x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário Avatar de Angelo Briganó
    Entrada
    15/10/2003
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0

    Dúvida a respeito do SPOA




    Olá amigos.
    Após uma longa procura, encontrei um Samurai com ótima funilaria e mecânica, no entanto, tenho uma dúvida: este Samurai (ano 92) está com SPOA e quando o dirigi pelas ruas de São Paulo, senti que a direção ficava muito leve quando passava por saliências no asfalto, dando a impressão de folga na mesma. Pergunta: isto é normal quando se tem SPOA, ou pode ser um problema mais sério?

    Abraços,

    (um quase off-road!)

  • #2
    Se fizer direito nao eh normal nao.... mas tem muita gente que faz o SPOA de qualquer jeito.....

    Por acaso esse samurai eh um Branco Perola?

    Abracos

  • #3
    Visitante
    A direção ficava leve ou ela se movia um pouco (bumpsteer) ?

    Se for bumpsteer, provavelmente foi feito uma Z-link na barra da direção.

    Eu uso a Z-link até hoje sem nenhum problema, mas se o bumpsteer for acentuado pode acarretar problemas.

    []s

  • #4
    Usuário Avatar de Angelo Briganó
    Entrada
    15/10/2003
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Além de leve, a direção se movia um pouco.
    Eu consigo ver se foi feito uma Z-link? Ou melhor o que é isso?

    Obrigado pela ajuda!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Angelo Briganó
    Além de leve, a direção se movia um pouco.
    Eu consigo ver se foi feito uma Z-link? Ou melhor o que é isso?

    Obrigado pela ajuda!
    Eu ja te perguntei se eh um Branco perola.... se for eu conheco parte da historia dele......

    O Z-Link eh a barra de direcao em forma de Z.... ao invez de ser reta, a barra de direcao eh dobrada (e reforcada) para evitar de bater no feixe de molas.... nao eh uma boa opcao, pois nao elimina o bumpsteer... nem melhora.... mas evita a barra de bater na mola...

    A barra que eu to falando eh aquela que sai da caixa de direcao e vai ate a barra que liga uma roda a outra.

    Abracos

  • #6
    Visitante
    Bem,

    O Régis explicou direitinho, mas voce olhando a frente do carro, deve ter duas barras indo para a roda esquerda (direita do carro, sua esquerda). Uma na horizontal, vindo da roda direita (esquerda do carro, sua direita) e uma outra em diagonal. Se essa barra diagonal tiver um leve desvio como em um formato em Z, então é um Z-Link. Preferencialmente essa barra tem que ser reta, na diagonal, sem esses "desvios".

    No meu caso, eu só sinto bumpsteer quando passo em lombadas muito rápido, mas a direção vai pra um lado e depois volta um pouquinho quando sai da lombada, mas nem chega a virar os pneus, me acostumei e ando sem nenhum problema até hoje.

    Se for só isso o problema, você resolve isso facilmente depois com uma barra panhard (http://www.izook.com/tech/samurai/su...panhardbar.htm)

    []s!

  • #7
    Ja q o assunto é SPOA nao seria melhor pedir a opiniao do Bill?

    Desculpa gente nao resisti...

    Abracao,

  • #8
    Citação Postado originalmente por ojaneri

    Se for só isso o problema, você resolve isso facilmente depois com uma barra panhard (http://www.izook.com/tech/samurai/su...panhardbar.htm)

    []s!

    Não, não, não. uma panhard não resolve nada quanto bumpsteer........ Uma panhard trabalha para segurar o eixo lateralmente debaixo do jipe, mas não tem influência alguma na geometria de direção.

    EDIT: Para evitar confusão, seria melhor dizer que uma panhard PODE sim ter influência na direção. Porém, num sistema feixa de molas, ela não seria instalada por este propósito. Alias, se não for bem pensado, uma panhard pade trazer mais problemas que resoluções.......



    Para eliminar bumpsteer numa suspensão feixe de molas só tem um jeito. A barra de direção tem que ser horizontal.........

  • #9
    Usuário Avatar de Angelo Briganó
    Entrada
    15/10/2003
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por regis
    Eu ja te perguntei se eh um Branco perola.... se for eu conheco parte da historia dele......

    O Z-Link eh a barra de direcao em forma de Z.... ao invez de ser reta, a barra de direcao eh dobrada (e reforcada) para evitar de bater no feixe de molas.... nao eh uma boa opcao, pois nao elimina o bumpsteer... nem melhora.... mas evita a barra de bater na mola...

    A barra que eu to falando eh aquela que sai da caixa de direcao e vai ate a barra que liga uma roda a outra.

    Abracos
    Oi Regis, ele não é branco pérola e sim cinza metálico. Obrigado pela explicação.

  • #10
    Usuário Avatar de Angelo Briganó
    Entrada
    15/10/2003
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pela ajuda/explicações. Vou verificar se há Z-link e dar mais algumas voltas com ele para depois tentar fechar negócio.
    Abraços,

    Angelo.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Angelo Briganó
    Citação Postado originalmente por regis
    Eu ja te perguntei se eh um Branco perola.... se for eu conheco parte da historia dele......

    O Z-Link eh a barra de direcao em forma de Z.... ao invez de ser reta, a barra de direcao eh dobrada (e reforcada) para evitar de bater no feixe de molas.... nao eh uma boa opcao, pois nao elimina o bumpsteer... nem melhora.... mas evita a barra de bater na mola...

    A barra que eu to falando eh aquela que sai da caixa de direcao e vai ate a barra que liga uma roda a outra.

    Abracos
    Oi Regis, ele não é branco pérola e sim cinza metálico. Obrigado pela explicação.
    Angelo

    Voltando as explicacoes.... isso nao eh normal nao....

    Pode ser rolamentos, etc

    E pode ser a caixa de direcao com folga mesmo.... (Cuidado que a caixa do samurai costuma quebrar um dente e dar folga)

    Verifica se ele tem algum amortecedor de direcao que nao seja o original. (tipo Rancho ou heckentorn) e tenha certeza que ele NAO tem o amortecedor de direcao original se tiver esses que eu falei acima.

    Osvaldo, a o Bill ja explicou sobre a panhard.. entao nao vou tocar no assunto....

    O que resolve eh colocar a barra na horizontal... seja com um Steering Linkage ou com Hi-steer... ou OTT (Over the Top) mounts.. seja la qual for o nome.

    Abracos e boa compra

  • #12
    Usuário Avatar de Angelo Briganó
    Entrada
    15/10/2003
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por regis
    Voltando as explicacoes.... isso nao eh normal nao....

    Pode ser rolamentos, etc

    E pode ser a caixa de direcao com folga mesmo.... (Cuidado que a caixa do samurai costuma quebrar um dente e dar folga)

    Verifica se ele tem algum amortecedor de direcao que nao seja o original. (tipo Rancho ou heckentorn) e tenha certeza que ele NAO tem o amortecedor de direcao original se tiver esses que eu falei acima.

    Osvaldo, a o Bill ja explicou sobre a panhard.. entao nao vou tocar no assunto....

    O que resolve eh colocar a barra na horizontal... seja com um Steering Linkage ou com Hi-steer... ou OTT (Over the Top) mounts.. seja la qual for o nome.

    Abracos e boa compra
    Oi Régis, ele possui um amortecedor Rancho na direção.
    Abraços e mais uma vez obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade