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Hybrid View

  • #1

    Direção Do Jimny - vibração.




    Ola pessoal, acabei de adiquirir um jimny 2001, o carro é exelente, porem estou com um problema que esta me deixando preucupado, sempre quando passo por um buraco a cerca de uns 80 a 100 km meu volante começa com uma trepidação enorme, chegando ao ponto de eu ter que para o veiculo por causa da trepidação... Isso é normal nesse carro? Ja olhei todas as buchas, fiz alinhamento e nada, me disseram que pode ser pelo fato que ele nao tem amortecedor na direção. Alguem pode me ajudar?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de TMorais
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    Verifique o rolamento do munhao das rodas dianteiras.
    4X4 Brasil

  • #3
    bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?

  • #4
    Usuário Avatar de TMorais
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    Citação Postado originalmente por VICTORP Ver Post
    bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?
    Já. E foi o seguinte: Estava andando a 70km/h em linha reta e de repente a direção começou a vibrar forte e girar para um lado e outro. Levei no meca e foi constatado folga no rolamento do munhao dianteiro lado do carona. (Rolamentos dos munhões: iguais aos do samurai; (ref. 6202) R$65,00).

    O meca tem que levantar o carro e verificar, balançando o pneu na vertical, se há folga. (Se houver a troca do rolamento verifique o retentor da roda se está ok.) Verifique também folga nas buchas da barra estabilizadora dianteira. Pelo ano do carro vale a pena checar e trocar.

    Não lembro se o jimny tem ponteira.. verifique se tem folga tambem.

    Outra coisa importante: Procure um mecanico que conheça de Suzuki e de preferencia que tenha trabalhado com Samurai e Jimny. (faça um teste: pergunte se ele sabe onde fica localizado a abertura da tampa do motor. )

    Vamos ver se Fabil dá algumas dicas.
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  • #5
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Comigo aconteceu o mesmo, mandei inspecionar tudo e nada foi encontrado de anormal, pois o carro na época estava com 18.000km rodados. Após conversa com o antigo dono o mesmo me informou que isto passou a acontecer após a troca das rodas originais de ferro por outras de liga leve.

    Assim sendo adaptei um amortecedor de direção super potente que eu tinha comprado para um Samurai que eu fazia trilhas, depois de instalado nunca mais deu o tal "chimi" na direção, andei por mais uns 5.000km e nada de "chimi".

    Um abraço,
    FIDELIS
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  • #6
    Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?

  • #7
    Usuário Avatar de leodinossauro
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    Vitor, amortecedor de direção é gambiarra neste seu caso. Óbvio que tem sua utilidade, mas evitar shimmy com isso não é legal. Aliás, o shimmy é caracterizado em direção vibrando com o carro andando em linha reta em terreno plano e uniforme. Quanto aos buracos, a tremedeira ocorre durante os buracos ou continua vários segundo após já em terreno regular ?

    Se for durante os buracos, é normal sentir ela "pular" devido a folga original de fábrica de +- 3 cm ( pode olhar no manual de serviço, está lá ). Nas direções mecânicas essa folga é regulável, diminuindo a sensação de "pula pula" da direção, mas deixando-a mais dura.

    Fica tranquilo que shimmy não é um privilégio seu. A maioria dos Jimny e vários Samucas helicoidais sofre com isso. Cada um resolve de uma maneira.

    1)Verifique se as buchas estão todas ok ( as da barra estabilizadora costumam folgar com o tempo )

    2)Tem que medir a força que os rolamentos de munhão estão aplicando. Isso só mecânico de jeep ou experiente em Suzuki sabe fazer. São em conta, conforme o TMorais disse.

    3)Faça um balanceamento NO LOCAL nas rodas dianteiras.

    Esses 3 itens costumam resolver a maioria dos problemas de shimmy por aí.

    Abraço

  • #8
    Usuário Avatar de FIDELIS
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    Citação Postado originalmente por VICTORP Ver Post
    Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?

    O amortecedor que instalei foi o "Heckethorn" modelo "Rough Country" (comprei na "CALIBRE 4x4 em São Paulo"), lhe afirmo que foi o que deu certo, antes mandei inspecionar e não foi achado nada de anormal no carro, foi feito balanceamento no local, ou seja com o pneu no carro.

    Não foi gambiarra, foi um arranjo técnico que deu certo, hoje o carro não está mais comigo, o atual proprietário instalou pneus BF AT 215x75x15 e não dá "chimi", o mesmo já rodou outros 5.000km e nada de "chimi".
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

  • #9
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    Aproveitando que o colega reabriu o tópico, gostaria de saber como é feita essa adaptação de um amortecedor de direção no Jimny. É algo complicado ou nem tanto? Vale a pena realizar essa adaptação?

    Quando testei o Jimny o único aspecto que não me agradou no carro foi a direção dura que, acho, numa viagem longa deve cansar bastante o motorista. Essa adaptação de um amortecedor atenuaria isso?

  • #10
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    Problema Jimny 2018

    Bom dia... Acabei de comprar um Jimny 2018 com 57mil km e todas as revisões feitas na concessionária. Mas ele está apresentando aquele problema crônico já relatado aqui sobre a direção que vibra bastante quando a velocidade está próxima dos 70km/h... Tem até um recall para os modelos de 2014... Alguém já constatou esse problema nos 2018??? Conseguiram resolver?

  • #11
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    Meu é 18 tbm e a css instalou umas arruelas nos munhoes dianteiros em garantia, melhorou mas se o balanceamento não estiver 101% vai vibrar, todo rodizio q faço é um saco acertar essa vibração. Outro ponto, a centralização das rodas não é feita pelo cubo e sim pelos parafusos de roda, assim tem que apertados devagar e com carinho p deixar tudo milimetricamente centralizado. Abracos

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