E não é q o Bill veio mesmo? :shock:
Acho melhor ter mais cuidado com o q digo... :lol:
Na real acho q ele não pode ver um tópico com a palavra SPOA, consegue se segurar um tempo, mas depois cai dentro!!!
Abraços impressionados,
Versão Imprimível
E não é q o Bill veio mesmo? :shock:
Acho melhor ter mais cuidado com o q digo... :lol:
Na real acho q ele não pode ver um tópico com a palavra SPOA, consegue se segurar um tempo, mas depois cai dentro!!!
Abraços impressionados,
não me xinguem por favor... :oops: ... mas o que é SPOA?????
Ae Bill!!!!! Olha a famigerada pergunta de novo!!! :shock:
Bom angelo, vou considerar q vc realmente não sabe e não conhece a saga dessa pergunta. SPOA significa: SPring Over Axel.
"Mola sobre o eixo". Em viaturas com feixes de mola passa-se os eixos para baixo do feixe ganhando altura curso e uma serie de outras coisinhas. Ah, tambe se perde uma serie de coisinhas.. :lol:
Abração,
Valeu Rafael. Era real e assumida ignorância, mesmo... E até já tive um Samuca com feixes de mola, :roll:
Oi Angelo,Citação:
Postado originalmente por Angelo Briganó
Se tem o Rancho na direcao entao tem algum problema para sentir ele bobo....
Ou eh o caso da Barra de direcao em formato de Z, ou S
Achei aqui uma foto... no Z-Link a barra eh assim http://www.trailtough.com/images/newZlink.jpg
O Z-link passa por baixo da mola
Se for o correto, a barra eh reta (nao dobrada como o Z-link) e passa por cima da mola para chegar no munhao
Ou entao tem algum problema em rolamentos ou direcao.... se for rolamentos, eh so vc encostar do lado da roda dianteira... pegar na parte de cima do pneu e empurrar e puxar ele "como se fosse empurrar o carro lateralmente" e fazendo isso se tiver alguma folga em rolamento, vc consegue "sentir ela".... se for direcao, ai independe se vc esta parado ou andando com o carro, essa folga vai estar la.
Abracos tentando ajudar
Oi Régis, mais uma vez muito obrigado pela ajuda!! A foto tirou todas as dúvidas a respeito do Z-link.Citação:
Postado originalmente por regis
A barra que está no Samurai é reta e já fiz o teste de "empurrar a roda" e não senti nada, a direção também está sem folga. Ontem andei mais um pouco com ele, os pneus (255x75x15) estavam com 30 libras, diminui para 25 e parece que melhorou, acho que é falta de costume mesmo...
Aproveitando, você ou alguém conhece algum mecânico na região do bairro Saúde ou Vila Mariana no qual eu possa levar o carro?
Abracos...
Oi Régis, mais uma vez muito obrigado pela ajuda!! A foto tirou todas as dúvidas a respeito do Z-link.Citação:
A barra que está no Samurai é reta e já fiz o teste de "empurrar a roda" e não senti nada, a direção também está sem folga. Ontem andei mais um pouco com ele, os pneus (255x75x15) estavam com 30 libras, diminui para 25 e parece que melhorou, acho que é falta de costume mesmo...
Aproveitando, você ou alguém conhece algum mecânico na região do bairro Saúde ou Vila Mariana no qual eu possa levar o carro?
Abracos...
Angelo,Citação:
Postado originalmente por Angelo Briganó
A pressao do pneu ta muuuuuuito alta.. mesmo com 25... a recomendacao original eh 20.. e com pneu pequeno... pode jogar ele pra 18-20 sem medo de ser feliz...
Outra coisa que pode estar acontecendo eh:
1- O SPOA ter sido feito meio que sem muito cuidado com angulos e atrapalhado o angulo de caster do carro.
2- A convergencia estar fora de especificacao....
Para verificar isso, leve ele em uma dessas casas que tem alinhamento a lazer e verifique os angulos que estao (paga o alinhamento pro dono porque se vc comprar ele fica pra vc.. ou entao se nao comprar vale a aporrinhacao que vc deu pra ele :lol: )
Os dados para alinhamento sao:
:arrow: Convergencia: 2-6mm (as rodas tem que se convergir de 2 a 6 mm.. elas tem que fechar mandar o carro em direcao uma da outra com o carro em linha reta)
:arrow: Cambagem: 1 grau (tolerancia de+-45 minutos) isso vale pra vc saber se o eixo nao esta torto.. tipo se o cara nao deu muito pulo com o samuca 8)
:arrow: Inclinacao do pino mestre: 9 graus (tolerancia +-2 graus) esse aqui determina o quanto eh dificil de virar a roda
:arrow: Caster: 3 graus e 30 minutos (tolerancia +- 1 grau)
De todas as medidas acima.. o cara do alinhamento so pode mexer com a convergencia.... de resto ele nao tem capacidade e nem equipamento pra mecher....
Se o SPOA foi bem feito, o Caster tem que estar dentro da tolerancia.... se foi mal feito, ai que da o problema de direcao boba.
EDIT: Completando as respostas...
Esses dados de alinhamento eu tirei do manual do Samurai carburado.. 87.. mas os angulos de direcao nao devem ter mudado dai pra cima...
Quanto ao mecanico.. eu nao indico NENHUM... esse negocio de mecanico eh complicado.... hoje ele eh bom.. amanha faz cagada... depois faz coisa boa... e depois eh bom pra uns e ruim pra outros... entao decidi confiar somente em mim mesmo e meus amigos para as minhas manutencoes e adaptacoes... a nao ser que nao tenhamos competencia ou equipamento para tal.
Abracos
Valeu pelas dicas Regis. Vou fazer o alinhamento e verificar as medidas.Citação:
Abracos.
Samuca não é bem minha praia... :oops: , mas ja ouvi alguns relatos sobre esse sintoma.
-Folga no rolamentos (poe no macaco e movimenta a roda procurando por folgas).
-Pino do munhao quebrado.
Da uma olha da no basico antes: geometria, balanceamento, folgas em buchas, rolamentos e deixa o munhao por ultimo, mas verifica.
Samuqueiros, falei bobagem?
Abraços invadindo outra praia,
Oi galera!
Depois de todas estas explicações e do alinhamento feito, tomei coragem e fechei o negócio! :P
Este fds andei no asfalto e fiz o trecho Joanópolis a S. Fco Xavier em trilha, tudo bem que é uma trilha light, mas foi o começo para acostumar com o Samuca... :wink:
Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda... E tenho certeza que terei muito mais dúvidas para perguntar a vcs.
Valeu!
Angelo Briganó
(agora com um Samuca, ainda sem nome)
Parabens Angelo,
O Samurai eh um OTIMO Jipe.. para a devida utilizacao!..
E ai? Como esta o alinhamento?
O Caster esta correto?
Se eu nao me engano o correto do caster eh -3 graus e nao os 3 como esta no manual... mas ... passa pra a gente as medidas que achou no alinhamento e manda as fotos do samuca la no forum da Frota!
Parabens!