x
Convex Datacenter
Página 1 de 19 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 223
  • #1
    Usuário Avatar de fauzer
    Entrada
    09/11/2009
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    Smile Tração 4x4 Grand Vitara não aciona




    Pessoal, gostaria de agradecer a oportunidade de manifestar um problema que meu Grand Vitara manual está tendo, espero que apareçam algumas respostas para ajudar a solucionar o meu problema e de outros membros que passarem por situação semelhante.

    Estive andando na areia com em 4x4 L, entre 3.000 a 4.000 rotações, em baixa velocidade, 35km/h aproximadamente, parei o carro, depois mudei para 4x2 para entrar no calçamento e em seguida parei novamente para acionar a reduzida de novo para subir até a praia por um morro pequeno. Acontece que quando liguei pela segunda vez, não tracionou as 4 rodas.

    A embreagem está normal, o câmbio e a tração não fazem nenhum barulho, apenas não traciona.

    Fica a dúvida, nesses casos em que a tração deixa de funcionar, o que poderá ter dado problema? Queria saber quais peças podem dar problema quando a tração não aciona? O indicador da tração no painel naturalmente não acende mais também.

    Obrigado, espero as respostas dos amigos colaboradores.
    4X4 Brasil

  • #2

    tipo d tração

    Qual o tipo de engate da tração da sua GV? se for a vácuo pode ser apenas uma mangueira cortada...tem a válvula selenóide também...se for ela, prepara o bolso...a da tracker do meu pai tá com problema e já foi encomenda por algo em torno de mil latinhas...

    valeu e boa sorte
    SUZUKI GRAN VITARA 2010

  • #3
    Usuário Avatar de fauzer
    Entrada
    09/11/2009
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Não sei exatamente qual o tipo de engate da tração do meu GV nos termos técnicos, se a vácuo ou válvula selenóide. Mas é um Grand Vitara 98/99, motor 2.0, 4 portas. Se esses dados ajudar ...
    Valeu João.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    47
    Posts
    428
    Agradecimentos: 0
    Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro

    1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.

    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.

    4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.

    5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.

    6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.

    Segue algumas fotos da flange que fiz.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -03102009-001-.jpg   -03102009-003-.jpg   -03102009.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Uma coisa Nagata...
    Qnd eu estava no meu GV... a 4x4 nao funcionava... E sabia que o sistema é a vacuo.... E tinha um fio que era metal com a borracha... E tinha soltado.... Era só encaixar e ligou na hora a 4x4!
    Onde fica esse fio? Na parte dianteira... Que fica no meio do carro... Sabe onde a diferencial dianteiro...... Pouco abaixo.... Um fio fino... é ali que tinha soltado!!!!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #6
    Usuário Avatar de fauzer
    Entrada
    09/11/2009
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nagata Ver Post
    2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..[...]se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?

    3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.
    Não foi encontrado nenhum furo na mangueira, os terminais estãos todos conectados, foi checado tb.
    O compressor está funcionando, permanece vibrando quando aciona a tração. Não sei se está mandando ar suficiente pra ativar a 4x4. Existe essa possibilidade?
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de fauzer
    Entrada
    09/11/2009
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Ae pessoal, o meu caso parece que vai ser solucionado com a manutenção do compressor, pois o problema está nele mesmo. O mecânico testou assoprando as mangueiras, e a tração dianteira voltou a funcionar.

    Obrigado pelas respostas, grande abraço a todos!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    47
    Posts
    428
    Agradecimentos: 0
    Que bom Fauzer, quem sabe uma boa limpeza não resolva, mas cuidado que pode lhe deixar na mão, por isso parti p/ este sistema que fiz, é totalmente confiável, só fico sem tração se a roda livre for pro saco ou quebrar C&P, se quebrar roda livre é o de menos pois o flange das pontas de eixo guardo dentro do carro caso precise.

  • #9
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Deve tar entupido ali..... Sorte!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #10
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    E ai Fauzer,

    Ja resolveu o problema ? Pode dizer o que era e como foi resolvido...

    Abs.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #11
    Usuário Avatar de fauzer
    Entrada
    09/11/2009
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Em razão das respostas de valia dos amigos colaboradores, é com enorme satisfação que digitarei a solução desse caso que deixou meu carro por 3 semanas sem a utilização da função 4x4.

    Como afirmei acima, o problema estava no acionador da tração, na parte da bolsa/membrana, pois estava rasgada. O motor dessa peça estava bom.

    Tentei resolver o problema indo em três oficinas que me foram indicadas, mas não encontrei a mesma peça usada que estivesse funcionando para substituir apenas a parte que continha a bolsa que era responsável para bombear o ar para as mangueiras do sistema da tração. Todas as peças usadas que encontrei nesses locais também estavam com a membrana deteriorada, logo, parece que não é possível trocar a membrana porque é descartável, se abrir o local onde está a membrana, se quebrará.

    Não encontrei a peça para pronta entrega aqui em Fortaleza/CE, e nem precipitei em comprar uma nova a distância, pois o preço varia entre 600,00 a 1.200,00 reais. Então comprei uma similar, fisicamente igual, da Mitsubishi L200 Triton, tendo que fazer apenas uma adaptação da tomada do novo acionador.

    Vantagens: foi BEM mais barato que o preço da peça original e fácil de achar.
    Desvantagens: nenhuma, só queria saber disso antes, uheuheuhea.
    Espero ter ajudado quem tiver passando por esse problema que passei.
    Saudações.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fauzer Ver Post
    Em razão das respostas de valia dos amigos colaboradores, é com enorme satisfação que digitarei a solução desse caso que deixou meu carro por 3 semanas sem a utilização da função 4x4.

    Como afirmei acima, o problema estava no acionador da tração, na parte da bolsa/membrana, pois estava rasgada. O motor dessa peça estava bom.

    Tentei resolver o problema indo em três oficinas que me foram indicadas, mas não encontrei a mesma peça usada que estivesse funcionando para substituir apenas a parte que continha a bolsa que era responsável para bombear o ar para as mangueiras do sistema da tração. Todas as peças usadas que encontrei nesses locais também estavam com a membrana deteriorada, logo, parece que não é possível trocar a membrana porque é descartável, se abrir o local onde está a membrana, se quebrará.

    Não encontrei a peça para pronta entrega aqui em Fortaleza/CE, e nem precipitei em comprar uma nova a distância, pois o preço varia entre 600,00 a 1.200,00 reais. Então comprei uma similar, fisicamente igual, da Mitsubishi L200 Triton, tendo que fazer apenas uma adaptação da tomada do novo acionador.

    Vantagens: foi BEM mais barato que o preço da peça original e fácil de achar.
    Desvantagens: nenhuma, só queria saber disso antes, uheuheuhea.
    Espero ter ajudado quem tiver passando por esse problema que passei.
    Saudações.
    Fauzer,

    Ainda bem que conseguiu resolver, quanto pagou por essa da L200 triton?

    Por acaso vc fez fotos da instalação?

    Abs.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade