x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1

    Exclamation Orientação sobre DH Jimny




    Pessoal,
    Meu veículo apresenta uma batida (parecendo uma folga na coluna de direção) quando passo em terrenos irregulares e até mesmo com velocidade acima de 75km. Esta folga é sentida no volante através de pequena pancada (como se estivesse algo solto na coluna). Mandei verificar na Suzucar e não foi constatado nenhum problema mecânico. Observei que a junção (peça que liga a coluna a cx. direção) apresenta folga nas cruzetas (sendo a que está com mais folga é a que se conecta com a coluna). Quero sanar este inconveniente e gostaria da opnião de vcs a respeito inclusive os que possuem Jimny.
    Penso que adaptar esta junção (fazer uma peça de metal com duas cruzetas nas extremidades) chequei a do Ford Ka e este se adapta. Minha dúvida é se trocando tal peça resolveria o problema e se esta adaptação não comprometeria o restante do conjunto devido ao peso etc... ou teria que partir para o original.
    No mais aguardo retorno,
    Se necessário coloco posteriormente uma foto na junção.
    Abraços
    TMorais

  • #2
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por TMorais
    Pessoal,
    Meu veículo apresenta uma batida (parecendo uma folga na coluna de direção) quando passo em terrenos irregulares e até mesmo com velocidade acima de 75km. Esta folga é sentida no volante através de pequena pancada (como se estivesse algo solto na coluna). Mandei verificar na Suzucar e não foi constatado nenhum problema mecânico. Observei que a junção (peça que liga a coluna a cx. direção) apresenta folga nas cruzetas (sendo a que está com mais folga é a que se conecta com a coluna). Quero sanar este inconveniente e gostaria da opnião de vcs a respeito inclusive os que possuem Jimny.
    Penso que adaptar esta junção (fazer uma peça de metal com duas cruzetas nas extremidades) chequei a do Ford Ka e este se adapta. Minha dúvida é se trocando tal peça resolveria o problema e se esta adaptação não comprometeria o restante do conjunto devido ao peso etc... ou teria que partir para o original.
    No mais aguardo retorno,
    Se necessário coloco posteriormente uma foto na junção.
    Abraços
    TMorais
    TMorais,
    Estranho... O meu Jimny tem o DH original e nunca aconteceu comigo....
    O problema aconteceu há pouco tempo?
    Absssssssssssssssss
    4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #3
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1

    Thumbs up

    João

    A folga a qual comentei foi na junção (peça que se conecta na coluna da direção a caixa de direção.), esta apresentou pequena folga nas cruzetas e gerava uma batida ou pequena pancada sentida somente no volante. Isso aconteceu a pouco tempo e estava tentando resolver sem ter que comprar uma nova. Algumas pessoas disseram para não trocar pois era pouca coisa e o custo de uma nova não era viável; pensei em adaptar uma como comentei mas fiquei sem um parâmetro sobre a adaptação e se isso poderia ocorrer problemas no conjunto todo.
    Hoje estive em uma oficina que trabalha com Suzuki e tiramos a peça para avaliá-la. O mecânico relatou que até poderia adaptar uma outra do vitara que ele mesmo tinha lá, mas como a folga era pouca (e o incoveniente era muito) acabou reapertando, numa prença própria, a tal cruzeta da junção. O resultado foi que o inconveniente acabou sendo solucionado na mesma peça original. Estou ainda em teste para ver se ficou tudo ok.
    Não sei se esta folga é comum no Jimny (relataram que muitas vezes ocorre), porém duvidei. Novidades informo.
    Caso saiba de algo mais deixe o seu registro.
    Abraços
    Tarciso

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0
    TMorais,

    Ao meu ver (isso é uma opinião pessoal, veja bem), se a folga fosse na cruzeta do eixo, o risco seria menor, contudo, uma folga na coluna de direção te oferece mais risco. Ao resolver a folga usando uma prensa - o que aconteceu foi um ligeiro empeno na peça, resolvendo aparentemente o problema, todavia, comprometeu os roletes (tipo um rolamento) que ficam por dentro da 'pequena' cruzeta, podendo acelerar o desgaste dos mesmos e emperrar o conjunto subitamente. Recomendo cuidado com esse tema, principalmente se tratando do sistema de direção. Eu, particularmente, partiria para a peça original nova. Neste caso é pagar o preço de nossa segurança.

    Um abraço de seu conterrãneo. Sou Baiano morando 'fora' ....
    ------------------------------------
    Subaru Forester XT 2014/2015

  • #5
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1
    Valeu amigo,
    Por enquanto não percebi mais nenhuma alteração. Caso ocorra irei avaliar outra nova.
    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    50
    Posts
    1,978
    Agradecimento: 1

    Lightbulb

    Marcelo,
    Esqueci de citar que a folga foi somente na cruzeta e não na coluna de direção.
    Abraços amigo,
    Caso possua informações sobre Jimny colocamos um tópico e suas informações podem ser importantes aqui no Forum.
    Abraços
    TMorais

  • #7
    Tmoraes

    Também tive problema nessa peça no meu samuca... é tipo uma cruzeta no meio da barra de direção, né??? Estava com folga. Como não achei nova, e para adaptar também seria complicado, levei num torneiro que embuchou a mesma e ficou 100%!!
    O mesmo recomendou colocar coifa em volta da peça e encher com graxa para não entrar sujeira e dar maior durabilidade (principalmente quem faz muita trilha)

    Abraços
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 93 CANVAS (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 94 METAL TOP (PAPALEGUAS III) ATUAL

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0
    Ok TMorais! estamos aí.
    Acho que o grupo dos prop. de Jimnys está se 'concentrando' mais agora no fórum. Bola pra frente! Breve terei novidades para todos (espero que sejam úteis).
    abraço a todos.
    ------------------------------------
    Subaru Forester XT 2014/2015

  • #9
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Estou disposto a qualquer dúvida sobre o Jimny!
    Absssssssss
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade