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Convex Datacenter
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  • #1

    Viatura quente x Câmbio




    e ai,pessoal blz?

    Há um tempo venho notando que, quando estou em uma engarrafamento, onde o carro esquenta um pouco mais, (claro, devido a pouca circulação de ar) as marchas ficam difíceis de entrar.
    Quase não consigo engatar uma primeira pra me deslocar, mesmo tirando e botando o pé na embreagem, e não é só a primeira, qualquer outra marcha não entra.
    Comentei com um mecânico e ele disse quer era o cabo da embreagem.

    Ontem fui a um show, e no engarrafamento de chegada, ocorreu o problema de novo, mas dessa vez foi pior e uma hora saiu um vapor do capô como se estivesse estourado algum mangote e vazou um pouco de água. A temperatura não estava alta (cerca da metade), mas no mesmo instante desliguei o carro.
    Quando o carro esfriou um pouco, consegui engatar uma primeira e andei uns 5metros e botei numa vaga.
    Nem olhei o q tinha quebrado ou não, fui pra festa.
    Na volta, olhei q ainda tinha água em nível normal do reservatório e procurei alguma mangueira estourada, mas não achei nada. O câmbio engatou as marchas normal, então arrisquei voltar pra casa devagar, sempre de olho na temperatura ( que ficava no máximo na metade do mostrador).
    Ao desligar o carro em casa, ouço barulho de água borbulhando, mas olhando o motor não vejo nada de vazamento ou coisa do tipo.


    Alguém opina algo?

    vlws

  • #2
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Um Chute!

    BOMBA D'AGUA?

    Citação Postado originalmente por fabiosm Ver Post
    e ai,pessoal blz?

    Há um tempo venho notando que, quando estou em uma engarrafamento, onde o carro esquenta um pouco mais, (claro, devido a pouca circulação de ar) as marchas ficam difíceis de entrar.
    Quase não consigo engatar uma primeira pra me deslocar, mesmo tirando e botando o pé na embreagem, e não é só a primeira, qualquer outra marcha não entra.
    Comentei com um mecânico e ele disse quer era o cabo da embreagem.

    Ontem fui a um show, e no engarrafamento de chegada, ocorreu o problema de novo, mas dessa vez foi pior e uma hora saiu um vapor do capô como se estivesse estourado algum mangote e vazou um pouco de água. A temperatura não estava alta (cerca da metade), mas no mesmo instante desliguei o carro.
    Quando o carro esfriou um pouco, consegui engatar uma primeira e andei uns 5metros e botei numa vaga.
    Nem olhei o q tinha quebrado ou não, fui pra festa.
    Na volta, olhei q ainda tinha água em nível normal do reservatório e procurei alguma mangueira estourada, mas não achei nada. O câmbio engatou as marchas normal, então arrisquei voltar pra casa devagar, sempre de olho na temperatura ( que ficava no máximo na metade do mostrador).
    Ao desligar o carro em casa, ouço barulho de água borbulhando, mas olhando o motor não vejo nada de vazamento ou coisa do tipo.


    Alguém opina algo?

    vlws
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  • #3
    eu tive esse mesmo problema, esquenta demais a capa do cabo da embreagem ai ela estoura, mais ou menos abaixo da mangueira que vai do filtro de ar ate o motor. eu estourei doi em menos de uma hora. arrumei no segundo da seguinte maneira. na hora eu peguei uma latinha de ceva recortei um pedaço(do comprimento do rasgado) e fiz um ataduraamarrando com umas 25 cinta plastica(aquela que tu puxa e tranca e depois pra abrir so cortando) nunca mais me incomodei com isso. te recomendo fazer uma atadura envolta do cabo so na parte que te falei( no mei fica a frente do gancho que existe para prender ele do paralama interno.)
    troller 2012, chip + e-locker r/f+ us bedlock 35"+pitbull 12000lbs+off-shocks

  • #4
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    Fábio, você comentou "tinha água em nível normal do reservatório" acredito que está se referindo ao reservatório de expansão, veja também no radiador, pois é possível vazar água e o sistema de arrefecimento não repor água do reservatório de expansão para o radiador. Quanto ao difícil engate das marchas, já passei por problema parecido, mas não sei se é o mesmo problema seu, eu já observava a embreagem um pouco dura, até que, um belo dia passeando na praia, não consegui mais engatar nenhuma marcha, pra sair do sufoco, desliguei o motor, engatei a primeira, liguei o motor e a segunda passei no "tempo" , parei em um local seguro e depois que o motor esfriou o engate das marchas havia normalizado, mas...... só até o motor esquentar novamente, resultado, tive que trocar o kit de embreagem. Existe um tópico comentando sobre indícios de problemas na embreagem, veja em "Pesquisar".
    Bom, espero que seu problema seja mais simples e menos oneroso, depois comente sobre a solução.
    Brgds,
    Ricardo
    _________________
    Vitara 97 Metal GNV
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
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    O Vitara não tem reservatório de expansão!
    O reservatório de expansão é somente para carros com radiador selado, o que não é o caso do Vitara. Aquele reservatório serve somente para acumular a água em excesso que sai do radiador (não deveria nem ter).
    Em carros com radiador selado, o excesso de água quente vai para o reservatório de expansão, e quando o motor esfria, esta água retorna ao radiador.
    No Vitara, se a água esquenta demais, ela sai do radiador e NÃO volta mais! E daí, o carro esquenta de novo, e mais água sai... Isso só pára quando ferve de vez o motor e funde o mesmo...
    Quanto ao marcador de temperatura, lamento te informar, mas ele também não funciona direito. O meu Vitara já ferveu, e ele marcava pouco mais da metade.

    Cheque se a bomba d´água está funcionando.
    Cheque se tem água dentro do radiador (abra o radiador frio, e complete a água)
    Instale um medidor de temperatura do óleo do motor. Custa uns R$100 instalado e evita que você confie na leitura incorreta do sensor de temperatura da água.
    Cheque a embreagem. O calor pode estar agravando um problema que já existe.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #6
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    O Vitara não tem reservatório de expansão!
    O reservatório de expansão é somente para carros com radiador selado, o que não é o caso do Vitara. Aquele reservatório serve somente para acumular a água em excesso que sai do radiador (não deveria nem ter).
    Em carros com radiador selado, o excesso de água quente vai para o reservatório de expansão, e quando o motor esfria, esta água retorna ao radiador.
    No Vitara, se a água esquenta demais, ela sai do radiador e NÃO volta mais! E daí, o carro esquenta de novo, e mais água sai... Isso só pára quando ferve de vez o motor e funde o mesmo...
    Quanto ao marcador de temperatura, lamento te informar, mas ele também não funciona direito. O meu Vitara já ferveu, e ele marcava pouco mais da metade.
    Grassman,

    Aquilo é sim um reservatorio de expansão. E a água retorna pro radiador sim. Se não estiver retornando, sua tampa do radiador tá com problemas.

  • #7
    Usuário Avatar de Dudagordon
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    Blz Chrisb!

    O meu já percebí que a água tbm não retorna não!Aliás, levei um tempo até perceber isso, pois , o nível de água do meu Vitara abaixa um pouco(tenho sempre que ficar de olho). Já ,nesse reservatóriozinho, fica no mesmo nível sempre!
    Vc acha que devo trocar a tampa??E , se eu trocar, vc acha que deve funcionar, ou seja, o reservatório de expansão tem que funcionar??
    Pelas declarações atrás, estou perdendo a confiança no meu marcador que funciona que é uma beleza!!Fica sempre um pouco abaixo do meio, mas, serááááá que a temp está correta???!!!

    []s com a pulga atrás da orelha!!

  • #8
    Agradeça a opinião de todos.
    Hoje, no mecânico, o radiador não teinha água no nível (apesar de no reservatório ter água) e ao completar vejo que o radiador tem uma rachadura entre aquela "tampa" de plástico em cima e a parte de metal de baixo.
    Tirei o radiador para fazer um reparo colocando uma "tampa nova", devo gastar uns 200conto, um radiador novo em Fortaleza tá de 800 inreais.
    Aproveito e checo a bomba d'agua e as mangueiras.

    A temperatura normalmente fica abaixo do meio, só em alguns casos que chega na metade. E não sabia que o medidor não era confiável.

    Quanto ao problema da embreagem, vou checar as mensagens no fórum, quem sabe até pôr o cabo da towner.

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por chrisb Ver Post
    Grassman,

    Aquilo é sim um reservatorio de expansão. E a água retorna pro radiador sim. Se não estiver retornando, sua tampa do radiador tá com problemas.

    Chris,

    O meu Vitara nunca voltou água para o radiador, e este é o segundo Vitara...
    Mesmo com tampa nova, nunca voltou...
    Não conheço nenhum que volte... Pode até ser alguma característica advinda do uso, mas pra mim soa estranho...

    []´s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #10
    Mas então tem alguma coisa estranha aí, pois aquele reservatório serve exatamente para isso..evita que você perca a água que seria expulsa com o aquecimento... Quando quente, a pressão dentro do radiador aumenta, expulsando a agua pelo caninho e caindo dentro do reservatório. A medida que vai esfriando, sua pressão tambem vai abaixando, daí, fazendo tipo um vácuo, que vai sugando a água de volta.... Daí a necessiade de manter sempre a água do reservatório no nível máximo.

    Pode ter alguma coisa de errado no seu reservatório, ou é a tampa do radiador, ou uma das 3 mangueirinhas do reservatório de expansão estão rasgadas.... dá uma checada nisso aí depois...

    abs

    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Chris,

    O meu Vitara nunca voltou água para o radiador, e este é o segundo Vitara...
    Mesmo com tampa nova, nunca voltou...
    Não conheço nenhum que volte... Pode até ser alguma característica advinda do uso, mas pra mim soa estranho...

    []´s
    4X4 Brasil

  • #11
    Galera,
    o cara que ia fazer o serviço no radiador, disse que o radiador não tem mais jeito, inclusive o antigo dono tinha feito serviço de recuperação no radiador.
    O que conselham? tem como adaptar de outro carro? Li que o do chevete pode ser.... mas qual ano/modelo e o que tem q ser modificado?

    agradeço a todos ...

  • #12
    Usuário
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    16/12/2007
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    12
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    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    O meu Vitara nunca voltou água para o radiador, e este é o segundo Vitara...
    Grassmann,
    Possuo o Vitara (grato a vocês deste fórum) há um pouco mais de um ano e a única vez que coloquei água diretamente no radiador foi quando troquei a bomba dágua, as demais vezes sempre no reservatório de expansão, o próprio manual chama de "tanque de expansão". Quando quente sobe aproximadamente 1,5cm e frio retorna para posição original. Mas seu comentário procede, pois já ouvi de alguns mecânicos que nunca viu esse sistema funcionar e até vi viaturas sem o reservatório. Mas, para os que ainda funcionam, é recomendável não confiar 100%, e de vez em quando observar também o radiador.
    _______________
    Ricardo
    Vitara 97 1.6 8V GNV

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