x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário Avatar de Erikobezerra
    Entrada
    08/11/2006
    Agradecimentos: 0

Meu primeiro Vitara

Ola pessoal! Sou marinheiro de primeira viajem e acabei de comprar um Vitara ano 93 8v, e gostaria de saber o seguinte:
    1- Qual a primeira coisa que devo fazer na revisão, sendo um carro usado;
    2- Onde posso adquerir peças;
    3- Queria saber alguns toque de como usar a 4x4;
    Se tiver mais alguma coisa pode mandar.
    Desde ja,agradeço atenção de todos.
    Eriko Bezerra

Bem vindo Eriko ao mundo 4x4,
    Aqui no Forum você encontra muitos Topicos sobre manutenção e adaptações para Vitaras,
    Veja este Topico, Lista de Preços de Adaptações e Serviços para Vitara , lá você encontrará muitas dicas e terá muitas duvidas esclarecidas.

Abrs

Entrada
    08/11/2006
    Obrigado pela atenção!

Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimento: 1
    Quanto à pergunta de onde adquirir peças..

www.suzucar.com.br
    www.japanautoparts.com.br
    www.carrera.com.br

Na parte de revisão ( foi o que fiz no meu...)
    TODOS os filtros
    correias
    velas
    Pastilhas e lonas
    Esgotar TODO o óleo do fluido de freio
    trocar o oleo dos diferencias
    Amortecedores
    reaperto da suspensão
    cabos de vela
    palhetas dos limpadores
    esgotar e colocar aditivo no sistema de arrefecimento
    trocar o fluido da direção hidráulica
    troca das bieletas ( normalmente estão ferradas )

não se assuste, dá para ir fazendo isso com calma....

Abracao e boa sorte !!

Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Eriko,

O Vitara é um excelente veiculo para cidade e trilhas light, passeios.
    Se for cambio automatico então... !!!!

Em geral, não tem grandes problemas crônicos, erros de projeto, etc.
    Mas se os amortecedores não estiverem em bom estado (de preferencia novos...) faz uma grande diferença na estabilidade, em especial na traseira.
    E os amortecedores dianteiros, não tem similar de outros veiculos para vc adaptar. Os originais são caros. A saída é recondiciona-los em boas lojas do ramo. Ex.: http://www.tag-amortecedores.com.br/
    Os traseiros tem como adaptar, conforme a tabela de peças sugerida nas msgs acima.
    Mas recondicionar os 4 originais saem mais barato e o resultado é muito bom !

O resto é a revisão de qualquer CARRO usado com mais de 10 anos. Vc precisa dar uma geral em praticamente tudo.

Quanto a dicas de uso do 4x4, depende muito do uso que vc vai ter com o Vitara. De inicio, umas recomendaçoes :
    1- trocar o oleo dos diferenciais, desmontar roda livre e engraxar bem, verificar folga de cardãns e cruzetas.
    2- a não ser tenha sido alterada, a roda livre do vitara é automatica, bastando engatar a tração para ela atuar no eixo dianteiro.
    3- na alavanca de tração vc encontra 4 posições : 2hi = traçao somente no eixo traseiro para uso normal; 4hi = tração nas 4 rodas para uso em pisos escorregadios e trechos acidentados leves e relativa velocidade; 4LO = tracao nas 4 rodas e REDUZIDA para encarar os aclives e declives bravos e lisos e os piores trechos de trilhas; e o N = Neutro sem traçao em nenhum eixo que deve ser utilizado quando o veiculo for rebocado.
    4- a 4hi pode ser engatada com o jipe em movimento até uns 40 ou 50km/h. Eu recomendo que o faça parado e de preferencia em linha reta.
    5- a 4LO NÃO DEVE ser engatada com o jipe em movimento e de preferencia, o faça em linha reta. Tb não utilize em trechos com piso duro como asfalto e em velocidades acima de 30/40 km/h mesmo em 5 marcha.

O ideal é ler o Manual, pois estas considerações podem variar um pouco.
    Como é bem possivel que vc não o tenha, siga estas sugestões que garanto que não vai fazer mal ao jipe.

E bem vindo ao mundo 4x4 ! Divirta-se.

[ ] s

Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Eriko,

Outra dica importante: www.rc4x4.com.br fale com o Rodrigo Portugal.
    Ele fabrica uma série de proteções para o Vitara e tem um GRANDE conhecimento sobre este jipe.
    Outro site excelente para conhecer o Vitara é : http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/index.html. Fale com o Rafael que é muito gente boa e vai te ajudar bastante.

[ ] s

Flavio,
    Você vai me desculpar, mas recondicionar amortecedores é gambiarra grosseira que não vale a pena. Tecnicamente isto é reprovado e já se comprovou que por ser uma peça lacrada é impossivel seu recondicionamento.

Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Fernando,

Respeito a sua opinião, a qual já compartilhei.

Porém, o amigo que indicou esta empresa tinha um carro VOLVO (referencia em segurança) com 4 amortecedores recondicionados na TAG há mais de 1 ano sem problemas.
    O BOB aqui do Forum fez o mesmo serviço no Vitara dele para a esposa dirigir em SP com uma filha de 2 anos, e ficou muito satisfeito.

Claro que peça original zerada é a melhor opção. Mas dependendo da situação, o recondicionado com critério tb pode valer a pena.
    Sugiro conhecer o trabalho da TAG por exemplo, e conversar com outros jipeiros que já utilizaram.

Lembrando ainda, que peças novas não estão livres de defeitos graves. É só ver a qtde de recalls que temos hoje em dia. Fora o que não ficamos sabendo...

Por fim, pneus como o BSG, BS Colway, 3K, Geninho, etc são todos 'remold' e muita gente utiliza sem maiores problemas.
    Outro exemplo são os reparos de cllindros de freio que a própria VARGA comercializa. O ideal seria trocar o cilindro inteiro por um novo certo ?!

Também prezo pela segurança acima de tudo, mas é importante registrar as várias opções disponíveis.

[ ] s

Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    Fernando,

Respeito a sua opinião, a qual já compartilhei.

Porém, o amigo que indicou esta empresa tinha um carro VOLVO (referencia em segurança) com 4 amortecedores recondicionados na TAG há mais de 1 ano sem problemas.
    O BOB aqui do Forum fez o mesmo serviço no Vitara dele para a esposa dirigir em SP com uma filha de 2 anos, e ficou muito satisfeito.

Claro que peça original zerada é a melhor opção. Mas dependendo da situação, o recondicionado com critério tb pode valer a pena.
    Sugiro conhecer o trabalho da TAG por exemplo, e conversar com outros jipeiros que já utilizaram.

Lembrando ainda, que peças novas não estão livres de defeitos graves. É só ver a qtde de recalls que temos hoje em dia. Fora o que não ficamos sabendo...

Por fim, pneus como o BSG, BS Colway, 3K, Geninho, etc são todos 'remold' e muita gente utiliza sem maiores problemas.
    Outro exemplo são os reparos de cllindros de freio que a própria VARGA comercializa. O ideal seria trocar o cilindro inteiro por um novo certo ?!

Também prezo pela segurança acima de tudo, mas é importante registrar as várias opções disponíveis.

[ ] s
    Caro Flavio,
    Cada um com sua opinião e o Forum é democrático nisto, certo ?
    Eu jamais colocaria um amortecedor recondicionado no meu carro de passeio e levaria a minha familia numa viagem tranquilo. Se a Varga faz isto com o cilindro do freio,(o que desconheço), é porque ela assume que é viavel o recondicionamento, coisa que os fabricantes de amortecedores são radicalmente contra e não fazem. O Volvo é um veiculo com muitos itens de segurança e acho que nenhuma opinião da Volvo seria favoravel a esta troca. Mesmo porque nenhum fabricante de amortecedor recondiciona seus produtos.

Lembro que muitas das adptações em jeeps para as trilhas, como pneus especiais, calços, levantar suspensões, Spoa, Jumelos, etc, comprometem diretamente a segurança e estabilidade da viatura, coisa que todo jepeiro responsavel compensa estas adptações com velocidades menores e cuidados redobrados em determinadas situações. É claro que estas adptações tem sua razão de ser e seus ganhos, que são basicamente preparar a viatura para um uso especifico off-road.
    Não tenho nada contra pneus remoldados, embora nunca os usei, o que falei acima é que sou contra somente em recondicionar amortecedores,existem varias outras peças recondicionadas que são viaveis seu aproveitamento.

Finalizando, como você mesmo disse, se as peças originais e novas, testadas em fabricas com todo Know-How já causam "Recall", imagina peças feitas e refeitas em fundo de quintal.

Abrs

Entrada
    08/11/2006

Question

Fiz toda revisão que o nosso colega Djalmab comentou acima e na realidade so precisei trocar a correia dentada e a parte de lubrificação. So que agora notei que a temperatura nao esta marcando e me parece ser o sensor. Gostaria de saber se tem algum que posso adaptar, pois encontrei um por 195,00 e achei um pouco caro. So lembrando que é um motor 1.6 8v 3portas.

Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Erikobezerra Ver Post
    Fiz toda revisão que o nosso colega Djalmab comentou acima e na realidade so precisei trocar a correia dentada e a parte de lubrificação. So que agora notei que a temperatura nao esta marcando e me parece ser o sensor. Gostaria de saber se tem algum que posso adaptar, pois encontrei um por 195,00 e achei um pouco caro. So lembrando que é um motor 1.6 8v 3portas.
    Eriko,

Este é o unico problema dos Vitaras/Samurais... os sensores e seus preços absurdos !
    Espero que a sonda lambda esteja ok....

[ ] s

A MTE-THOMSON fabrica todos os sensores de temperatura e sonda lambda para qualqur carro... baixa os catálogos deles no site...

Eu mesmo substitui a sonda lambda do meu Vitara 1.6-8V por uma fabricada por eles.

Se não encontrar no mercado a exata para o Vitara, acredito que qualquer uma com a mesma rosca de conta do recado. A tecnologia usada em todas é a mesma... se não conseguir "casar" as roscas, um adaptador pode ser a solução.

Pega os catálogos que são bem completos!

Valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem