Olá amigos do fórum!
Peço licença para publicar aqui um post que fiz, mas que foi redirecionado para um outro que não é movimentado desde 2014, como estou precisando tomar uma decisão resolvi postar aqui também. Será que alguém pode me ajudar?
Comecei a acompanhar este fórum tem uns meses quando surgiu a necessidade de comprar um 4x4 e não conhecia praticamente nada deste novo mundo, então se me permitirem vou fazer meu primeiro post para solicitar a ajuda de vocês...mas gostaria de contextualizá-los antes de entrar especificamente no propósito do post.
Recentemente comprei um terreno em uma área rural cujo acesso se dá por uma estrada de terra com alguns trechos com bastante declividade e não muito bem construído, apesar de ser uma estrada rural com certa movimentação e que recebe manutenção frequente, em certas situações pode se tornar bastante complicada. Atualmente tenho um Honda Fit 2008 e apesar de gostar muito do carro e de a princípio estar relutante em trocar, considerando as circunstâncias terei de fazê-lo. Subi para o sítio algumas poucas vezes com o Fit, e apesar de ter chegado lá, o fato dele ser muito baixo judiou um pouco do carro, principalmente em trechos com muitas pedras. Não cheguei a pegar a estrada na chuva, mas acredito que nessa condição realmente apenas um 4x4 consiga me levar lá com segurança, e por isso comecei a buscar um carro com esta finalidade.
Como podem ver não pretendo fazer trilhas pesadas, apenas preciso de um carro mais alto, robusto, resistente e com tração 4x4. Além disso, um carro que seja confortável tanto para o dia a dia como para fazer viagens mais longas. Gostaria ainda que este fosse econômico (mas essa opção já descartei! hahaha). Portanto, depois de buscar bastante e ler inúmeros posts aqui no fórum estava decidido a comprar uma Tracker 2008, gostei bastante do carro e só li coisas boas a respeito, carro realmente valente! Entretanto, a necessidade de um espaço um pouco maior e maior conforto para viagens, bem como o câmbio automático, me fizeram optar por seu sucessor o Grand Vitara 3ª geração, que me apareceu como a solução perfeita para o meu caso.
Iniciei então a busca por usados aqui na região (Vitória-ES) na faixa de preço que posso arcar (Aproximadamente 30.000 reais). Encontrei dois carros do ano 2010 do jeito que procuro. Vou descrever as características deles e gostaria da opinião dos colegas mais experientes para me auxiliar na tomada de decisão sobre qual escolher.
Carro 1:
É um carro de um vendedor privado da OLX, único dono e todas as revisões realizadas na concessionária, parece estar muito bem cuidado.
Ano 2010;
120.000 km rodados;
4x4;
Completo;
Câmbio automático;
Central multimídia de fábrica;
Câmera de ré;
Cor prata com aquele detalhe preto no comprimento da lateral.
Carro 2:
É um carro de uma loja revendedora que comprou de uma concessionária da Nissan, não conhece muito bem o histórico do carro (eu teria que investigar um pouco mais).
Ano 2010;
86.000 km rodados;
4x4;
Completo;
Câmbio automático;
Central multimídia de fábrica;
Câmera de ré e sensor de estacionamento;
Cor prata com aquele detalhe preto no comprimento da lateral;
tem aquele refletor maior no para-choque traseiro logo abaixo das lanternas (deve ser a primeira versão, achei mais feio esse detalhe do que o do outro que é mais discreto, mas estou disposto a relevar isso)
Ambos os carros estão com a luz do check engine apagadas (mesmo quando dá-se a partida), ou seja, em algum momento deve ter dado o problema crônico desse carro e a luz foi desligada (que infelizmente é um problema que me desanimou um pouco com o carro, não fossem todos os outros atributos teria buscado outro carro, mas não há nenhum outro com todas as características que procuro).
Além disso, uma coisa que achei bastante estranha no Carro 2 é que ao entrar no carro verifiquei que o botão do 4x4 estava ligado na posição N, perguntei para o vendedor (que não conhece o carro direito) se ele deixava no N quando estacionava, e ele comentou que pegou o carro assim e nunca mexeu, que roda assim desde então, e que a opção 4H seria para quando precisasse do 4x4. Expliquei que é algo estranho pois teoricamente esse botão deixaria o carro em neutro sem possibilidade de tracionar e que este é um carro 4x4 integral e o botão deveria estar na posição 4H para rodar. (Estou enganado? Como poderia o carro continuar andando mesmo estando em N?)
Bom, como vocês podem ver tenho dois carros muito similares em análise, um com 120.000 km e todas as revisões em concessionária e outro menos rodado com 86.000 km, mas sem a certeza da procedência e com essa fato curioso do botão do 4x4. Ambos estão no mesmo valor também, 34.000 reais.
Qual será a melhor compra? Sei que existem vários outros fatores a serem considerados para bater o martelo, mas estou buscando opiniões para poder tomar a melhor decisão, considerando que pretendo ficar com o carro por um boooom tempo.
Será que vocês podem me ajudar? (O que mais devo considerar na compra?)
Agradeço desde já a atenção, tenho aprendido bastante neste fórum!