Parabéns...é uma exceção à regra. Ainda mais com Geninho 1001...
Versão Imprimível
Parabéns...é uma exceção à regra. Ainda mais com Geninho 1001...
oi.
o meu faz 6/7 km/l cidade e 9/10 km/l estrada à +- 110 km/h. com 225 e 2" na suspensão.
Tenho que medir o consumo do meu GV de novo, mas deve ser mais ou menos o que o pessoal tem falado.. no máximo uns 7km/l na cidade. isso com pneus mais altos, e 2'' na suspensão.
No começo do ano quando o carro ainda estava original, fiz uma viagem pra são paulo, na estrada ele foi incrivelmente bem. pelo menos 11km/l !
Citação:
Postado originalmente por Walter Carlos Brossel
É que São José dos Campos é uma cidade de avenidas, quase não tem ruas por onde costumo andar.
Além disso, na estrada minha velocidade de cruzeiro é de 90Km/h.
Todos sabemos que o consumo do veículo sempre está relacionado ao pé do cidadão que o dirige! rsrs
Meu amigo rbrunato, sem querer desacreditar no consumo de 10,5 em uso misto e seu Vitara ainda é automático, consumo assim só vi em Viaturas com 60 libras nos pneus em avenidas planas e sem transito a velocidades constantes. Não me leve a mal, como você disse na sua cidade você somente anda em avenidas. O meu Vitara em transito bem leve quando consigo mais que 7,5 Km/l eu comemoro.Citação:
Postado originalmente por rbrunato
Na hora de medir o consumo, a galera precisa lembrar que os pneus maiores alteram a contagem da distância percorrida.. e tb a velocidade....
Se o pneu é mais alto, o diametro aumenta e o odometro marcará menos kms rodados porque a roda dará menos volta para percorrer a mesma distancia de uma roda menor e se fizermos as contas pelo odometro original sem aferi-lo, parecerá que o carro rodou pouco e gastou mais gasolina. Com esta conta vai mascarar o resultado e parecerá que o consumo aumentou.Citação:
Postado originalmente por diogoandre
Citação:
Importantíssimo o que o colega DIOGOANDRE disse.
Tomemos o meu exemplo:
O meu odômetro está calibrado para os pneus originais 195/80/15, que representa um raio de 34,7 cm.
Comparando com meus novos pneus 235/75/15, que têm raio de 36,7 temos um aumento de quase 6% na circunferência total do pneu.
pneu original C = 2 x 3,14 x 34,7 = 217,92 cm
pneu novo C = 2 x 3,14 x 36,7 = 230,48 cm diferença de 5,76%
(3,14 = "pi")
Singifica que, quando meu velocimetro marca 100 km p/h, estou, na verdade a 106. Que quando meu hodômetro me diz que rodei 400 km, rodei na verdade 424 km.
Vamos a um exemplo prático
Rodei pelo hodômetro 300 km. Parei e botei 40 litros. Minha conta:
correto = 300 + 6% = 318 : 40 = 8 km p/l (arredondando)
errado = 300 : 40 = 7,5 p/l
MAIS OU MENOS UMA DIFERENÇA DE MEIO LITRO POR KM RODADO = POUCA MERDA MESMO !!!!!!!
Citação:
Importantíssimo o que o colega DIOGOANDRE disse.
Tomemos o meu exemplo:
O meu hodômetro está calibrado para os pneus originais 195/80/15, que representa um raio de 34,7 cm.
Comparando com meus novos pneus 235/75/15, que têm raio de 36,7 temos um aumento de quase 6% na circunferência total do pneu.
pneu original C = 2 x 3,14 x 34,7 = 217,92 cm
pneu novo C = 2 x 3,14 x 36,7 = 230,48 cm diferença de 5,76%
(3,14 = "pi")
Significa que, quando meu velocimetro marca 100 km p/h, estou, na verdade a 106. Que quando meu hodômetro me diz que rodei 400 km, rodei na verdade 424 km.
Vamos a um exemplo prático
Rodei pelo hodômetro 300 km. Parei e botei 40 litros. Minha conta:
correto = 300 + 6% = 318 : 40 = 8 km p/l (arredondando)
errado = 300 : 40 = 7,5 p/l
MAIS OU MENOS UMA DIFERENÇA DE MEIO LITRO POR KM RODADO = POUCA MERDA MESMO !!!!!!!
Andre,
Só pra refazer o cálculo, vou até de animar mais hehehe...
na verdade é 0.5 litros para cada 8 Km = 0,06 litros ou 60ml p/km rodado.
Abraços Matemáticos,
É isto ai Andre,Citação:
Postado originalmente por Fernando Teixeira
Como tinha mencionado acima, quanto maior o diametro parecerá que o carro está bebendo mais gasolina !!!!
Bem a minha conta é simples.
Encho o tanque e ando com o carro até o ponteiro grudar lá em baixo.
Vejo quantos Kms andei e marco no papel.
Vou ao posto e gasto (exemplo) R$82,50 para encher meu tanque a R$2,50 cabendo assim 33 Lts.
Faço a seguinte conta:
Se andei 330 kms:
330 / 33 = 10, então andei 10Km/L
Se andei 320 Kms:
320 / 33 = 9,69 Km/L
E por aí vai. Sempre consigo andar entre 300 e 340 Kms.
Algumas raras vezes cheguei a 350.
É esta a simples conta que faço e que se considerarmos todas as contas de diametro de pneu feitas nos posts acima só fariam diminuir o consumo do carro.
O Fernando Teixeira, ele não quer me desacreditar e eu tb não quero provar. Mesmo que quisesse, nem há como.
Apenas estou postando o que acontece com o meu carro nos ultimos muitos tanques de gasolina que tenho enchido. Sempre faço exatamente a conta acima.
Não sei se as velas, filtros, fluidos, Tunaps e afins estão fazendo tal diferença, apenas sei que isso é o que acontece com o meu carro.
Eu ando com meu carro 90 a 95% na Dutra (até por isso o estou vendendo) a uma velocidade variando entre 80 e 90 KM/h.
Na cidade apenas pego avenidas, até minha casa fica em uma e aqui não tenho o problema de transito que se tem em SP, sendo assim mantenho uma velocidade média de uns 60 Km/h.
Enfim, muitas são as variáveis que deveriam ser consideradas para explicar tal consumo e eu não estou afim de procura-las, muito menos de calcula-las.
Sendo assim, só lhes restam acreditar... rsrs
sds