Postado originalmente por
Luiz Castilho
Pessoal
Ontem descobri uma coifa de homocinética traseira estourada. Levei o carro a uma oficina aqui perto de casa para levantá-lo e foi constatado que havia também um retentor do diferencial traseiro vazando óleo.
Levei à concessionária Millenium aqui na Barra da Tijuca, já com fotos dos problemas. As peças não são cobertas pela garantia (está no livro de garantia - não há o que reclamar, vale o escrito) e foram pedidas. A coifa tem em estoque aqui no Brasil. Seis dias para chegar e 400 e tantos reais! :evil: O retentor tem que vir do Japão. Trinta dias e 50 reais. Bem, o fato é que, valores à parte, fui muito bem atendido lá, aliás como sempre. Me mostraram no livreto onde consta claramente que coifas e retentores não estão cobertos pela garantia. Subiram meu carro para verificar o nível do óleo do diferencial e ver se haveria problema eu rodar esse tempo com o carro. O mecênico constatou que o vazamento é mínimo. Completou o óleo e disse que não haveria problema em rodar até a peça chegar.
Conversei com dois mecânicos na oficina. Um deles o Ronald, é navegador de rally há muitos anos e me perguntou se eu havia feito algum offroad recente, passando dentro de algum rio. Respondi que sim. Fui há umas duas semanas para a Bocaina onde rodei bastante e atravessei alguns riachos. Do alto de sua experiência de vários anos em mecânica e em rallys ele me disse que 100% de certeza que era isso que havia causado o problema no retentor do diferencial. Recomendou que para atravessar um rio, se possível, faça sempre uma parada para esfriar um pouco o carro e o óleo dentro dos diferenciais. Como tudo está muito quente, o choque térmico provoca uma ruptura do retentor. Problema bastante comum segundo ele. Problemas em retentores de diferenciais estão sempre associados a isso. É batata!
Fica a dica para os amigos e o registro do bom atendimento na Millenium. A gente reclama quando tem que reclamar mas quando tem que elogiar também é justo que o faça.
Abs