Tenho um Vitara metal top 3P 97/98 que utilizo no meu dia-a-dia (30 km/dia) e principalmente para viajar (não faço trilhas).
O consumo na cidade fica entre 9 e 10 km/l. Na estrada fica entre 10 e 12 km/l.
A manutenção é parecida ($$) com um carro normal. Um item que é bem caro comparado com os outros carros são os amortecedores dianteiros. O resto, é mais ou menos igual. A disponibilidade de peças é boa em SP, e as peças de consumo (filtros, correias, pastilhas de freio, etc) acho tudo aqui no Rio (mas tenho que ir ao lugar certo).
No quesito direção/conforto o Vitara se parece muito com um carro normal. Sendo ele muito curto e alto e com ótima área envidraçada, manobrar é uma beleza. O conforto também é bom, principalmente porque os Vitaras são sempre completos. (DH, Ar, trava, vidro e espelhos elétricos).
O motor é meio fraco, na estrada a velocidade de cruzeiro é 110-120 km/h. Acima disso, só chapando o pé no fundo com o aumento de consumo, sem necessariamente aumento de velocidade.
Eu estou bem feliz com o meu, mas de vez em quando sinto falta da autonomia/desempenho da minha Courier 1.6.
Como meu objetivo maior é utilisá-lo em viagens pelo Brasil e como a compra do meu foi uma "oportunidade", está valendo bem à pena.
Espero ter ajudado!
Abraços!