Postado originalmente por
Dan-Ce
Rapaz, essa conversa sobre controle de tração e vendas encalhadas da versão 4x2 rendeu bastante hein...
Mas estou com vocês, prefiro o Vitara a esses outros carros, tanto que tenho um e não pretendo vende-lo tão cedo.
Estou com o carro a mais de 1 ano e só fiz 3 passeios offroad. Mesmo assim, valeu muito a pena ter comprado a 4x4. Também gosto muito da ergonomia, da qualidade de construção e da dirigibilidade do carro. Melhor ainda quando troquei os pneus, coloquei os calços e mudei o som do carro! Pretendo usar mais vezes e aproveitar melhor essa vocação fora de estrada do GV em passeios com a minha família e com os amigos que estou fazendo.
Mas sem querer polemizar, vou refazer minhas colocações sobre o GV da seguinte forma.
1) Considero o GV 4x4 um carro de nincho pelas suas virtudes offroad. E para explorar melhor sua vocação e também para atrair consumidores de outros veículos AWD (offroad e urbanos) acho que a Suzuki deveria ter mais acessórios e versões voltados para segurança e desempenho como: controle de tração, airbags laterais e principalmente um cambio mais moderno. Uma versão a Diesel também seria muito bem aceita para os que rodam muito e ampliaria bastante o mercado do carro.
2) Considero que a versão 4x2 deveria ser a versão mais vendida por ser a versão mais “popular” e principalmente pelo potencial do mercado, contudo seus resultados estão muito aquém do que poderiam ser.
3) Que esse fraco resultado da versão 4x2 se deve também ao fato de que a maior parte dos consumidores desses carros procuram um veículo para uso 100% na cidade e que seus principais diferenciais, tão bem citados pelos colegas, acabam não sendo levados em conta na hora da compra, pois essas pessoas não pretendem utilizar o carro em condições mais severas de uso. Fora isso, os lideres de vendas nesse segmento (Tucson numa faixa de preço mais baixa e CRV 4x2 numa faixa um pouco mais alta) já provaram que para esse tipo de uso são bastante confiáveis.
4) Para finalizar, acho que a versão 4x2 deveria vir com motor e cambio mais econômicos, ter mais publicidade ou quem sabe até incluir a opção de mais 2 pequenos bancos numa terceira fileira. O fato é que suas vendas são muito baixas e, como o GV é o principal produto da Suzuki no Brasil, o sucesso da versão 4x2 é fundamental para consolidar a marca no Brasil.
Na mesma linha de raciocínio, e sem querer polemizar, também acho interessante explicar melhor os comentários que fiz sobre a Tucson. Assim como vocês, não acho que ela seja um carro superior ao Vitara 4x2.
Mas como usuário dela há quase 4 anos fico à vontade para fazer essa comparação com o GV, considerando apenas o custo-benefício para uso 100% urbano que foi o que motivou essa discussão:
Nossa Tucson tem mais de 4 anos e nunca deu um único problema. Pode ser que com o passar do tempo a diferença de qualidade da construção apareça mais. Mas como não pretendo ficar com o carro por mais de 5 anos e não pretendo submetê-la a condições de uso mais severas, acho que ela cumpre com louvor suas funções.
Sua suspensão mais “simples”, com rodas 16”, atende muito bem esse tipo de uso. Acho inclusive que é mais confortável (o Vitara pula mais), pois seus pneus tem perfil mais alto e a suspensão é menos rígida. Contudo Perde na dirigibilidade e tem um defeito no seu design que é muito chato: as laterais do capô são um pouco altas prejudicando um pouco a visibilidade do motorista.
O espaço interno do carro realmente não é tão diferente. Mas pra quem coloca crianças pequenas no assento traseiro e usa o bagageiro com muita frequência, as pequenas diferenças entre os dois carros acabam sendo um importante diferencial.
Acho que suspensão mais confiável e mais robusta, tração traseira e subchassi são mais importantes para quem usa o carro em condições mais estremas (estradas de chão, uso intenso do carro ou pé mais pesado mesmo), o que não é o caso ou não é a prioridade da maioria das pessoas que compram a Tucson para usar nas grandes cidades.
Ou seja, não acho a Tucson melhor que o GV 4x2, mas quanto o assunto é custo-benefício para uso urbano, acho que todas essas questões são levadas em consideração pelos consumidores e que elas têm grande peso na hora da compra. Lembrando ainda que existe uma boa diferença de valor entre a Tucson e o GV 4x2 e que, além disso, ainda tem garantia de 5 anos.
Falei demais né... Mas prometo que vou mudar de assunto.
Abs a todos...