sobre cada um dos citados no título, mas ainda gostaria de contar com vocês para sanar algumas dúvidas específicas.

Apesar de não ter uma boa experiência com Suzukis (esse SX4 cuja foto está aí no meu avatar "bateu o motor" com 54000 km rodados e todas as manutenções em dia - Parabéns, Rodrigo ) resolvi, até mesmo por falta de opção, dar mais uma chance à montadora na minha volta ao mundo 4x4 - não que meu SX4 fosse um legítimo off-road, mas me levava relativamente bem pelas dunas de Natal/RN, o que me satisfazia.

A princípio, quero um modelo CANVAS.
Gosto da sensação de proximidade com o ambiente que o Buggy, por ser aberto, proporciona, e queria consitnuar sentindo isso no 4x4. No mais, fiquei encantado com o Jimny Canvas na mesma proporção que fiquei desapontado com o seu preço. Não tendo condições de levar um Jimnyzinho Canvas pra casa, me vieram como opção o Vitarinha e o Samuca.

Sei que o Vitara é um carro mais confortável, mas acho o Samuca mais macho e gosto mais do design dele. E como tenho um outro carro pro dia-a-dia, no momento estou tendendo (com pequeníssima margem) a este último.

Aí vão as minhas dúvidas:

1. Eu preciso de um veículo confiável, que não me deixe na mão no meio de um passeio leve/mediano. Sei que o Samuca tende a ser mais robusto. Essa robustez geralmente se traduz em confiabilidade? Nos passeios 4x4 que vocês frequentam, constumam ver esses carros dando algum tipo de problema? Sei que depende muito, mas o Samuca tende a ser mais confiável do que o Vitara?
2. Com esses carros, sem modificações, eu consigo tirar um jetski da praia sem muita dificuldade?
3. Uma coisa que dirigindo uma ou duas vezes não da pra ter noção precisa: a direção do Vitara com DH é um grande diferencial em relação a do Samuca sem DH? É algo que, na opinião de vocês, faria eu me arrepender de ter pego um Samurai?
4. Tenho visto veículos de diversos valores. Um Vitara bem cuidado vale mais do que um Samurai bem cuidado de mesmo ano?
5. O motor 1.6 do Vitara faz a diferença em relação ao 1.3 do Samurai na hora de encarar uma subida de duna (onde se precisa, além de força, de velocidade)?

Vocês devem estar se perguntando aonde entra a GV do título nessa história de Canvas.
Simplesmente por relação custo x benefício. Tenho visto umas GVs aparentemente bem conservadas por preços equivalentes aos dos Vitaras e Samurais da vida. São carros mais espaçosos, potentes, confortáveis e modernos. As vezes fico pensando se não seria mais racional pegar um desses. O que vocês teriam a dizer?

Desculpem pela extensão do texto. Tentei deixa-lo mais enxuto, mas tive medo de que ficasse confuso.

E obrigado pelas opiniões.