x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Ajuda - Roda livre - Samurai




    Caros,
    A roda livre do meu recém adquirido Samurai estava eternamente em lock. Não adiantava mudar pra free, não causava efeito.
    Abri pra ver, dei uma bela limpada, mas tem uma coisa que eu não tô entendendo.
    Quando se muda de free para lock, o funcionamento é óbvio: a mola empurra a engrenagem pra dentro, tudo se conecta e vamo que vamo.
    Mas... quando se muda de lock para free, a mola se recolhe. O que faz a engrenagem voltar para fora? Deveria ter outra mola interna? A engrenagem é presa de alguma forma na mola? Será que tá faltando peça aqui?

    Só para ficar claro o que estou querendo dizer (não sei nome de peça nenhuma), a primeira foto é o seletor e a mola, a segunda é a tal engrenagem e a terceira é o corpo da RL. Falta algo?

    Se alguém já desmontou e pôs pra funcionar, agradeço uma ajuda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuda - Roda livre - Samurai-p7250007.jpg   Ajuda - Roda livre - Samurai-p7250008.jpg   Ajuda - Roda livre - Samurai-p7250009.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    36
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    esse problema de ela estar eternamente travada,deve ser quem a montou pela ultima vez,a montuo errada.uma vez mandei um mecanico retirar a folga do cubo dianteiro,ele acabou nao tirando a folga e ainda montou a roda livre de forma errada,ela so ficava ativada e a tampa nao se movia,entao eu dismotei tudo tirei a folga e na hora de recolocar a roda livre eu me sertifiquei de deixala na posicao-free-e a mola retraida.ai ficou tudo belesa

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    36
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    a,e pelas fotos parece que ta faltando a mola

  • #4
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
    Entrada
    04/03/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,698
    Agradecimentos: 0
    Enio,

    Deixa ver se eu consigo te ajudar, pois já montei e desmontei algumas vezes a roda livre do meu Samuca.

    A 3ª foto deve ser colocada no lugar apertando os 6 parafusos (ali deve haver uma junta bem fina).
    a 1ª foto está correta com uma mola curta prendendo o anel dentado.
    Agora, a engrenagem da 2ª foto é presa na tampa (1ª foto) por uma mola maior.
    É essa mola que faz, ao voce girar a chaveta, ir pra frente e pra trás a engrenagem da 2ª foto e assim ligando e desligando a roda livre.
    Como disse o Lucas, pelas fotos está faltando essa mola maior.
    Essa mola maior tem numa extremidade uma dobra que é encaixada na peça da 1ª foto e a outra extremidade é "rosqueada" no lado interno da engrenagem da 2ª foto.
    a 1ª e a 2ª foto faz parte de uma única "peça" que é parafusada na peça da 3ª foto.
    Detalhe: Quando voce for montar tudo, coloque um pouco de graxa no interior da peça da foto 3ª foto (mas não muita a ponto de entupir tudo pois o excesso acaba prejudicando seu funcionamento)!

    Quando eu desmontei pela primeira vez, voou mola pra tudo que é lado e eu não sabia nem por onde começar, aí eu tirei com cuidado a outra roda livre e observei como estava montada e remontei a outra belezinha!!!

    Como as duas rodas livres do seu Samuca estão iguais, sugiro achar um amigo que tenha um Samuca e pedir pra ele abrir a roda livre do Samuca dele e ver a forma correta de montagem.

    []'s esperando ter ajudado...
    Ramiro - Bin Lôco

  • #5
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    A engrenagem deveria estar presa à mola. Se não tá presa a mola retorna e não puxa a engrenagem. Só isso.

    []´s

  • #6

    Thumbs up Achei a danada

    Caros,

    Na RL do outro lado tinha a mola interna. Tava desconectada da engrenagem e escondida dentro do anel dentado.
    Caso alguém mais precise de uma referência, vai a foto (fora de foco e sem pilha pra tirar outra).

    Agora tenho que achar uma substituta.

    Grato a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuda - Roda livre - Samurai-p7260010.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Num falei.

    []´s

  • #8
    Pessoal,

    Procurei em autopeça, mecânica, padaria, terreiro, e ninguém aqui em Mogi tem nada parecido nem pra adaptar.
    Me sugeriram até um tiozinho que fabricava anzóis aqui, mas infelizmente a fabriqueta dele fechou.

    Pergunta: conhecem alguém, de preferência em SP-Capital ou adjacências, que fabrique molas artesanalmente?

    Um cara de uma loja de parafusos me perguntou "quantas peças você quer?". "Uma". "Aí fica difícil...".

    Dá um help aí, galera. Não tô a fim de gastar 0K5 numa roda livre por causa de uma molinha de m....

    Grato.

  • #9
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    amarra com arame ou tenta aquelas travas elásticas que acho q funfa. O esforço ae é só pra puxar a mola qd vc desengata a RL, nada mais.

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
    Entrada
    04/03/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,698
    Agradecimentos: 0
    Tenta ver se lá tem:

    www.japanautoparts.com.br
    Fone: (11) 5634-0250

    www.suzucar.com.br
    Fone: (11) 3744-9954 ou 3744-0918

    www.alternativa4x4.com.br
    Fone: (11) 6221-5359

    []'s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #11
    Acho que um bom torneiro mecânico faz sem problemas !!!!! É só levar a outra mola p/ servir de modelo.Quando você for montar as RL, não ponha muita graxa que só faz atrapalhar;quando tinha o samurai,um mecânico novato tirou as RL p/ trocar os rolamentos e na hora de montar encheu literalmente de graxa e elas não travavam direito.Quando levei lá de novo, o outro que sempre mexia abriu tirou o excesso de graxa e ficou beleza.

    Abs, Ricardo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade