x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Problemas e dúvidas com o Sidekick




    Oi Pessoal,

    Em maio comprei um Sidekick ano 93 1.6 16V.. Desde quando comprei ele esta com a luz do Check Engine acesa. Na época não liguei muito pra isso pois o FDP do mecanico disse que era facil resolver!!!

    Minha primeira duvida..

    1 - O Sidekick anda menos que um carro 1000 mesmo?? Por exemplo, meu irmão tem um Palio 1.0 mpi 97 e o carro dele anda mais que o meu, tanto na estrada quanto em subidas ingremes, por exemplo o palio sobe de segunda sem reclamar muito e o Side sobe de sugunda pedindo 1º pelo amor de deus!!!

    2 - Nesse período vi aqui no forum como fazer o teste da luz do Check Engine pra ver o que acusa. Ta acusando o MAF.

    3 - Durante todo esse período o carro funcionou normalmente, apesar de fraco, chegava a fazer as vezes 8,5km/l dentro da cidade.

    4 - Coloquei kit gás, o carro continuou funcionando da mesma forma, na verdade ele anda até melhor no gás quando esta na estrada com giro mais alto, na cidade é pario duro com a gasolina.

    5 - Desde sempre quando eu subo morro (principalmente com giro baixo) da um cheiro terrivel de escapamento dentro do carro.

    6 - Tentei em todas as oficinas da cidade pra ver se algum infeliz tem um scanner de injeção para passar no meu carro. E não tem ninguém na cidade.

    7 - Já gastei um fortuna com mão de obra de meXanicos e até hoje nada... Então para piorar as coisas eu resolvi meter a mão na massa!! E peço a ajuda de vocês!!!!


    Para começar eu descobri que mexendo no sensor TPS, o carro altera totalmente o funcionamento, por exemplo se coloco ele todo virado para baixo (sentido horario) o carro não consegue nem se mover de tão fraco que fica. Se coloco ele todo para cima (sentido anti-horario) e fica bem mais forte, só que a lenta fica em 400~500rpm e fica soltando muita fumaça no escapamento, inclusive saindo bastante combustivel sem queimar. Então voltei ele só um pouquinho de nada e ele estabilisou a lenta em mais ou menos 1000rpm e esta como semrpe, anda mais anda menos que um carro 1000, da cheiro de escape e a luz do check engine que não me larga. Atualmente ele tem consumido mais. Esta fazendo 7,5km/l na cidade.

    O que fazer????? Já estou prestes a disistir do carro e comprar uma moto como eu tinha antes... pelo menos nela eu abria até o motor da danada em casa e sempre funcinou bem... hehehee

  • #2
    Usuário Avatar de luiztacco
    Entrada
    19/07/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Esse cheiro no escape está com cara de "catalizador". Você já conferiu?
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

  • #3
    Vamos por partes:

    O MAF é o medidor de vazão de ar que entra no motor. Através dele 9e de outros sensores também: rotação, temperatura, posição da borboleta), o módulo de injeção calcula a quantidade de gasolina que deve ser injetada. Se o MAF estiver estragado, a informação é passada de forma incorreta para o módulo que calcula a quantidade de combustível errado e o carro perde rendimento. O MAF é difícil de achar e custa uma fortuna. Solução possível (porém difícil): procurar um MAF de outro carro que apresente a mesma resposta do original.

    Quando você usa o gás, NADA é realizado pela injeção eletrônica. Não precisa de MAF, rotação do motor, módulo, etc... o sistema do gás (o regulador de pressão) é puramente mecânico normalmente controlado pelo vácuo do coletor. Então se o MAF está quebrado e a injeção não está funcionando direito, este defeito não é sentido pelo sistema do gás, e o carro funciona melhor no gás.

    Se eu tiver mais alguma informação, passo para você.

    Abraços e boa sorte!

  • #4
    Quando comprei o meu Side tive o mesmo problema e era a MAF. A palheta estava quebrada e não media nada direito. Consumo alto e rendimento baixo. Creio, realmente, que no seu caso seja a mesma coisa.
    Eu busquei várias alternativas para a MAF, mas nenhuma eficiente, além da troca por outra igual, à qual me custou cerca de R$ 1.500,00 na época, há uns 2 anos.
    Em função de outros problemas com meu motor, hoje estou rodando com AP 2.0 e muuuuuuuuuuuuito satisfeito, pois a manutenção é incomparavelmente mais barata, peças são fáceis de achar e de quebra ganhei potência e economia de combustível.
    Mas se seu motor está bom, acho que vale à pena trocar a MAF.
    Para confirmar, sugiro que vc desconecte o plug da MAF com o carro em funcionamento, se ela estiver mesmo danificada, não mudará nada no funcionamento, mas se mudar alguma coisa (lenta, etc.) pode ser outra coisa.

    Espero ter ajudado.

    [ ]s

  • #5
    Bom Obrigado a todos por esta ajudando...

    Sobre o catalizador eu não sei se ele esta com problema ou não, ele fica bem mais quente que o abafador no fim do escapamento... Será que eu consigo retirar ele em casa e ver se esta entupido ou não?? É facil de tirar e colocar?

    Agora fui e fiz aquele auto teste pra ver o código de falhas... E para minha surpresa eu to ferrado!!!!
    Bom ele repetiu 3 vezes em cada código... 23 , 34 e 44
    23 - Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
    34 - Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
    44 - Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto).

    Agora pelo visto ferrou tudo de vez...


    Sobre colocar um AP 2.0MI ou 1.8MI.. O desempenho ficou muito melhor? E o consumo como ficou?

  • #6
    O medidor de temperatura de ar deve ser o mais fácil de substituir.

    Com um multímetro ligado aos sensores você consegue fazer uma "leitura" do funcionamento deles.

    Nos manuais de manutenção existem os valores esperados para cada um deles.

    É bom também verificar os terminais e fiação. Uma falha no sensor ou um cabo interrompido ou com mal contato podem ser interpretados da mesma forma pela central eletrônica.

    Outra dica é entrar em contato com uma empresa de SP que, se não me engano, faz MAF por encomenda. Sei que eles são especializados em modificação em sistemas de injeção: é a Funari (www.funari.com.br). Os amigos de SP podem dar uma dica melhor.

    Abraços!

  • #7
    Oi bcantunes,

    Você tem esse manual de serviços do Sidekick para me enviar, dai vejo quais são os valores padrões dos sensores para poder medir com o multimetro.

    Eu tenho um aqui mais é o manual do proprietario, não tem nada.

    Ontem futucando eu mexi no sensor TPS e coloquei ele praticamente todo para cima, a lenta fica oscilando um pouco e fica em 500rpm aproximadamente, bem baixo... as vezes desce mais e fica quase morrendo e as vezes vai para 850rpm aproximadamente. O lado bom é que o desempenho do carro aumentou um pouco, esta um pouco mais forte. Mais também quando ligo ele frio ele não aumenta o giro até esquentar, fica sempre na mesma..

  • #8
    Citação Postado originalmente por ericteles54 Ver Post
    Sobre colocar um AP 2.0MI ou 1.8MI.. O desempenho ficou muito melhor? E o consumo como ficou?
    Bom, sobre esse aspecto posso garantir que o desempenho do carro ficou muito melhor, mais forte, com melhor retomada e com torque em giro mais baixo (no caso do 2.0). O consumo: faço 10 a 11 na estrada e 8 a 9 na cidade, no meu ponto de vista, é muito bom, pois com o motor original (claro que o meu estava com problemas, mas...) nunca passei de 7 na cidade e 8,5 na estrada.
    O carro fica bem melhor em trilhas, não precisando andar só em 1ª marcha, pois não tenho redução.
    Tive problemas com quebra de homocinéticas, mas isso se deve mais ao fato de usar DynaTork 32", isso, junto com motor mais forte, resultou em quebras quando ainda estava me acostumando, pois o pé direito ia fundo demais...
    A adaptação deve ser bem feita, leva tempo e requer paciência, mas no meu caso valeu muito à pena.
    A DeepTec vendeu a capa seca e o resto foi feito pela oficina. Aproveitei tudo do AP (Compressor do ar, da direção, alternador, central de injeção, etc.)

    Enfim, só alegria depois da troca.

    [ ]s

  • #9
    Tenho os manuais, mas eles são muito grandes para passar por email e além disso, baixei da área de download aqui do fórum.

    Se você não conseguir, me avisa que a gente dá um jeito!

    Abraços!

  • #10
    Uma opção radical, se tudo der errado é voltar ao passado e adaptar um carburador, retirando a injeção eletrônica...

  • #11
    Citação Postado originalmente por bcantunes Ver Post
    Uma opção radical, se tudo der errado é voltar ao passado e adaptar um carburador, retirando a injeção eletrônica...
    Oi bcantunes!!

    Acabei dando uma sumida...

    Vou tentar baixar esses manuais que você falou...

    Em ultimo caso essa ideia do carburador também não é tão ruim, pois se estiver bem regulado vou conseguir ter a potencia normal do motor e consumo de combustivel normal também...

  • #12
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    50
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    Eric,

    vc ja verificou o regulador de pressão da gasolina, tive um problema semelhante ao seu no meu caso era o diafragma dele furado.
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade