x
Convex Datacenter
  • #2221
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1



    Roger, dá uma fuçada no fórum suzuki, sem preguiça rsrs. Veja também os tipos de posts comuns a cada modelo 4x4 que isso já diz muito sobre o que significa possuir um. Vai encontrar 99% das respostas. Quanto aos pneus, precisamos criar um tópico só pra isso porque toda hora regurgita em algum outro.

    Citação Postado originalmente por Roger_RJ Ver Post
    Pessoal, decidi comprar um 4x4 e estou avaliando entre o Jimny e o TR4, portanto tenho várias dúvidas sobre ambos.

    Em relação aos pneus do Jimny gostaria de saber se trocando os originais Dueler do 4Sport por BF All Terrain acarretaria alguma diferença no conforto ou estabilidade do carro no asfalto, tanto seco quando molhado.

    E o MUD opcional do 4Sport, alteraria o conforto ou a estabilidade de alguma forma no asfalto?

    Grato a todos

  • #2222
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    57
    Posts
    113
    Agradecimentos: 0
    Ok Thiago, grato pela orientação. Na realidade tenho lido bastante sobre ambos aqui no forum e consegui resposta para várias dúvidas, sem preguiça (rss).

    No post anterior eu queria saber sobre o comportamento dos pneus MUD e AT relacionados especificamente à estabilidade no asfalto. Essa informação é importante no meu processo de decisão.

    Insisti nesse mesmo assunto num outro que você colocou.

    Grato pela atenção.

  • #2223
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Cruzeiro do Sul/AC
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Não consigo tirar a tração do Jimny

    Problema..
    Não estou conseguindo desligar a tração do jimny! A tração está engatada. Já troquei uma placa eletronica (post anterior) que controla a tração e nada. Pior que nem consigo rodar com o carro, está parado na mecânica.

    Falei com o rapaz da mecânica, e ele disse que o "motorzinho" que aciona e desliga a tração não está funcionando direito!

    Sou novo no ramo, não entendo muito. Se alguem já passou por algum problema parecido e puder ajudar, agradeço!

    abs

  • #2224
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    caro rocha, como é seu inglês?

    no PDF anexo tem um passo-a-passo pra verificação de problemas na tração.


    Citação Postado originalmente por rs_rocha Ver Post
    Problema..
    Não estou conseguindo desligar a tração do jimny! A tração está engatada. Já troquei uma placa eletronica (post anterior) que controla a tração e nada. Pior que nem consigo rodar com o carro, está parado na mecânica.

    Falei com o rapaz da mecânica, e ele disse que o "motorzinho" que aciona e desliga a tração não está funcionando direito!

    Sou novo no ramo, não entendo muito. Se alguem já passou por algum problema parecido e puder ajudar, agradeço!

    abs
    Arquivos Anexos

  • #2225
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Pra você sair do sufoco e rodar com o carro, o ideal seria desengatar manualmente. O tutorial que ensina a fazer isso está sem as fotos:

    5/10/09 - Fixing a vacuum hub in the field

    Esses sistemas de vácuo são bastante chatos. Qual o ano do seu Jimny? Já pensou em colocar roda-livre manual?

    Desculpe não poder ajudar mais.

  • #2226
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Cruzeiro do Sul/AC
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Meu inglês não é dos melhores! Mas vou usar um tradutor desses pra ajudar...

    O Jimny é 2010/2011, modelo HR. Comprei faz pouco tempo..

    O que seria colocar roda-livre manual? O seu é assim? modificou ou já é veio assim de fábrica?

  • #2227
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Não sou expert no assunto, mas vamos lá. Favor corrigirem se falei muita besteira.

    A roda-livre (fica no centro da roda dianteira) do Jimny é automática e permite que as rodas da frente girem livremente (2WD selecionado). Quando você seleciona 4WD, ele engata o cardã dianteiro através da t-case. Para esse giro chegar nas rodas, a roda-livre tem que ser acionada (conectar as rodas no eixo). No Jimny original é acionada automaticamente por sistema de vácuo (como se soltasse um vento ou desse uma "assoprada" pra engatar). Esse sistema é confiável até o ponto que não acumule muita lama ou tenha vazamentos nos sistemas de tubos ("pegar ar" e perde o vácuo). Com a roda-livre manual isso acaba, pois você trava e destrava manualmente girando um pequeno disco (tem que descer do jipe). Com ela desacionada manualmente, a força não é transferida para as rodas da frente, mesmo com o cardã dianteiro girando. Além de ser mais confiável, esse sistema possibilita, por exemplo, utilizar reduzida em 4x2. Ou seja, se o sistema de vácuo estiver ruim, existe a opção de substituir por roda-livre manual.

    Recomendo levar o jipe em um mecânico que entenda de 4x4 pra avaliar a situação do seu sistema de vácuo. A tração pode também ser engatada ou desengatada manualmente. Pelo menos você pode colocar em 4x2 e ir usando o jipe até ter tempo pra parar no estaleiro e arrumar de vez.

    Thiago


    Citação Postado originalmente por rs_rocha Ver Post
    Meu inglês não é dos melhores! Mas vou usar um tradutor desses pra ajudar...

    O Jimny é 2010/2011, modelo HR. Comprei faz pouco tempo..

    O que seria colocar roda-livre manual? O seu é assim? modificou ou já é veio assim de fábrica?
    4X4 Brasil

  • #2228
    Usuário
    Entrada
    04/08/2013
    Local
    Cruzeiro do Sul/AC
    Idade
    36
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Estou morando em Cruzeiro do Sul/AC, dificuldade de encontrar por aqui mecânico que realmente entenda e saiba mexer em 4x4. Mas vou fazer isso, pedir para desengatar a tração manualmente. Quando voltar pra minha terra (RS), eu tento solucionar este problema da tração. Sabe me dizer, se tem algum problema não usar o 4x4 por um longo periodo? Devo ficar mais uns 2 anos por aqui. E minha intenção é voltar com ele pro RS.

    Raidon

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Não sou expert no assunto, mas vamos lá. Favor corrigirem se falei muita besteira.

    A roda-livre (fica no centro da roda dianteira) do Jimny é automática e permite que as rodas da frente girem livremente (2WD selecionado). Quando você seleciona 4WD, ele engata o cardã dianteiro através da t-case. Para esse giro chegar nas rodas, a roda-livre tem que ser acionada (conectar as rodas no eixo). No Jimny original é acionada automaticamente por sistema de vácuo (como se soltasse um vento ou desse uma "assoprada" pra engatar). Esse sistema é confiável até o ponto que não acumule muita lama ou tenha vazamentos nos sistemas de tubos ("pegar ar" e perde o vácuo). Com a roda-livre manual isso acaba, pois você trava e destrava manualmente girando um pequeno disco (tem que descer do jipe). Com ela desacionada manualmente, a força não é transferida para as rodas da frente, mesmo com o cardã dianteiro girando. Além de ser mais confiável, esse sistema possibilita, por exemplo, utilizar reduzida em 4x2. Ou seja, se o sistema de vácuo estiver ruim, existe a opção de substituir por roda-livre manual.

    Recomendo levar o jipe em um mecânico que entenda de 4x4 pra avaliar a situação do seu sistema de vácuo. A tração pode também ser engatada ou desengatada manualmente. Pelo menos você pode colocar em 4x2 e ir usando o jipe até ter tempo pra parar no estaleiro e arrumar de vez.

    Thiago

  • #2229
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Cara, que coisa chata. Tente procurar aqui no fórum a indicação de um mecânico na sua região. Pelo menos pra te ajudar a desmontar a roda-livre. Daí você consegue engatar e desengatar com a mão mesmo e confirma que o problema é no sistema de vácuo.

    Quando você tenta engatar não faz nenhum barulho, tipo um clack? A luz tá acesa, piscando, apagada?

    Estranho um jimny tão novo com esse tipo de apurrinhação.


    Citação Postado originalmente por rs_rocha Ver Post
    Estou morando em Cruzeiro do Sul/AC, dificuldade de encontrar por aqui mecânico que realmente entenda e saiba mexer em 4x4. Mas vou fazer isso, pedir para desengatar a tração manualmente. Quando voltar pra minha terra (RS), eu tento solucionar este problema da tração. Sabe me dizer, se tem algum problema não usar o 4x4 por um longo periodo? Devo ficar mais uns 2 anos por aqui. E minha intenção é voltar com ele pro RS.

    Raidon

  • #2230
    Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Idade
    52
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rs_rocha Ver Post
    Problema..
    Não estou conseguindo desligar a tração do jimny! A tração está engatada. Já troquei uma placa eletronica (post anterior) que controla a tração e nada. Pior que nem consigo rodar com o carro, está parado na mecânica.

    Falei com o rapaz da mecânica, e ele disse que o "motorzinho" que aciona e desliga a tração não está funcionando direito!


    Sou novo no ramo, não entendo muito. Se alguem já passou por algum problema parecido e puder ajudar, agradeço!

    abs
    Rocha eu vou na CSS hoje e pergunto como faz para desengatar, eu sei que no Grand Vitara a tração não desengata parado, a luz do painel só desliga depois que você toda alguns metros em linha reta. Como seu carro é novo, deve ser alguma coisa simples. De qualquer maneira vou investigar.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #2231
    Usuário
    Entrada
    09/07/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    52
    Agradecimentos: 0
    Fala galera, assistam esse vídeo:

    abraços

  • #2232
    Usuário Avatar de marbovo
    Entrada
    10/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    39
    Posts
    539
    Agradecimento: 1
    Olá Chara,

    Muito bom o video hein, engraçado como o carro se encaixa em duas propostas que são completamente diferentes e apesar de o vermelho ser mais o meu gosto, o amarelinho ficou bem bonito também.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade