x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 70
  • #13
    Usuário Avatar de Henrique Josino
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    1,158
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Samurai_MOA
    Ae povo,

    Conheço um cara q tem uma oficina, hoje o jipe dele eh um CJ, mas ele jah teve um Samuca e disse que eh possível colocar a T-case do Niva. Falou q o carro fica ateh mais reduzido...
    Alguem poderia passar mais detalhes se a adaptação realmente eh possível?
    Meu pai tambem tem um Samuca e a caixa tah com um ruido estranho na 5ª...

    Não sei como funciona a t-case do niva, se tem bloqueio central dentro dela ou é na caixa de velocidade, mas ele é 4x4 integral, full-time, teria q andar com o 4x4 ligado, com a roda livre engatada, ou sempre bloqueado.......ia ficar meio estranho essa adaptação...


    []'s
    DEFENDER 90 PICK-UP - lift 4",ARB,Full-locker,Salisbury 4340,37"x12,5"x15" creepy,Warn 9000, Safari, Hella Xenon e alguns hp's a mais...

  • #14
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Ae Alex..

    vc quer diferenciar a T-case dos <95 e >96 ??
    facil.. olhe bem p/ a T-case do seu 97( se possivel tire uma foto, imprima e leve-a na hora da compra) depois olhe uma dos <95.. de cara vc vai ver a diferenca...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #15
    Citação Postado originalmente por alex_floripa
    Bill e etc,

    Já to quase fechando o negócio com a t-case, mas gostaria de saber se tem como ver se a t-case é de ano<=95 (engrenagens, e não corrente) sem abri-la???
    Outra coisa Bill, para colocar essa t-case qual a adaptação necessária?
    Tem que cortar/aumentar os cardãs? E os pontos de fixação/suporte são os mesmos?
    Obrigado

    Alex
    Samurai 97 MT
    Pelotas-RS

    Sim, dá para saber só olhando para a carcaça. Mas para explicar isso para alguém que nunca viu as caixas fica difícil........ :P

    Bom, existem dois sinais visuais que talvez ajudaria. A t-case velha é bem mais "gorda" na região entre o eixo de entrada e os eixos de saída. E tem também nesta mesma região uma ponta de eixo visível entre a flange de entrada e a flange de saída dianteira.

    Tem que alterar o comprimento de dois dos trrês cardans, o que liga ao câmbio e o do eixo dianteiro. O suporte longo encaixe sem problema, mas o suporte curto precisa de ser modificado para dar altura. As flanges também são um pouco diferente, com furos passantes em vez de ter roscas.......

    Abraços,

  • #16
    Valeu,

    Bill, esses 2 cardãs dianteiros tem que encurtar ou alongar?
    Tenho algumas fotos aqui, acho que são todas de t-cases <95.
    Confirma?
    Vou tirar umas fotos da minha t-case.
    Obrigado
    Alex
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos caixa de transferencia do samurai-c1_1.jpg   caixa de transferencia do samurai-00_1.jpg  

  • #17
    Mais umas fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos caixa de transferencia do samurai-grsreb1_198.jpg   caixa de transferencia do samurai-t-case_196.jpg  
    caixa de transferencia do samurai Imagens Anexas caixa de transferencia do samurai-tcase_178.gif 

  • #18
    São todas fotos da t-case antiga.......

    O cardan do câmbio tem que encurtar, o do eixo tem que alongar.........

    Abraços,

  • #19
    Usuário Avatar de Guil
    Entrada
    06/03/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando que o papo é sobre o Samurai helicoidal....

    É possível alterar as relações do diferencial original do samurai, deixando mais reduzido, jah que não dá pra adaptar o tal do X-Crawler na t-case?

    Abraços,

  • #20
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    53
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0
    Teóricamente é possível mas não se conseguirá grandes reduções como na X-crawler. Imagine a transmissão da bicicleta, corõa e catraca.
    No samurai helicoidal é igual sendo que a diferença está que na entrada (coroa da bicicleta) a engrenagem é menor que na saída (catraca da bicicleta).

    Pois bem, digamos que a engrenagem de entrada tem 32dentes e a engrenagem de saída tem 42dentes. Assim, 42/32= 1,312 de redução em 4x2 ou 4x4 high. No Samurai Helicoidal o que se ganha de redução aqui é multiplicado 2,128 proveniente da sua redução original que é de 1,6213 (62,13%). Entendendo que 1,320 de high x 1,6213low = 2,128.

    1 - Se pegarmos a engrenagem de saída que tem 42 dentes e aumentamos para 48 dentes, conseguimos uma redução em high de 1,5 (mais 14%) e na reduzida teremos 1,5 x 1,6213 = 2,43.
    Nesse exemplo teria de aumentar 2 elos a corrente de transmissão (sé é que cada elo tem 3 dentes e não 2).

    2 - Outra e melhor opção é alterar a engrenagem de entrada e a engrenagem de saída ao mesmo tempo. Engrenagem de entrada passaria a ter 26dentes e a de saída 48dentes então 48/26=1,846 de redução em high ou 40% a mais em Low 1,846 x 1,6213 = 2,99.
    Nessa opção não precisa modificar a corrente pois o que tira em uma engrenagem é colocado na outra. Infelizmente a viatura ficaria reduzidíssima em high tendo que usar pneus 35 para corrigir. Além disso seria muito torque aplicado na corrente e nas engrenagens satélites inerentes dessa redução.

    3 – Uma redução mais suave e mais escalonada.:
    Remove 3 dentes da engrenagem de entrada e coloca 3 dentes na engrenagem de saída. Assim 45/29=1,552 de redução em high então 1,552 x 1,6213 = 2,516 em Low. Um aumento de 18%, suficiente para corrigir pneus 31” e de quebra não deve estourar a corrente nem as engrenagens da redução.
    As engrenagens são de dentes retos o que permite fácil fabricação da ferramenta de usinagem. Pelo desenho a engrenagem de entrada é tão fácil de fabricar quanto a do samurai feixe. Já a engrenagem de saída pode ser difícil de fabricar devido a esta travar na engrenagem de redução. Só vendo ao vivo pra se ter idéia.

    4 – Existe a opção de retirar da engrenagem de entrada o número de dentes equivalentes a um elo da corrente, se forem 3 se ganha 10% de redução, se forem 2 apenas 6,7%. Remover mais que 3 dentes aumentaria significativamente a carga sobre o eixo de entrada podendo danificar rolamentos e eixo, facilitando também a corrente de passar os dentes pois temos que considerar a curvatura mínima exigida pela corrente.
    Resumindo essa opção, se forem 3 dentes no elo da corrente ganhar 10% de redução é barbada. Se não for esqueça pois não valeria a pena.

    E ai, quem se habilita a desmanchar a t-case pra verificar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos caixa de transferencia do samurai-t-case_helicoidal.gif  

  • #21
    Putz, uma resposta comprida para ca.ra.lho para uma pergunta que nem foi feita............


    O cara perguntou se era possível reduzir o Samuca helicoidal no diferencial. E a reposta é que não existe no mercado realções para este jipe..........

    Agora, quanto a redução da t-case deste Samuca, já abri para verificar. As possibilidades não valia a pena para o meu uso. O melhor mesmo é de trocar a caixa para a do feixe........


    Abraços,

  • #22
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    53
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0
    Na verdade eu já tinha lido teu pensamento e a resposta que daria, me adiantei onde poderia ser feito a maior redução 8) .

    Mas acaba de me ocorrer o seguinte: Se o cara da RC4x4 tá fazendo engrenagens nacionais para o Vitara, pode muito bem fazer para o Samurai Helicoidal.
    Outra opção é vender esse modelo "Samurai feito nas coxas" e comprar o Samurai feixe. Sobra dinheiro pra X-crawler e ainda fica com um troco .

  • #23
    Sim, poderia alguém fabricar as engrenagens de diferencial para o Samuca helicoidal. Alias, seria preciso fabricar apenas o dianteiro, pois o traseiro é igual ao Samuca feixe, estas são facilmente encontradas nos States. Porém, é uma questão de volume para o preço ficar viável. Um jogo fica muito caro, o preço só começa a ficar decente a partir de 01 jogos. Será que tem 10 pessoas no País inteiro que quer entrar nisso??

    Quanto a sua afirmação de trocar o heliciodal para um de feixe, dependendo do que o cara quer fazer, pode ser uma boa. De fato, o feixe é mais fácil para modificar e é mais robusto.

    Abraços,

  • #24
    Usuário Avatar de Guil
    Entrada
    06/03/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Periquito
    Mas acaba de me ocorrer o seguinte: Se o cara da RC4x4 tá fazendo engrenagens nacionais para o Vitara, pode muito bem fazer para o Samurai Helicoidal.
    Acho estranho privilegiarem o Vitara em detrimento do Samurai, normalmente sencontra-se mais Samurais que vitaras encarando trilhas.

    Outra opção é vender esse modelo "Samurai feito nas coxas" e comprar o Samurai feixe. Sobra dinheiro pra X-crawler e ainda fica com um troco .
    O problema é que eu não tenho muita simpatia por feixes de mola

    Tava dando uma pesquisada aqui no forum e econtrei um tópico antigo onde o Wallace diz ter algumas relações pra vender.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2555

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Pedindo eu tenho para venda novas importadas:
    Ring & Pinion Samurai PN SS5038 5,83:1 = US$ 395,00
    Ring & Pinion Samurai PN SS5037 5,43:1 = US$ 310,00
    Ring & Pinion Samurai PN SS5035 4,57:1 = US$ 355,00
    Como vêm da terra do Bill acredito que sejam todas pro samurai feixe, não?

    ps. muito boa sua mensagem periquito, com direito a desenho da t-case e tudo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade