Lucas,se entrar muita água pelo escape, pode também causar calço hidráulico! Tem gente que acha que só pode acontecer isso se a água entrar pelo sistema de admissão (entrada de ar do filtro), mas não é só por aí que pode entrar! Se entrou na água profunda e o motor morreu, é melhor tampar o escape p/evitar que entre água por ele.O prejuízo do calço hidráulico é sempre pesado: bielas tortas,bloco trincado,etc,etc,etc...em se tratando de suzuki, haja bolso!
Eh por que eu tava pensando um pouco e como que a agua vai ser puxada pra dentro do motor ? pq as valvulas vao estar fechada no momento que o pistao vai ta descendo e impede que a agua entre, e outra coisa, eh o volume muito pequeno que o pistao tem em relação ao escapamento..
Se morrer dentro da agua provavelmente voce vai tirar ele da agua com outro veiculo certo.
Ai quando sair da agua o escape mais baixo deve permitir que toda ou quase toda a agua saia por gravidade mesmo.
Engano seu achar que as valvulas de escape estão fechadas quando o pistão desce, pode muito bem estarem abertas no inicio da descida do pistão e dependendo do motor, muito mais.
Lucas, cada pistão tem seu tempo.... enquanto um tá indo o outro tá voltando.... as válvulas estão sempre abertas.... Não desligue o motor dentro da água se for muito fundo. Se morrer por causa da água, retire as velas, dê na partida até sair toda a água do pistão e depois volte a tentar.... não dê partida caso o carro tenha morrido direto.
blz!! que eu tinha imaginado que as valvulas fecham de acordo com o andamento do pistao, do comando de valvula .. ai eu imaginei que quando o pistao acabou de expulsar a fumaça( fase de escape) a valvula de escape fecharia e impediria da agua entrar por ali!!!
Isso, vc tá certo, só que tem outros 3 (no caso de 4cil.) que estão em tempos diferentes. Com certeza terá um fazendo exatamente o que esse pistão que vc falou fez antes do fechamento da válvula.
FOi so essa duvida mesmo.. que certa vez meu carro estacondo dentro da agua, ai com tava muito longe da entrada do filtro(nao tenho snorkel) e nao vi problemas em ligar.. ai um amigo disse que entrava pelo escape .. ai pra evitar problema retiramos o carro e inclinamos, como o Wallace falou.. ai deu certo..